51 exercícios sobre Romantismo com gabarito


assinar descomplica-enem-redação-nota-1000Esta é uma lista de exercícios de Romantismo para os alunos que estão revisando este período literário que, junto com o Modernismo, está bastante presente nas provas do Enem. É importante dizer que o Romantismo trouxe importantes contribuições literárias que mudaram os rumos da Literatura no Brasil. Coloquei o gabarito nos exercícios e isso pode ser uma dificuldade para alguns, mas creio que , quem deseja dá um jeito. Basta para isso, lembrar que a Literatura no Enem é uma parte muito importante até nas questões de interpretação de texto. Espero que seja bastante útil.

Lista de exercícios de revisão sobre Romantismo

1. Identifique a afirmação correta sobre José de Alencar. Resposta a

a) Seus três romances indianistas fazem parte do projeto maior: retratar aspectos típicos da realidade e dos mitos nacionais.

b) Com Memórias de um sargento de milícias, deu-nos um colorido painel da sociedade carioca ao tempo de D. João VI.

c) Embora tenha escrito belos poemas líricos, foi pela poesia abolicionista que se notabilizou como escritor.

d) Deve ser considerado o pioneiro do Naturalismo no Brasil, com obras-primas no conto, no romance e na novela.

e) Seus romances têm a marca inconfundível da prosa intimista, em que tudo se resume às memórias e pensamentos subjetivos.

2. O romance é um gênero literário que veio a se desenvolver no século (........) retratando sobretudo (.......); era muito comum publicar-se em partes, nos jornais, na forma de (.......).Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, pela ordem: Resposta d

a) XVII - a alta aristocracia – conto b) XVIII - o mundo burguês - folhetim

c) XVIII - o mundo burguês – crônica d) XIX - o mundo burguês – folhetim e) XIX - a alta aristocracia crônica

3. Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida - MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS - pode-se afirmar que: Resposta e

a) é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.

b) é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.

c) é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.

d) é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.

e) é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.

4. No trecho, "Se Leonardo se afligira do modo que acabamos de ver pelo contratempo que lhe sobreviera com o aparecimento e com as disposições de José Manuel, o padrinho não se incomodava menos com isso..." a última oração funciona como um argumento em relação à primeira. Esse argumento indica: Resposta e

a) causa em relação à primeira oração, apresentando uma hipótese diante da idéia proposta.

b) condição em relação à primeira oração, apresentando uma hipótese diante da idéia proposta.

c) fim em relação à primeira oração, mostrando a finalidade da idéia proposta.

d) oposição em relação à primeira oração, invertendo a idéia proposta.

e) acréscimo em relação à primeira oração, reforçando a idéia proposta.

5. Indique a alternativa que se refere corretamente ao protagonista de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

a) Ele é uma espécie de barro vital, ainda amorfo, a que o prazer e o medo vão mostrando os caminhos a seguir, até sua transformação final em símbolo sublimado. Resposta e

b) Enquanto cínico, calcula friamente o carreirismo matrimonial; mas o sujeito moral sempre emerge, condenando o próprio cinismo ao inferno da culpa, do remorso e da expiação.

c) A personalidade assumida de sátiro é a máscara de seu fundo lírico, genuinamente puro, a ilustrar a tese da "bondade natural", adotada pelo autor.

d) Este herói de folhetim se dá a conhecer, sobretudo nos diálogos, nos quais revela ao mesmo tempo a malícia aprendida nas ruas e o idealismo romântico que busca ocultar.

e) Nele, como também em personagens menores, há o contínuo e divertido esforço de driblar o acaso das condições adversas e a avidez de gozar os intervalos da boa sorte.

Texto para as questões 06 e 07

"A língua é a nacionalidade do pensamento como a pátria é a nacionalidade do povo. Da mesma forma que instituições justas e racionais revelam um povo grande e livre, uma língua pura, nobre e rica, anuncia a raça inteligente e ilustrada. Não é obrigando-a a estacionar que hão de manter e polir as qualidades que porventura ornem uma língua qualquer; mas sim fazendo que acompanhe o progresso das idéias e se molde às novas tendências do espírito, sem contudo perverter a sua índole a abastardar-se." (José de Alencar)

06. Sobre o texto anterior, trecho de abertura de um romance de José de Alencar, são feitas as afirmativas seguintes.

I - O autor usa de um artifício para disfarçar o caráter ficcional da narrativa e, ao mesmo tempo, estreitar os laços da interlocução com o leitor: cria um personagem-narrador e uma personagem-leitora, esta com a função de propiciar ao narrador a oportunidade de contar a sua história.

lI - Pela referência a criaturas infelizes que escandalizam a sociedade, à profanação da atmosfera em que está envolta a neta da personagem à qual se dirige o narrador, bem como pela cautela do narrador em abordar assunto que causa melindres, pode-se inferir que se trata da abertura do romance "Lucíola". Resposta e

III - De acordo com o terceiro parágrafo, a personagem-leitora não se deve preocupar caso leia algo que ofenda seu pudor, pois diante do texto escrito não são vexatórias, para a mulher, atitudes que seriam motivo de vergonha na presença de um homem.

Quais são corretas?

a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas I e III d) Apenas lI e III e) I, II e III

07. Além do romance de que foi retirado o texto, José de Alencar escreveu: Resposta d

a) "Inocência", cuja ação se passa no sertão, onde mora Pereira, que divide as mulheres entre prostitutas e "famílias", estas as filhas e esposas mantidas isoladas em casa, pois, se vissem homem que não o pai ou marido, fatalmente se igualariam às prostitutas devido a sua condição de fêmeas, por definição depravadas.

b) "O seminarista", romance passional que discute a instituição do celibato clerical: o Padre Eugênio, retornando à cidade natal, sente reacender-se uma antiga paixão; apesar de tentar resistir, acaba por cair em tentação, e a quebra do voto de castidade o leva à loucura.

c) "A moreninha", narrativa de intriga simples e temática mundana, em que os sentimentos e motivações jamais adquirem profundidades impróprias para a conversação em sociedade na presença de mocinhas e senhoras respeitáveis.

d) "Ubirajara", um de seus romances voltados para a recriação do passado do Brasil, narrando os feitos heróicos de um índio capaz de permanecer impassível enquanto formigas saúvas lhe devoram a mão, numa das provas a que se submete para fazer jus à mão de sua pretendida.

e) "Memórias de um sargento de milícias", que apresenta o quotidiano da "arraia-miúda" do Rio de Janeiro, composta de personagens permanentemente em luta pela satisfação das necessidades humanas mais elementares e sempre ávidos de gozar os momentos de sorte favorável.

08. Considere as seguintes afirmações sobre a obra de José de Alencar. Resposta e

I - Em IRACEMA, narram-se as aventuras e desventuras de Martim Francisco, português, e Iracema, a indígena dos lábios de mel, casal que simboliza a união dos dois povos nas matas brasileiras inexploradas.

II - Em SENHORA, Aurélia herda uma fortuna que a salva da pobreza e lhe permite comprar um marido, Seixas, de quem já fora namorada e com quem manterá um casamento perturbado por conflitos e acusações mútuas.

III - Em O GUARANI, as aventuras de Peri, bravo guerreiro indígena, são norteadas pela necessidade de servir e proteger a jovem virgem loira Ceci, cuja integridade física é ameaçada por malfeitores e indígenas perigosos.

Quais estão corretas?

a) Apenas I b) Apenas III c) Apenas I e II d) Apenas II e III e) I, II e III

09. Assinale a opção correta com relação à obra "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida: Resposta c

a) O livro trata da história de um amor impossível passada no século XIX.

b) A história é contada numa linguagem popular da mesma maneira como foram escritas outras obras da época.

c) O livro trata das peripécias do protagonista, personagem cômico, pobre e sem nobreza de caráter.

d) A história se passa num ambiente rural, tal como a história de O SERTANEJO, de José de Alencar.

e) A história é contada numa linguagem que segue os padrões clássicos da época.

10. Manuel Antônio de Almeida, "Memórias de um sargento de milícias": Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria da hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitota. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era maganão. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes, e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos. Resposta d

( Glossário: algibebe: mascate, vendedor ambulante. saloia: aldeã das imediações de Lisboa. maganão: brincalhão, jovial, divertido.)

Neste excerto, o modo pelo qual é relatado o início do relacionamento entre Leonardo e Maria:

a) manifesta os sentimentos antilusitanos do autor, que enfatiza a grosseria dos portugueses em oposição ao refinamento dos brasileiros.

b) revela os preconceitos sociais do autor, que retrata de maneira cômica as classes populares, mas de maneira respeitosa a aristocracia e o clero.

c) reduz as relações amorosas a seus aspectos sexuais e fisiológicos, conforme os ditames do Naturalismo.

d) opõe-se ao tratamento idealizante e sentimental das relações amorosas, dominante no Romantismo.

e) evidencia a brutalidade das relações inter-raciais, própria do contexto colonial-escravista.

11. Das alternativas abaixo, indique a que CONTRARIA as características mais significativas do romance "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida. Resposta e

a) Romance de costumes que descreve a vida da coletividade urbana do Rio de Janeiro, na época de D. João VI.

b) Narrativa de malandragem, já que Leonardo, personagem principal, encarna o tipo do malandro amoral que vive o presente, sem qualquer preocupação com o futuro.

c) Livro que se liga aos romances de aventura, marcado por intenção crítica contra a hipocrisia, a venalidade, a injustiça e a corrupção social.

d) Obra considerada de transição para um novo estilo de época, ou seja, o Realismo/Naturalismo.

e) Romance histórico que pretende narrar fatos de tonalidade heróica da vida brasileira, como os vividos pelo Major Vidigal, ambientados no tempo do rei.

12. O gênero "romance" surgiu no Brasil durante o Romantismo e moldou-se segundo os gostos e preferências da burguesia em ascensão. Com uma temática diversificada, logo tornou-se o tipo de leitura mais acessível a essa nova classe social. Dentre as afirmativas seguintes, assinale aquela que NÃO corresponde às tendências do "romance romântico": Resposta b

a) As obras românticas conhecidas como romance de "folhetins" caracterizaram-se pelo tom "água-com-açúcar", pela presença de elementos pitorescos e pela superficialidade de seus conflitos.

b) O romance romântico identificado como "histórico" retratou os fatos políticos brasileiros da época, e também as correntes materialistas daquela segunda metade do século XIX.

c) As narrativas ambientadas na cidade foram rotuladas como "romances urbanos", sendo ainda conhecidas como obras de "perfis de mulher", por privilegiar as personagens femininas e seus pequenos conflitos psicológicos.

d) O romance "indianista" enfatizou nossa "cor local" ao retratar as lendas, os costumes e a linguagem do índio brasileiro, acentuando ainda mais o cunho nacionalista do Romantismo.

e) A narrativa romântica de caráter "regionalista" tematizou, de forma idealizada, a vida e os costumes do "brasileiro" do interior.

13. "(...) é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nos estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido.

- Vendido! exclamou Seixas ferido dentro d'alma.

- Vendido sim: não tem outro nome (...) O senhor estava no mercado; comprei-o."

O trecho citado pertence à obra de conhecido autor brasileiro. Em qual tipo de romance se enquadra a referida obra? Resposta a

a) Romântico, de costumes, focaliza aspectos da sociedade do Rio de Janeiro.

b) Realista, versa sobre práticas da aristocracia

c) Romântico, sertanista, aborda relações do Brasil rural.

d) Modernista, parodia a família do século XIX.

e) Realista, preocupado em retratar o adultério.

14. I. "... o recebia cordialmente e o tratava como amigo; seu caráter nobre simpatizava com aquela natureza inculta." lI. "Em..., o índio fizera a mesma impressão que lhe causava sempre a presença de um homem daquela cor; lembrara-se de sua mãe infeliz, da raça de que provinha." III. "Quanto a ..., via em Peri um cão fiel que tinha um momento prestado um serviço à família, e a quem se pagava com um naco de pão." Nestes excertos, registram-se as reações de três personagens de "O Guarani" à presença de Peri, quando este começa a freqüentar a casa de D. Antônio de Mariz. Apenas seus nomes foram omitidos. Mantida a ordem da seqüência, essas três personagens são: Resposta c

a) D. Antônio; Cecília; Isabel. b) Álvaro; Isabel; Cecília. c) D. Antônio; Isabel; D. Lauriana. d) D. Diogo; Cecília; D. Lauriana. e) D. Diogo; Isabel; Cecília.

15. Assim, o amor se transformava tão completamente nessas organizações*, que apresentava três sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixão, o último uma religião. .................. desejava; .................. amava; .................. adorava. (*organizações = personalidades) (José de Alencar, "O Guarani") Neste excerto de "O Guarani", o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que três personagens masculinas do romance sentem por Ceci. Mantida a seqüência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente com os nomes de: Resposta b

a) Álvaro/ Peri/ D. Diogo. b) Loredano/ Álvaro/ Peri. c) Loredano/ Peri/ D. Diogo. d) Álvaro/ D. Diogo/ Peri. e) Loredano/ D. Diogo/ Peri.

16. 17. TEXTO I

"O Vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar, a situação, tudo está numa harmonia suavíssima e perfeita; não há ali nada grandioso nem sublime, mas há uma como simetria de cores, de sons, de disposição em tudo quanto se vê e se sente, que não parece senão que a paz, a saúde, o sossego do espírito e o repouso do coração devem viver ali, reinar ali um reinado de amor e benevolência. (...) Imagina-se por aqui o Éden que o primeiro homem habitou com a sua inocência e com a virgindade do seu coração. À esquerda do vale, e abrigado do norte pela montanha que ali se corta quase a pique, está um maciço de verdura do mais belo viço e variedade. (...) Para mais realçar a beleza do quadro, vê-se por entre um claro das árvores a janela meio aberta de uma habitação antiga, mas não dilapidada - (...) A janela é larga e baixa; parece mais ornada e também mais antiga que o resto do edifício, que todavia mal se vê..." (Almeida Garrett, "Viagens na minha terra".)

TEXTO II:

"Depois, fatigado do esforço supremo, [o rio] se estende sobre a terra, e adormece numa linda bacia que a natureza formou, e onde o recebe como um leito de noiva, sob as cortinas de trepadeiras e flores agrestes. A vegetação nessas paragens ostentava outrora todo o seu luxo e vigor; florestas virgens se estendiam ao longo das margens do rio, que corria no meio das arcarias de verdura e dos capitéis formados pelos leques das palmeiras. Tudo era grande e pomposo no cenário que a natureza, sublime artista, tinha decorado para os dramas majestosos dos elementos, em que o homem é apenas um simples comparsa.(...) Entretanto, via-se à margem direita do rio uma casa larga e espaçosa, construída sobre uma eminência e protegida de todos os lados por uma muralha de rocha cortada a pique." (José de Alencar, "O guarani".)

Lendo-se atentamente os textos I (de Almeida Garrett) e II (de José de Alencar), percebe-se que ambos os narradores se identificam quanto à atitude de admiração e louvor à natureza contemplada. Entretanto, verifica-se também, entre os dois, uma diferença profunda e marcante no seu ato contemplativo, quanto aos valores atribuídos a essa natureza. Essa diferença é marcada: Resposta b

a) pela existência da vegetação.

b) pela avaliação da magnitude e da beleza do cenário.

c) pela inclusão, na paisagem natural, da habitação humana.

d) pelo predomínio das referências ao mundo vegetal

e) pela explicitação da perda do paraíso terrestre.

17. Das alternativas abaixo, indique a que CONTRARIA as características mais significativas do romance "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida. Resposta e

a) Romance de costumes que descreve a vida da coletividade urbana do Rio de Janeiro, na época de D. João VI.

b) Narrativa de malandragem, já que Leonardo, personagem principal, encarna o tipo do malandro amoral que vive o presente, sem qualquer preocupação com o futuro.

c) Livro que se liga aos romances de aventura, marcado por intenção crítica contra a hipocrisia, a venalidade, a injustiça e a corrupção social.

d) Obra considerada de transição para um novo estilo de época, ou seja, o Realismo/Naturalismo.

e) Romance histórico que pretende narrar fatos de tonalidade heróica da vida brasileira, como os vividos pelo Major Vidigal, ambientados no tempo do rei.

18. O gênero "romance" surgiu no Brasil durante o Romantismo e moldou-se segundo os gostos e preferências da burguesia em ascensão. Com uma temática diversificada, logo se tornou o tipo de leitura mais acessível a essa nova classe social. Dentre as afirmativas seguintes, assinale aquela que NÃO corresponde às tendências do "romance romântico": Resposta b

a) As obras românticas conhecidas como romance de "folhetins" caracterizaram-se pelo tom "água-com-açúcar", pela presença de elementos pitorescos e pela superficialidade de seus conflitos.

b) O romance romântico identificado como "histórico" retratou os fatos políticos brasileiros da época, e também as correntes materialistas daquela segunda metade do século XIX.

c) As narrativas ambientadas na cidade foram rotuladas como "romances urbanos", sendo ainda conhecidas como obras de "perfis de mulher", por privilegiar as personagens femininas e seus pequenos conflitos psicológicos.

d) O romance "indianista" enfatizou nossa "cor local" ao retratar as lendas, os costumes e a linguagem do índio brasileiro, acentuando ainda mais o cunho nacionalista do Romantismo.

e) A narrativa romântica de caráter "regionalista" tematizou, de forma idealizada, a vida e os costumes do "brasileiro" do interior.

19. "(...) é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nos estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido.

- Vendido! exclamou Seixas ferido dentro d'alma.

- Vendido sim: não tem outro nome (...) O senhor estava no mercado; comprei-o."

O trecho citado pertence à obra de conhecido autor brasileiro. Em qual tipo de romance se enquadra a referida obra? Resposta a

a) Romântico, de costumes, focaliza aspectos da sociedade do Rio de Janeiro. b) Realista, versa sobre práticas da aristocracia.

c) Romântico, sertanista, aborda relações do Brasil rural. d) Modernista, parodia a família do século XIX. e) Realista, preocupado em retratar o adultério.

20. Leia as afirmações abaixo sobre os romances "O Guarani" e "lracema", de José de Alencar. Resposta c

I - Em "O Guarani", tanto a casa de Mariz, representante dos valores lusitanos, quanto os Aimorés, que retratam o lado negativo da terra americana, são destruídos.

II - Em "Iracema", a guardiã do "segredo da jurema" abandona sua tribo para seguir Martim, o homem branco por quem se apaixonara.

III - Em "O Guarani" e "Iracema", as personagens indígenas - Peri e Iracema - morrem em circunstâncias trágicas, na certeza de que serão vingadas.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

21. Leia o texto abaixo, extraído do romance "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida. Resposta d

"Desta vez porém Luizinha e Leonardo, não é dizer que vieram de braço, como este último tinha querido quando foram para o Campo, foram mais adiante do que isso, vieram de mãos dadas muito familiar e ingenuamente. E INGENUAMENTE não sabemos se se poderá aplicar com

razão ao Leonardo".

Considere as afirmações abaixo sobre o comentário feito em relação à palavra INGENUAMENTE na última frase do texto.

I - O narrador aponta para a ingenuidade da personagem frente à vida e às experiências desconhecidas do primeiro amor.

II - O narrador, por saber quem é Leonardo, põe em dúvida o caráter da personagem e as suas intenções.

III - O narrador acentua o tom irônico que caracteriza o romance.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

Texto para questão 22 e 23.

Os leitores estarão lembrados do que o compadre dissera quando estava a fazer castelos no ar a respeito do afilhado, e pensando em dar-lhe o mesmo ofício que exercia, isto é, daquele arranjei-me, cuja explicação prometemos dar. Vamos agora cumprir a promessa. Se alguém perguntasse ao compadre por seus pais, por seus parentes, por seu nascimento, nada saberia responder, porque nada sabia a respeito. Tudo de que se recordava de sua história reduzia-se a bem pouco. Quando chegara à idade de dar acordo da vida achou-se em casa de um barbeiro que dele cuidava, porém que nunca lhe disse se era ou não seu pai ou seu parente, nem tampouco o motivo por que tratava da sua pessoa. Também nunca isso lhe dera cuidado, nem lhe veio a curiosidade de indagá-lo. Esse homem ensinara-lhe o ofício, e por inaudito milagre também a ler e a escrever. Enquanto foi aprendiz passou em casa do seu... mestre, em falta de outro nome, uma vida que por um lado se parecia com a do fâmulo*, por outro com a do filho, por outro com a do agregado, e que afinal não era senão vida de enjeitado, que o leitor sem dúvida já adivinhou que ele o era. A troco disso dava-lhe o mestre sustento e morada, e pagava-se do que por ele tinha já feito. (Manuel Antônio de Almeida, "Memórias de um sargento de milícias") (*) fâmulo: empregado, criado

22. Neste excerto, mostra-se que o compadre provinha de uma situação de família irregular e ambígua. No contexto do livro, as situações desse tipo:

a) caracterizam os costumes dos brasileiros, por oposição aos dos imigrantes portugueses. Resposta d

b) são apresentadas como conseqüência da intensa mestiçagem racial, própria da colonização.

c) contrastam com os rígidos padrões morais dominantes no Rio de Janeiro oitocentista.

d) ocorrem com freqüência no grupo social mais amplamente representado.

e) começam a ser corrigidas pela doutrina e pelos exemplos do clero católico.

23. A condição social de AGREGADO, referida no excerto, caracteriza também a situação de: Resposta c

a) Juliana, na casa de Jorge e Luísa ("O primo Basílio").

b) D. Plácida, na casa de Quincas Borba ("Memórias póstumas de Brás Cubas").

c) Leonardo (filho), na casa de Tomás da Sé ("Memórias de um sargento de milícias").

d) Joana, na casa de Jorge e Luísa ("O primo Basílio").

e) José Manuel, na casa de D. Maria ("Memórias de um sargento de milícias").

Texto para questão 24. Os epílogos dos romances "Iracema" e "O Guarani" de José de Alencar e o fragmento de "Maíra" de Darcy Ribeiro (autores identificados com a temática de fundação do nacional - séculos XIX e XX) podem ser considerados metáforas para a compreensão de nossa origem.

‘Era sempre com emoção que o esposo de Iracema revia as plagas, onde fora tão feliz e as verdes folhas a cuja sombra dormia a formosa tabajara.

Muitas vezes ia sentar-se naquelas doces areias, para cismar e acalentar no peito a agra saudade. A jandaia cantava ainda no olho do coqueiro; mas não repetia já o mavioso nome de Iracema. Tudo passa sobre a terra. José de Alencar. "Iracema".

O hálito ardente de Peri bafejou-lhe a face. Fez-se no semblante da virgem um ninho de castos rubores e lânguidos sorrisos: os lábios abriram como as asas purpúreas de um beijo soltando o vôo. A palmeira arrastada pela torrente impetuosa fugia... E sumiu-se no horizonte...

José de Alencar. "O Guarani".

Afinal, tudo está claro. Na verdade apenas representei e ainda represento aqui um papel, segundo aprendi. Não sou, nunca fui nem serei jamais Isaías. A única palavra de Deus que sairá de mim, queimando a minha boca, é que eu sou Avá, o tuxauarã, e que só me devo a minha gente Jaguar da minha nação Mairum. Darcy Ribeiro. Resposta d

24. Pela leitura desses fragmentos constata-se que os textos de José de Alencar e Darcy Ribeiro traduzem, sob pontos de vista diferentes:

a) a afirmação de uma etnia brasileira advinda da existência cordial entre as duas culturas;

b) a efetiva resistência da cultura indígena em se submeter à cultura européia;

c) o surgimento do mito fundador da miscigenação das duas culturas, pela morte dos protagonistas;

d) a impossibilidade de enunciar a plena harmonização entre as culturas européia e indígena;

e) a inauguração do mito fundador da nacionalidade brasileira através da miscigenação.

25. Os trechos selecionados abaixo, de "O Guarani", de José de Alencar, relacionam-se a algumas das personagens do romance, listadas na seqüência. Identifique a relação, colocando nos parênteses o número correspondente à personagem cujas características aparecem no respectivo trecho.

( ) "Homem de valor, experimentado na guerra, ativo, afeito a combater os índios, prestou grandes serviços nas descobertas e explorações do interior de Minas e Espírito Santo. Em recompensa do seu merecimento, o governador Mem de Sá lhe havia dado uma sesmaria de uma légua com fundo sobre o sertão, [...]"

( ) "No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça se embalançava indolentemente numa rede de palha presa aos ramos de uma acácia silvestre, [...] Os grandes olhos azuis, meio cerrados, às vezes se abriam languidamente como para se embeberem de luz, e abaixavam de novo as pálpebras rosadas. [...] Os longos cabelos louros, enrolados negligentemente em ricas tranças, descobriam a fronte alva, [...]"

( ) "[...] a portinha interior do jardim abriu-se, e outra moça, roçando apenas a grama com o seu passo ligeiro, aproximou-se [...] era o tipo brasileiro em toda a sua graça e formosura, com o encantador contraste de languidez e malícia, de indolência e vivacidade. Os olhos grandes e negros, o rosto moreno e rosado, cabelos pretos, lábios desdenhosos, sorriso provocador, [...]"

( ) "Nessa noite, [...] ia dar um passo que, na sua habitual timidez, ele comparava quase com um pedido formal de casamento; tinha resolvido fazer a moça aceitar, malgrado seu, o mimo que recusara, deitando-o na sua janela; esperava que, encontrando-o no dia seguinte, Cecília lhe perdoaria o seu ardimento, e conservaria a sua prenda."

( ) "Nessa muda contemplação, [...] esqueceu tudo. Que lhe importava o precipício que se abria a seus pés para tragá-lo ao menor movimento, e sobre o qual planava num ramo fraco que vergava e se podia partir a todo o instante! Era feliz: tinha visto sua senhora; ela estava alegre, contente e satisfeita; podia ir dormir e repousar."

1 - Aires Gomes

2 - Álvaro

3 - Antônio de Mariz

4 - Cecília

5 - Diogo de Mariz

6 - Isabel

7 - Lauriana

8 - Loredano

9 - Peri

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: Resposta a

a) 3 - 4 - 6 - 2 - 9. b) 1 - 6 - 7 - 5 - 8. c) 3 - 6 - 7 - 5 - 9. d) 1 - 4 - 7 - 8 - 2. e) 5 - 7 - 6 - 2 - 8.

26 . (...) era o Leonardo Pataca. Chamavam assim a uma rotunda e gordíssima personagem de cabelos brancos e carão avermelhado, que era o decano da corporação, o mais antigo dos meirinhos(*) que viviam nesse tempo. (...) Fora Leonardo algibebe(**) em Lisboa, sua pátria; aborreceu-se porém do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. ( *) meirinho = funcionário da justiça. (**) algibebe = vendedor de roupas baratas; mascate. Manuel Antonio de Almeida. "Memórias de um sargento de milícias". Considere as seguintes afirmações: Resposta b

I. A personagem referida nesse trecho é o protagonista do romance.

II. O trecho faz referência ao sistema de favor, ao compadrismo, que integrava as relações sociais da época.

III. A caracterização física de Leonardo Pataca obedece ao modelo do herói romântico.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma SOMENTE em:

a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

Texto para as questões 27, 28, 29 e 30

"Malditos românticos, que têm crismado tudo e trocado em seu crismar os nomes que melhor exprimem as idéias!... O que outrora as chamava em bom português, moça feia, os reformadores dizem menina simpática!... O que numa moça era antigamente, desenxabimento, hoje é ao contrário: sublime languidez!... Já não há mais meninas importunas e vaidosas... As que o foram chamam-se agora espirituosas!... A escola dos românticos reformou tudo isso, em consideração ao belo sexo." (MACEDO, Joaquim Manuel de. "A Moreninha". São Paulo: FTD, 1991. p.31.)

27. De acordo com o texto e considerando o período em que a obra foi escrita, é correto afirmar: Resposta c

a) A figura de linguagem utilizada no texto para se referir ao modo como as mulheres passam a ser tratadas pelos artistas românticos é a hipérbole, que consiste no exagero com o intuito de realçar uma idéia.

b) O termo "românticos", utilizado no texto, diz respeito a estado de espírito, desviando-se do movimento artístico dominante na primeira metade do século XIX brasileiro.

c) O movimento romântico teve caráter contestador, trazendo mudanças não somente para a arte como também para o comportamento.

d) Percebe-se, no texto, forte influência do Positivismo, pois o personagem preocupa-se com a maneira através da qual os escritores românticos referem-se às mulheres.

e) A referência ao modo de tratar a figura feminina exprime uma tentativa de aproximar dois pólos considerados inconciliáveis e opostos, denotando profundo gosto pelo paradoxal e antitético.

28. Considere as afirmativas a seguir. Resposta b

I. Há no texto uma nítida oposição entre "outrora" e "hoje", podendo o primeiro ser lido como "época em que dominavam os valores clássicos", e o segundo, como "época em que dominam os valores românticos".

II. No período clássico, a designação da realidade era feita através de palavras precisas, deixando claro que aquele que a focalizava possuía grande conhecimento da língua portuguesa padrão.

III. No período romântico, a realidade não é mais vista por uma única perspectiva, por conseguinte, pode ser apreendida de maneira subjetiva.

IV. Olhar a realidade de forma romântica ou de forma clássica vem a ser a mesma coisa, pois o olhar é, antes de mais nada, humano.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

29. Dado o fato de haver no texto o emprego do substantivo "reformadores" aplicado aos românticos, é correto afirmar que Fabrício: Resposta b

a) Mostra-se conservador devido à peculiaridade de sua história familiar.

b) Discorda da visão de mundo dos românticos, seus contemporâneos.

c) Está efetuando leitura da oposição visão de mundo romântica e visão de mundo clássica em período posterior à ocorrência das mesmas.

d) Possui visão de mundo católica, opondo-se aos adeptos da Reforma de Lutero.

e) Apresenta-se neutro frente à oposição visão de mundo clássica e visão de mundo romântica.

30. Sobre a expressão "em bom português", presente no texto, considere as afirmativas a seguir. Estão corretas apenas as afirmativas: Resposta b

I. Conforme aparece no texto, indica o desejo de estar de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

II. Corresponde à expectativa de preservar, no uso corrente da língua portuguesa, a clareza e a objetividade.

III. Conforme aparece no texto, aponta a valorização da fidelidade aos sentidos originais dos vocábulos.

IV. É utilizada para ressaltar a admiração pela língua portuguesa conforme é falada em Portugal.

a) I e III. b) II e III. c) II e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV.

Texto questão 31. Chegou o dia de batizar-se o rapaz. (...) Já se sabe que houve nesse dia função: os convidados do dono da casa, que eram todos dalém-mar, cantavam ao desafio, segundo seus costumes; os convidados da comadre, que eram todos da terra, dançavam o fado. O compadre trouxe a rabeca, que é, como se sabe, o instrumento favorito da gente do ofício. A princípio o Leonardo quis que a festa tivesse ares aristocráticos, e propôs que se dançasse o minuete da corte. Foi aceita a idéia, ainda que houvesse dificuldade em encontrarem-se pares. (...) O compadre foi quem tocou o minuete na rabeca. (...) Depois do minuete foi desaparecendo a cerimônia, e a brincadeira aferventou, como se dizia naquele tempo. Chegaram uns rapazes de viola e machete: o Leonardo, instado pelas senhoras, decidiu-se a romper a parte lírica do divertimento. Sentou-se num tamborete, em um lugar isolado da sala, e tomou uma viola. Fazia um belo efeito cômico vê-lo, em trajes de ofício, de casaca, calção e espadim, acompanhando com um monótono zunzum nas cordas do instrumento o garganteado de uma modinha pátria. (...)

Foi executada com atenção e aplaudida com entusiasmo. O canto do Leonardo foi o derradeiro toque de rebate para esquentar-se a brincadeira, foi o adeus às cerimônias. Tudo daí em diante foiburburinho que depressa passou à gritaria, e ainda mais depressa à algazarra, e não foi ainda mais adiante porque de vez em quando viam-se passar (...).

No trecho apresentado, do romance "Memórias de um sargento de milícias", de Manuel Antonio de Almeida, há uma idéia de progressão que enquadra a ação das personagens entre as formas convencionais e contidas do comportamento social e a perda dos seus limites e medidas. E isso se dá de uma forma bem expressiva no uso da gradação. Indique a alternativa que contém essa gradação. Resposta b

a) desafio / fado / minuete

b) burburinho / gritaria / algazarra

c) viola / rabeca / modinha

d) casaca / calção / espadim

e) português / brasileiro / corte

32. No romance "Memórias de um sargento de milícias", considerado como um todo, há uma forte caracterização dos tipos populares entre os quais destaca-se a figura de Leonardo filho. Indique a alternativa que contém dados que caracterizam essa personagem. Resposta b

a) Narrador das peripécias relatadas em forma de memórias, conforme vem sugerido no título do livro, torna-se exemplo de ascensão das camadas sociais menos privilegiadas.

b) Anti-herói, malandro e oportunista, espécie de pícaro pela bastardia e ausência de uma linha ética de conduta.

c) Herói de um romance sem culpa, representa as camadas populares privilegiadas dentro do mundo da ordem.

d) Representante típico da fina flor da malandragem, ajeita-se na vida, porque protegido do Vidigal, permanece imune às sanções sociais e em momento algum é recolhido à cadeia.

e) Herói às avessas que incorpora a exclusão social, porque, não tendo recebido amparo de nenhuma espécie, não alcança a patente das milícias e se priva de qualquer tipo de herança.

33. Considere as seguintes afirmações sobre "Memórias de um sargento de milícias", de Manuel Antônio de Almeida: Resposta a

I. Publicado originalmente como folhetim, alcançou o patamar de cânone da literatura brasileira por inaugurar no Brasil a escola realistanaturalista, muito afeita a denúncias sociais.

II. A personagem principal, Leonardo Pataca, filho, embora tendo nascido em uma família desestruturada, dá mostras de superação pessoal no longo esforço que lhe custou alcançar o cargo de sargento de milícias.

III. Na passagem do jornal para o livro, foram mantidos os elementos folhetinescos do original.

IV. Como a personagem José Dias, de "Dom Casmurro", Leonardo Pataca, filho, é um exemplo de agregado, figura típica presente nas grandes famílias brasileiras, que ganham teto e comida em troca de pequenos favores. Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

b) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

c) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

d) Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

34. "Dom Antonio de Mariz, homem de valor, experimentado na guerra, ativo, afeito a combater os índios, prestou grandes serviços nas descobertas e explorações do interior de Minas e Espírito Santo. Em recompensa do seu merecimento, o governador Mem de Sá lhe havia dado uma sesmaria de uma légua com fundo sobre o sertão." Na passagem de "O guarani", destacam-se aspectos encontrados na ficção de José de Alencar. A respeito disso, leia as proposições.

I. Nos romances nativistas, o selo da nobreza é dado pela força do sangue, o que tanto vale para os índios como para a estirpe do colonizador branco.

II. Para dar força ao herói, Alencar costuma aproximá-lo da vida da natureza, prática que dialoga com as próprias raízes dos valores românticos.

III. Ao pintar portugueses como heróis e índios como vilões, Alencar tem em conta agradar o Marquês de Pombal e sua política antiindianista.

Está(ão) correta(s) Resposta b

a) apenas II. b) apenas I e II. c) apenas III. d) apenas I e III. e) I, II e III.

35. Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. Resposta c

"Memórias de um Sargento de Milícias" é uma obra de tendência .............. que apresenta aspectos de transição social relacionados ..............., podendo ser lida como ..............., com traços de linguagem: ................. .

a) naturalista - ao aumento da imigração no Brasil - relato documental - subjetiva

b) romântica - ao reinado de D. Pedro II - narrativa em primeira pessoa - erudita

c) realista - à vinda de D. João VI ao Brasil - crônica de costumes - coloquial

d) romântica - à abolição da escravatura - narrativa de costumes – objetiva

e) realista - ao reinado de D. Pedro II - romance histórico satírica

36. Considere as seguintes afirmações a respeito de "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida. Resposta c

I - O campo de abrangência social focalizado pelo romance, narrado com linguagem humorística e irônica, é a classe média urbana do Rio de Janeiro, sobretudo do centro da cidade, constituída por homens livres, com relações interpessoais marcadas pela irreverência e a desordem.

II - O romance introduz na literatura brasileira a figura do malandro, personagem que oscila entre as regras de conduta social e sua transgressão, entre o lícito e o ilícito, sem que esse dualismo receba tratamento moralizante por parte do autor.

III - É um romance narrado em primeira pessoa, que privilegia o ponto de vista do narrador protagonista, Leonardo, e a sua avaliação crítica da sociedade carioca da segunda metade do século XIX. Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

37. Leia o fragmento do relato do viajante Johann Emanuel Pohl, que recolheu impressões do Brasil no início do século XIX: Se algum ponto do Novo Mundo merece, por sua situação e condições naturais, tornar-se um dia teatro de grandes acontecimentos, um foco de civilização e cultura, um empório do comércio mundial é, ao meu ver, o Rio de Janeiro. POHL, Johann Emanuel. Viagem no interior do Brasil empreendida nos anos de 1817 a 1821. Tradução Milton Amado e Eugenio Amado. Rio de Janeiro: INL, 1951. p. 38. O relato de viagem transcrito, tomado como fonte pela História, e a representação ficcional sobre o Rio de Janeiro da época de D. João VI, no romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, produzem discursos: Resposta b

a) análogos, porque promovem imagens positivas desse período, ressaltando o desenvolvimento social da capital da colônia.

b) díspares, pois o registro histórico positivo desse período opõe-se ao retrato caricaturesco do Rio do tempo do rei, no romance.

c) imparciais, na medida em que representam um quadro despretensioso da sociedade carioca do tempo do rei.

d) complementares, pois o fragmento projeta um futuro promissor para o Rio de Janeiro, e o romance confirma essa ideia.

e) satíricos, visto que promovem uma visão crítica do Brasil colonial, retratado pelas falhas morais de sua sociedade.

38. Em Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antônio de Almeida vale-se do título de memórias, normalmente associado às narrativas em primeira pessoa, para criar um romance narrado em terceira pessoa, em que personagens tecem a vida do Rio de Janeiro, no tempo do rei D. João VI. Sobre esse romance, NÃO é correto afirmar: Resposta e

a) A personagem Leonardo, abandonado pelo pai e pela mãe, pratica seus atos guiado mais pela confusão das atitudes do que pelo conflito pessoal.

b) O Rio de Janeiro projetado pelo autor é constituído por elementos de diversas classes sociais.

c) A cidade do Rio de Janeiro é apresentada em seus aspectos negativos e as personagens são, muitas vezes, ridicularizadas.

d) O romance foi publicado em folhetim e só posteriormente assumiu a feição de livro, fato bastante comum para a época.

e) Memórias de um sargento de milícias é um romance que recupera o tempo pós-independência, quando o Brasil procurava se afirmar como nação autônoma.

39. Quando saltaram em terra começou a Maria a sentir certos enojos; foram os dous morar juntos; e daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão; sete meses depois teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos de comprido, gordo e vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito. E este nascimento é certamente de tudo o que temos dito o que mais nos interessa, porque o menino de quem falamos é o herói desta história. O trecho acima integra o romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. Considerando o romance como um todo, indique a alternativa que contém informações que não são pertinentes a essa obra. Resposta d

a) É classificado como romance folhetinesco, e foi publicado em capítulos no jornal carioca Correio Mercantil entre 1852 e 1853.

b) Segundo alguns críticos, pode ser considerado precursor do movimento realista, por causa da forma como caracteriza o cotidiano dos personagens, moradores dos bairros populares do Rio de Janeiro.

c) É considerado como o romance da malandragem, narrado em terceira pessoa e inteiramente aclimatado no tempo em que D. João VI governou o Brasil.

d) É considerado um romance picaresco, por causa das ações de seu herói principal, e plenamente identificado com o ideário romântico vigente na literatura da época.

e) Prende-se ao Romantismo brasileiro, ainda que apresente um certo descompasso com os padrões e o tom da estética romântica.

40. Considere as seguintes assertivas relacionadas à prosa romântica.

I. Augusto e Carolina são personagens centrais do romance A Moreninha , de Joaquim Manuel de Macedo.

II. A obra de José de Alencar pode ser dividida, didaticamente, da seguinte forma: romances urbanos ou de costumes; romances históricos e indianistas; romances regionalistas. Resposta e

III. Manuel Antonio de Almeida, em Memórias de um sargento de milícias , constrói uma narrativa de costumes, que tem como cenário o Rio de Janeiro, e os personagens pertencem, na maioria, a classes populares.

A opção que apresenta a resposta correta é:

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) I, II e III.

41. Apesar de viver um pouco ao sabor da sorte, sem plano nem reflexão, movido pelas circunstâncias, como uma espécie de títere (expressões de Antonio Candido), o protagonista das Memórias de um sargento de milícias, Leonardo (filho), como outras personagens do romance, mostra-se bastante determinado quando se trata de: Resposta b

a) estabelecer estratégias para ascender na escala social.

b) assumir rixas, tirar desforras e executar vinganças.

c) demonstrar afeto e gratidão por aqueles que o amparam e defendem.

d) buscar um emprego que lhe garanta a subsistência imediata.

e) conservar-se fiel ao primeiro amor de sua vida.

42. Em Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida cria uma personagem principal: Resposta e

a) inquieta, farta da civilização, que resolve assumir uma vida mais simples no mundo rural.

b) realista, marcada pelo desprezo e escárnio, com crises existenciais profundas, condenando o próprio cinismo ao remorso.

c) idealista, com características psicológicas profundas, cujas qualidades morais representam os heróis típicos do romantismo.

d) picaresca, um vagabundo, andarilho, aventureiro, que consegue enriquecer fora do Rio de Janeiro.

e) popular, um anti-herói, que se esforça para driblar as condições adversas, cômico e sem nobreza de caráter.

43. Assim como as novelas de televisão da atualidade, os romances românticos foram inicialmente editados em capítulos nos jornais, aumentando extraordinariamente a tiragem dos periódicos. Esses folhetins caíram no gosto do público burguês, e para atender a essa demanda, os escritores precisavam satisfazer as expectativas e os valores ideológicos desses leitores. Nessa perspectiva, leia os trechos abaixo e analise as proposições que vêm a seguir.

- Isto tudo me parece um sonho, respondeu Augusto, porém, dê-me este breve! A menina, com efeito, entregou o breve ao estudante, que começou a descosêlo precipitadamente. Aquela relíquia era sua última esperança. Só falta a derradeira capa do breve... ei-la que cede e se descose...salta uma pedra... e Augusto, entusiasmado, cai aos pés de D. Carolina, exclamando: - O meu camafeu! O meu camafeu! A srª D. Ana e o pai de Augusto entraram nesse instante na gruta e encontraram o feliz e fervoroso amante de joelhos e a dar mil beijos nos pés da linda menina, que também chorava de prazer. (Joaquim Manuel de Macedo, A Moreninha)

- O que é isto, Aurélia?- Meu testamento. Ela despedaçou o lacre e deu a ler a Seixas o papel. Era efetivamente um testamento em que ela confessava o imenso amor que tinha ao marido e o instituía seu herdeiro universal. Essa riqueza causa-te horror? Pois faz-me viver, meu Fernando. É o meio de a repelires. Se não for bastante, eu a dissiparei. As cortinas cerraram-se, e as auras da noite, acariciando o seio das flores, cantavam o hino misterioso do santo amor conjugal. (José de Alencar, Senhora)

Os finais felizes, com a resolução dos conflitos que quebraram, por instantes, a harmonia da ordenação social burguesa, são característicos do gênero folhetinesco. Resposta c

a. Os folhetins, assim como as novelas, trabalham com a estratégia do suspense, interrompendo a narrativa num ponto culminante, de modo a prender o leitor/telespectador até o capítulo seguinte.

b. Ao submeter-se às exigências do público e dos diretores de jornais, o escritor romântico não podia criticar os valores da época, criando uma arte de evasão e alienação da realidade.

c. O gênero folhetinesco pretendia atender às necessidades de lazer e distração do público leitor.

d. O gênero folhetinesco pretendia formar um público exigente e crítico, capaz de mudar os rumos de sua história.

44. O romance O Guarani, de José de Alencar, publicado em 1857, é um marco da ficção romântica brasileira. Dentre as características mais evidentes do projeto romântico que sustentam a construção dessa obra, destacam-se: Resposta e

I. a figura do protagonista, o índio Peri, que é um típico herói romântico, tanto pela sua força física como pelo seu caráter;

II. o amor do índio Peri por Cecília, uma moça branca, sendo que esse amor segue o modelo medieval do amor cortês;

III.o fato de o livro ser ambientado na época da colonização do Brasil pelos portugueses, dada a predileção dos românticos por narrativas históricas;

IV.o final do livro marca o retorno a um passado mítico, pois Peri e Cecília simbolicamente regressam à época do dilúvio.

Então corretas:

a) I e II. b) I, II e III c) I, II e IV. d) I, III e IV. e) todas.

Leia abaixo um trecho de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e responda às questões 45 e 46:

Vidinha era uma rapariga que tinha tanto de bonita como de movediça e leve; um soprozinho, por brando que fosse, a fazia voar, outro de igual natureza a fazia revoar, e voava e revoava na direção de quantos sopros por ela passassem; isto quer dizer, em linguagem chã e despida dos trejeitos da retórica, que ela era uma formidável namoradeira, como hoje se diz, para não dizer lambeta, como se dizia naquele tempo. Portanto não foram de modo algum mal recebidas as primeiras finezas do Leonardo, que desta vez se tornou muito mais desembaraçado, quer porque já o negócio com Luisinha o tivesse desasnado, quer porque agora fosse a paixão mais forte, embora esta última hipótese vá de encontro à opinião dos ultra-românticos, que põem todos os bofes pela boca pelo tal primeiro amor: no exemplo que nos dá o Leonardo,

aprendam o quanto ele tem de duradouro.

45 . Com base no excerto acima, assinale a afirmação correta a respeito das Memórias de um sargento de milícias. Resposta e

a) Romance sisudo, despido de humor e graça.

b) As Memórias são narradas pelo próprio protagonista.

c) Romance de costumes, na linha dos romances românticos da sua época.

d) Antecipa traços do Realismo, mesmo não sendo um romance de costumes.

e) A maneira de descrever Vidinha não corresponde à estética do Romantismo.

46. A leitura do excerto permite concluir que: Resposta b

a) desasnado, no texto, significa que Leonardo se tornara menos esperto depois de conhecer Luisinha.

b) a paixão de Leonardo por Vidinha tornava-se mais forte do que a lembrança de Luisinha.

c) Leonardo não manifestava nenhum interesse por Vidinha.

d) Vidinha não se interessava por Leonardo pelo fato de ele ser tímido.

e) Vidinha apaixonou-se perdidamente por Leonardo.

46. As afirmações abaixo referem-se ao Romantismo, exceto uma. Assinale-a: Resposta a

a) Tem como característica básica a expressão do “eu”, do mundo interior do artista.

b) Teve início na Alemanha e na Inglaterra, no século XVIII.

c) Representou um período decisivo no desenvolvimento da literatura brasileira.

d) Sua fase mais importante no Brasil coincidiu com a permanência de D. João VI no Rio de Janeiro.

47. Observe as afirmações abaixo: Resposta a

I. O “eu” romântico, objetivamente incapaz de resolver os conflitos com a sociedade, lança-se à evasão no tempo, recriando a Idade Média Gótica e embuchada; no espaço, fugindo para ermas paragens e para o Oriente exótico.

II. A natureza romântica é expressiva. Ao contrário da natureza árcade, decorativa, ela significa e revela. Prefere-se a noite ao dia, pois sob a luz do real impõe-se ao indivíduo, mas é na treva que latejam as forças inconscientes da alma: o sonho, a imaginação.

III. No romantismo, finda a epopéia, expressão heróica já em crise no séc. XVII, substituída pelo poema político e pelo romance histórico, livre das peias de organização interna que marcavam a narrativa em verso. Renascem, por outro lado, formas medievais de estrofação e dá-se o máximo relevo aos metros livres, de cadência popular, as redondilhas maiores e menores, que passam a competir com o nobre decassílabo.

Estão corretas:

a) todas.

b) apenas a I.

c) apenas a I e a II.

d) apenas a II e a III.

e) apenas a I e a III.

48. Em relação ao Romantismo brasileiro,todas as afirmações são verdadeiras. Exceto: Resposta b

a) expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.

b) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.

c) desenvolvimento do teatro nacional.

d) expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.

e) caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.

49. Apresentamos a seguir quatro afirmações sobre o indianismo romântico. Julgue os itens:

1 O índio foi visto como motivo artístico e não como figura histórica; daí a forma idealizada com que foi representado na literatura.

2 A descrição do índio nas obras românticas reflete fielmente a realidade histórica da época: só depois do Romantismo é que ele passou a ser idealizado.

3 A corrente indianista pode ser vista como uma espécie de resposta brasileira ao medievalismo dos escritores europeus.

4 José de Alencar e Gonçalves Dias são os dois autores indianistas mais importantes do Romantismo

50. Assinale C ou E:

1 No Brasil, porque não existia herança medieval,o indianismo representou o elemento nacional por excelência. Isto se traduz em nacionalismo.

2 O culto do “eu” (subjectum) predomina sobre a perspectiva do “outro” (objectum). Isto se traduz em subjetivismo.

3 Lugar de paz e de tranqüilidade, a natureza inspirou o artista e alimentou o sonho do poeta. Trata-se do culto da natureza.

4 Os escritores buscavam um mundo real e concreto, cultivando os sentidos e a observação. Isto se traduz em análise da realidade.

5 Os personagens são tipos concretos, vivos, retratados psicologicamente. É a retratação do presente.

51. Que característica do romantismo percebemos na descrição abaixo? Resposta e

“A alvura de sua tez fresca e pura escurecia o mais fino jaspe [...] A seiva dessa mocidade, o viço dessa alma não se expandia no rubor da cútis, mas no olhar ardente e esplêndido dos grandes olhos negros e no sorriso mimoso dos lábios que eram um primor da natureza.”

a) O nacionalismo que, entre nós, expressou-se, sobretudo, através do tratamento positivo dado às mulheres brasileiras.

b) A idealização no texto ao apresentar as personagens.

c) O desvendamento do mundo psicológico das personagens que, em nosso romantismo, é traço prenunciador do realismo.

d) O panteísmo, que consiste em relacionar traços humanos com atributos de Deus.

e) O uso da natureza como reflexo dos sentimentos do narrador, produzindo a prosopopéia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário