Operadores argumentativos – exercícios práticos


Esta é uma prova de Português aplicada no Ensino Médio. Um dos assuntos que mais trabalho em sala de aula porque interpretação de texto está diretamente vinculada aos recursos que se pode usar para produzir sentido. Você pode usar esta lista como atividade extra para seus alunos que se preparam para o vestibular ou mesmo provas como a do Enem. Você pode também contemplar este assunto já no seu planejamento de Língua Portuguesa para este primeiro bimestre.

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Exercícios sobre operadores argumentativos

1. Veja a figura a seguir:

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Considerando-se que a charge citada compõe-se de linguagem verbal e não verbal, parece contraditória a fala da personagem se contrastada com o contexto em que ela foi proferida. Como a linguagem objetiva a interação, qual seria a intenção da falante? [2,0]

I. A intenção da falante é, de fato, agradecer a Deus pelos bens alcançados pela sociedade, mesmo eles não chegando a atingi-la; quer ser reconhecida como um ser humano bom e humilde.

II. A intenção é gerar o choque a partir do contraste: fala da personagem e o contexto real que cerca a personagem, utilizando-se da ironia. O objetivo é provocar a indignação.

III. A intenção é mostrar que a situação idealizada pela Declaração dos Direitos Humanos não se realizou completamente, embora alguns direitos civis tenham sido readquiridos. Aludir às contradições das lutas políticas no Brasil recente é intencionar a crítica, com o objetivo de se proceder à revisão dela.

A. ( ) Todas as afirmações são verdadeiras.
B. ( ) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
C. ( ) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
D. ( ) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
E. ( ) Apenas a afirmação I é verdadeira.

Texto para as questões 2 e 3.

As angústias dos brasileiros em relação ao português são de duas ordens. Para uma parte da população, a que não teve acesso a uma boa escola e, mesmo assim, conseguiu galgar posições, o problema é sobretudo com a gramática. É esse o público que consome avidamente os fascículos e livros do professor Pasquale, em que as regras básicas do idioma são apresentadas de forma clara e bem-humorada. Para o segmento que teve oportunidade de estudar em bons colégios, a principal dificuldade é com clareza. É para satisfazer a essa demanda que um novo tipo de profissional surgiu: o professor de português especializado em adestrar funcionários de empresas. Antigamente, os cursos dados no escritório eram de gramática básica e se destinavam principalmente a secretárias. De uns tempos para cá, eles passaram a atender primordialmente gente de nível superior. Em geral, os professores que atuam em firmas são académicos que fazem esse tipo de trabalho Esporadicamente para ganhar um dinheiro extra. 'É fascinante, porque deixamos de viver a teoria para enfrentar a língua do mundo real', diz António Suárez Abreu, livre-docente pela Universidade de São Paulo [...]

(João Gabriel de Lima, "Falar e escrever, eis a questão". Veja, 7/nov./2001, n. 1.725)

2. Aponte a alternativa que contém uma inferência que não pode ser feita com base nas ideias explicitadas no texto.

A. ( ) Frequentemente, uma boa escola é uma espécie de passaporte para a ascensão.
B. ( ) O conjunto que abrange "gente de nível superior" não contém o subconjunto "secretárias".
C. ( ) No âmbito da Universidade, os estudos da língua estão prioritariamente voltados para a prática linguística.
D. ( ) A escola de qualidade inferior não favorece o aprendizado da gramática.
E. ( ) Oconhecimento gramatical não garante que as pessoas se expressem com clareza.

3. Considerando que o autor do texto apresenta os fatos a partir da perspectiva daqueles que

procuram um curso de língua portuguesa, aponte o sentido que a palavra "demanda" assume no texto.

A. ( ) busca
B. ( ) necessidade
C. ( ) exigência
D. ( ) pedido
E. ( ) disputa

4. A revista ISTO É publica regularmente a seção Polêmica, que confronta duas opiniões sobre um tema atual, indicado por uma pergunta. Na edição de 13/dez./1995, a pergunta "Os juros devem ficar altos?" era respondida pelo economista Cláudio Contador e pelo empresário Moreira Ferreira. A julgar pelas passagens que transcrevemos a seguir, os dois debatedores entenderam a pergunta de maneiras diferentes, levados pelo duplo sentido do verbo dever.

Os juros devem ficar altos?

"SIM - Cláudio Contador, economista e professor da UFRJ.

Os juros devem continuar altos. Não necessaria­mente crescentes, mas sim elevados. Os juros altos são o resultado do desequilíbrio das contas públicas. E a passividade exagerada do governo federal durante todo o ano de 1994 contribuiu para aumentar as despesas do setor público. [...]

O setor público deve continuar registrando déficit em 1996 [...] Além disso houve uma espécie de omissão - melhor dizendo, conivência - ao não controlar os gastos dos Estados e municípios. Hoje, a principal fonte do déficit está nos Estados e municípios.

NÃO - Moreira Ferreira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Entende-se claramente a necessidade de se manter rígidas as políticas fiscal e monetária nas fases iniciais de um programa de estabilização. Isso não significa, porém, que se deva praticar juros tão elevados como os que se têm observado no país nos últimos meses. Além disso, as taxas de juros muito elevadas [...] provocam prejuízos definitivos no lado real da economia quando perduram [...]

[...] O nível de demanda já se contraiu excessivamente [...] e as reservas internacionais já bateram recordes [...] não se justificando portanto a manutenção dos juros nos níveis atuais."

a) Reescreva a pergunta tal como foi entendida por Cláudio Contador.

b) Reescreva a pergunta tal como foi entendida por Moreira Ferreira.

5. Leia a frase a seguir extraída da Folha de S.Paulo de 18/out./2000 e explique a ambiguidade.

"Médico é acusado de matar a mulher com sete tiros no interior."

6. Veja a charge na próxima página para responder o que se pede:

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Pode-se afirmar, sobre a charge que:

I. Ela tem por objetivo ironizar a figura dos políticos que só sabem propor e nada resolver, além de não revelarem domínio da norma culta ao conjugar um verbo que não existe: "propinar".

II. Ela afirma que os políticos são homens de ação.

III. Ela faz uma crítica direta aos políticos envolvidos no caso da CPI da Máfia da Propina, sejam eles o acusado ou o acusador, desnudando suas intenções: o uso da política com fins pessoais.

A. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.
B. ( ) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
C. ( ) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
D. ( ) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
E. ( ) Apenas a afirmação III é verdadeira.

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