Exercícios práticos de orações adjetivas


Esta é uma lista de exercícios sobre oração subordinada adjetiva. Este é um conteúdo que tenho trabalhado com minhas turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Com eles, falei sobre o valor e uso que as orações adjetivas têm no dia  dia.

Atividades sobre orações subordinadas adjetivas

1. Permute a oração subordinada adjetiva em destaque por um adjetivo de sentido equivalente.

Modelo: Ouvia-se ao fundo uma música que se mantinha sempre no mesmo tom.
- música monótona

a)   Era um presidente que falava vários idiomas.
- presidente

b)  Topamos com uma ponte que não se podia transpor.
- ponte

c)   Lemos um texto que ninguém conseguia entender.
- texto

2. Faça agora o contrário do que foi proposto no exercício 1. Transforme o adjetivo destacado numa oração subordinada adjetiva.

Modelo: Considerava-se um profissional infalível.
- profissional que não falhava (não errava) nunca.

a)  São infecções que atingem também as regiões subcutâneas.
- regiões

b)  Na opinião dos infectologistas tratava-se de uma infecção gerada por fatores endógenos.
- fatores

c)  A receita solicitava o consumo do remédio em doses pediátricas.
- doses

banner-informacoes-enem

3. Assinale a alternativa em que a partícula que está funcionando como conjunção integrante.
a)  No país praticamente não existe região em que neva.
b)  São muitas as árvores que perdem as folhas no inverno.
c)  Todos sabem que cobra é bicho perigoso.
d)  Há pássaros que só enxergam bem à noite.
e)  O ouro é um metal que não oxida.

4. Substitua o termo destacado por um pronome relativo e transforme a segunda oração numa subordinada adjetiva.

Modelo: Chegou a notícia. Todos esperavam esta notícia.
- Chegou a notícia que todos esperavam.

a)  Os escravos executavam trabalhos. Esses trabalhos não lhes rendiam nenhum lucro.
b)  Não podemos ler com prazer livros. Não confiamos neles.
c)   Muitas pessoas são atacadas por animais. Elas próprias criam esses animais.

5. Reescreva as frases a seguir substituindo as expressões grifadas por um adjetivo, conforme o modelo.

Modelo: Formavam-se gotículas que quase não se podiam perceber.
- Formavam-se gotículas quase imperceptíveis.

a)  O saber é um bem que não se pode destruir.
b)  A caneta larga tinta que não se pode apagar.
c)   Ele tem uma letra impossível de ler.
d)  Foi uma cena que não se podia imaginar.

6. Assinale a alternativa em que ocorre oração subordinada adjetiva.
a)  Os jornais informaram que o tempo estava nublado.
b)  Os ecologistas temem que se perca o controle sobre o ambiente.
c)   É unânime o desejo de que despoluam os nossos rios
d)  Acaba de pousar neste aeroporto o avião em que viajavam os jogadores da seleção.
e)  Não convém que as prisões se localizem nos grande centros urbanos.

7. Observe o trecho que segue:

Não é nada razoável que uma cidade seja beneficiada por medidas que são evidentemente prejudiciais para outras

A propósito dos dois que são encontrados nesse trecho correto dizer que:

a)  ambos se classificam como conjunção integrante;
b)  ambos são pronomes relativos;
c)  o primeiro é conjunção integrante; o segundo, pronome relativo;
d)  o primeiro é pronome relativo; o segundo, conjunção integrante;
e)  nenhum dos dois é conjunção integrante.

Nenhum comentário :

Postar um comentário