Gregório de Matos e Bocage – Exercício com gabarito


Nas questões abaixo vamos trabalhar com dois autores muito importantes para a Literatura Brasileira. Através deles vamos estudar as características do período e também conhecer alguns dos textos mais importantes dos períodos citados. É muito importante abordar a Literatura no Enem porque as questões de interpretação bem como as questões de gramática podem fazer uso desse tipo de texto para abordar os conteúdos presentes no edital. Ao final, confira o gabarito.

Exercícios de Literatura com Bocage e Gregório de Matos

QUESTÃO 1 (Descritor: Interpretar os fragmentos e relacioná-los com os temas propostos.)

Nível de dificuldade: fácil.

Assunto: Temas na poética de Gregório de Matos.

Gregório de Matos Guerra (1636-1695) foi o maior expoente poético do Barroco brasileiro. Seus poemas foram intensos em todas as vertentes temáticas com as quais trabalhou. Esses temas estão destacados na coluna II. A coluna I, por sua vez, traz fragmentos de sonetos do autor.

Faça a correspondência entre estrofe e tema, e assinale a alternativa cuja sequência está CORRETA.

COLUNA I

I. “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido,
Porque quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.”

II. “Senhor Antão de Sousa de Menezes,
Quem sobe ao alto lugar, que não merece,
Homem sobe, asno vai, burro parece,
Que o subir é desgraça muitas vezes.”

III. “Discreta e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo a qualquer hora,
Em tuas faces a rosada Aurora,
Em teus olhos e boca, o Sol e o dia:”

IV. “Ardor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:”

V. “Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.”

COLUNA II

1. Poesia satírica

2. Poesia religiosa

3. Poesia lírico-amorosa

4. Poesia filosófica

a) I – 2; II – 4; III – 3; IV – 1; V – 4.

b) I – 4; II – 2; III – 3; IV – 3; V – 1.

c) I – 2; II – 1; III – 2; IV – 3; V – 4.

d) I – 1; II – 3; III – 4; IV – 1; V – 2.

e) I – 2; II – 1; III – 3; IV – 3; V – 4.

QUESTÃO 2 (Descritor: Interpretar o poema e analisar as alternativas.)

Nível de dificuldade: fácil.

Assunto: Gregório de Matos – poesia religiosa.

A poesia sacra de Gregório de Matos (1636-1690) é transbordante de fé. Leia-a.

BUSCANDO A CRISTO

A vós correndo vou, braços sagrados,
Nessa cruz sacrossanta descobertos,
Que, para receber-me, estais abertos,
E, por não castigar-me, estais cravados.
A vós, divinos olhos, eclipsados
De tanto sangue e lágrimas abertos,
Pois, para perdoar-me, estais despertos,
E, por não condenar-me, estais fechados,
A vós, pregados pés, por não deixar-me,
A vós, sangue vertido, para ungir-me,
A vós, cabeça baixa, p'ra chamar-me.
A vós, lado patente, quero unir-me,
A vós, cravos preciosos, quero atar-me,
Para ficar unido, atado e firme.

http://www2.ufba.br/~gmg/buscand.html (Acesso em 19 de maio de 2010.)

Analise o poema e assinale a alternativa CORRETA.

a) Os olhos eclipsados de Cristo apresentam um olhar para o Sol e a Lua, concomitantemente.

b) O poema apresenta rica linguagem figurada, especialmente com antíteses e paradoxos.

c) É incoerente os braços de Cristo estarem abertos e cravados ao mesmo tempo.

d) A figura descrita está adormecida: cabeça baixa, divinos olhos, olhos fechados.

e) O poema enfatiza apenas braços, olhos e pés da figura humana descrita.

atividades de literatura para enem

QUESTÃO 3 (Descritor: Interpretar o texto e reconhecer as vertentes temáticas do autor.

Nível de dificuldade: fácil.

Assunto: Bocage – três vertentes temáticas.

Manuel Maria Barbosa Du BOCAGE é o mais expressivo escritor árcade português. Sua obra versa por três temáticas. Inicialmente, conheça um pouco de seus textos.

COLUNA I

I. “Deus, ó Deus!... Quando à morte a luz me roube
ganhe um momento o que perderam anos
saiba morrer o que viver não soube.”

II. “Olha, Marília, as flautas dos pastores
Que bem que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre flores?”

III. "Aqui dorme Bocage, o putanheiro;
Passou vida folgada e milagrosa:
Comeu, bebeu, fodeu sem ter dinheiro."

IV. «Outro Aretino fui… A santidade
manchei…Oh!, se me creste, gente ímpia,
rasga meus versos, crê na Eternidade!»

V. “Teus cabelos sutis e luminosos

Mil vistas cegam, mil vontades prendem;

E em arte aos de Minerva se não rendem

Teus alvos, curtos dedos melindrosos.”

COLUNA II

Temáticas abordadas pelo autor:

1.) árcade propriamente dita;

2.) satírica;

3.) pré-romântica.

Interprete a estrofe lida e estabeleça a relação entre estrofe e texto. A seguir, assinale a alternativa cuja sequência está ADEQUADA.

a) I – 2; II – 3; III – 2; IV – 3; V – 1.

b) I – 1; II – 1; III – 3; IV – 2; V – 3.

c) I – 2; II – 1; III – 2; IV – 3; V – 1.

d) I – 3; II – 1; III – 2; IV – 3; V – 1.

e) I – 3; II – 2; III – 3; IV – 1; V – 2.


QUESTÃO 4 (Descritor: Interpretar o texto e classificar os lemas árcades que nele estão presentes.)

Nível de dificuldade: fácil.

Assunto: Lemas árcades.

Os poetas árcades construíam, em seu mundo literário, uma temática que fugia ao mundo real. Enquanto a realidade histórica expressava agitação, a literária demonstrava paz e tranquilidade. Leia a estrofe abaixo, do poema Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga.

“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,

Que viva de guardar alheio gado;

De tosco trato, d’expressões grosseiro,

Dos frios gelos, e dos sóis queimado.

Tenho próprio casal, e nele assisto;

Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;

Das brancas ovelhinhas tiro o leite,

E mais as finas lãs, de que me visto.

Graças, Marília bela,

Graças à minha Estrela!”

http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/marilia.html#I-I (21/05/2010)

Dos lemas árcades estudados por você, apenas NÃO se encaixa no poema

a) carpe diem

b) inutilia truncat

c) fugere urbem

d) locus amoenus

e) áurea mediocritas

Saiba mais sobre o que estes assuntos

→ Dificuldade para estudar sozinho? Existem várias opções boas e baratas para estudar em casa. A melhor delas é o Descomplica. São milhares de aulas abordando TODOS os assuntos cobrados no Enem e vestibulares. Veja a análise na qual respondo se O Descomplica é bom para o Enem.

→ Saiba tudo que é necessário para fazer uma redação nota 1000 no Enem. Aprenda como montar uma redação dissertativa, como fazer uma introdução matadora e até mesmo um tutorial completo para redação em concurso público.

→ Dúvidas sobre Gramática? Resolva estes exercícios e confira o gabarito depois. Veja exercícios de coesão textual, exercícios sobre formação de palavras, exercícios de concordância e também atividades com gabarito sobre adjetivo.

Gabarito dos exercícios

QUESTÃO 1

E

QUESTÃO 2

B

QUESTÃO 3

D

QUESTÃO 4

A

Nenhum comentário :

Postar um comentário