Nos colégios em que trabalho, tanto no primeiro ano do Ensino Médio qaunto no segundo ano, trabalho com vozes verbais. No primeiro ano uso quando falamos sobre verbos e vozes verbais. Já no segundo eu falo sobre isso quando estudamos, em análise sintática, o agente da passiva. Costumo projetar na lousa estes exercícios e fazer junto com os alunos ou até mesmo pedir que venham à lousa para resolvê-los. Esta lista de exercícios não vem com gabarito, mas é muito simples de resolver. Caso queira, responda nos comentários.
Vozes verbais – atividades práticas
1 - Em que voz estão os verbos nas frases a seguir:
a- No Natal, as crianças invadem as lojas dos shoppings.
b- A pequena praça era enfeitada por luzes coloridas.
c- Diariamente chegava à cidade o velho trem de carga.
d- Eu me machuquei com um martelo.
e- São divulgados , através da TV , os resultados da loteria.
f- As lagartas destruíram o pomar.
g- A praia era iluminada por um lindo sol de setembro.
h- O ser humano criou muitos rituais religiosos.
i- Os alunos se abraçaram.
j- O lobo machucou a ovelha.
k- O juiz foi vaiado pela torcida.
l- As ruas foram lavadas pela chuva.
m- Os exercícios foram feitos por Carlos.
n- Muitos animais foram domesticados pelo homem.
o- Muitos animais fogem do contato com o homem.
p- A jovem se penteava diante do espelho.
r- A cidade foi cercada pelo exército.
s- O goleiro desviou a bola.
2-Passe as orações do exercício anterior da voz ativa para a voz passiva analítica e identifique o agente da passiva:
3- Passe as orações do exercício 1 da voz passiva para a voz ativa e identifique o objeto direto.
4-Transforme as orações em voz passiva sintética. Atenção à concordância.
a) Babás são contratadas.
b) Casa é alugada em condomínio.
c) A festa foi comemorada.
d) Propostas foram estudadas.
e) Bicicletas são anunciadas a preços baixos.
5. Transforma as orações abaixo em voz passiva analítica.
a) Nintendo lidera guerra dos games.
b) Cuba prepara reaparição de Fidel Castro.
c) Empresas adotam a prática da ginástica Laboral.
d) Certidão digital reduziu a papelada.
e) O comitê estabeleceu a premiação.
6. Assinale SI para sujeito indeterminado VR para voz reflexiva ou PS para voz passiva sintética:
a) ( )Precisa-se de empregada.
b) ( ) Vive-se bem.
c) ( ) Você se surpreendeu!
d) ( )O furacão se movia rapidamente.
e) ( ) Aluga-se consultório.
f) ( ) Eu me dividi.
g) ( ) Você não precisa se descabelar.
7- Na oração: “Diz-se que o mundo vai acabar em chamas.”
a- o “se” é partícula apassivadora ?
b- o “se” é sinal de sujeito indeterminado ?
Justifique sua resposta
8- Leia as orações:
- Os professores reavaliaram sua decisão.
- Um novo horário foi proposto pelos professores.
a) Identifique o sujeito das orações.
b) Que elemento pratica a ação expressa pelo verbo em cada uma das orações?
c) Transcreva o termo que recebe a ação expressa pelo verbo em cada uma das orações.
d) Em que voz estão essas orações? Justifique.
Após analisarem cada caso, os alunos certamente dominarão o assunto. Exercício bastante abrangente.
ResponderExcluirOnde estão as respostas?
ResponderExcluir