Revisão sobre orações coordenadas para Ensino Médio


Esta é uma pequena revisão sobre um assunto que tenho trabalhado com o meu terceiro ano do ensino Médio. Conhecer as orações coordenadas é um dos passos para passar a escrever período mais complexos nas redações. ainda que não seja algo pontuado especificamente, usar uma linguagem mais elaborada sempre impressiona o corretor.

Revisão sobre orações cooredenadas - imagem[5]

Revisão para entender as orações coordenadas

Orações coordenadas: são sintaticamente equivalentes, ou seja, nenhuma oração desempenha função sintática em outra ou apresenta um de seus termos na forma de oração:

Levantei-me, / expus minhas opiniões, / ouvi as considerações de cada um / e tornei a sentar. (período composto por coordenação, formado por quatro orações coordenadas)

Orações coordenadas assindéticas: ligam-se umas às outras apenas por uma pausa, sem conjunção:

... expus minhas opiniões, ouvi as considerações de cada um...

Orações coordenadas sindéticas: são as orações coordenadas encabeçadas por uma conjunção:

... e tornei a sentar-me.

Oração coordenada inicial: é o nome que se costuma dar à primeira oração de um período composto por coordenação:

Levantei-me...

CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES COORDENADAS

Aditivas

Indicam normalmente fatos ou acontecimentos dispostos em sequência, sem lhes acrescentar outro matiz de significação. As conjunções coordenativas aditivas típicas são e e nem:

Fizemos um estudo da questão e propusemos soluções.
Não se discutiu o assunto nem se tomou qualquer providência.

Observação: Como a conjunção nem tem o valor da expressão e não, condena-se na língua culta a
forma e nem para introduzir orações aditivas.

Também se podem construir períodos com as chamadas séries aditivas enfáticas:

Não só fizemos um estudo da questão, mas (também) propusemos soluções.
Não apenas estivemos lá, como participamos de todas as atividades.

Adversativas

Exprimem fatos ou conceitos que se opõem ao que se declara na oração coordenada anterior, estabelecendo contraste ou compensação. As conjunções coordenativas adversativas mais usadas são mas, porém, contudo, todavia, entanto, entretanto, no entanto, não obstante:

Muito já foi prometido, mas pouco efetivamente foi feito.
O Brasil é rico; a maior parte de seu povo, porém, é pobre.

Alternativas

Exprimem fatos ou conceitos que se alternam ou que se excluem mutuamente. Essa relação é comumente expressa pela conjunção ou (que pode surgir isolada ou em pares); além dela, empregam-se os pares ora... ora..., já... já..., quer... quer...:

Tome uma atitude agora ou assuma sua incapacidade.
Ora age com polidez, ora nos trata com hostilidade.

Conclusivas

Exprimem uma conclusão ou consequência lógica obtida a partir dos fatos ou conceitos expressos na oração anterior. As conjunções mais comuns neste caso são logo, portanto e pois (posposto ao verbo). Também se usam então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso:

Saúde e educação são áreas sociais básicas, logo devem ser priorizadas.
Trata-se de um caso comprovado de abuso de poder económico; os responsáveis devem ser punidos, portanto.

Explicativas

Expressam o que levou alguém a fazer uma declaração anterior. As conjunções mais usadas para isso são que, porque e pois (anteposto ao verbo):

Não o perturbe, que ele precisa trabalhar.
Choveu, porque as ruas estão molhadas.

Observação: Não se deve confundir explicação com causa, o que significa que não se devem confundir as orações coordenadas explicativas com as subordinadas adverbiais causais. Uma explicação é sempre posterior ao fato que a gerou; uma causa é sempre anterior à consequência que dela resulta. Nos exemplos acima, é fácil perceber que não se estão indicando causas, e sim apresentando explicações: no primeiro caso, alguém pede que não se perturbe uma terceira pessoa, e explica por que está fazendo o pedido; no segundo caso, alguém afirma que choveu e explica que percebeu isso olhando para as ruas molhadas. Note-se, nesse segundo caso, que seria absurdo pensar que as ruas molhadas são a causa da chuva - o que ocorre é exatamente o inverso. Se se estabelecesse uma relação de causa e consequência, obter-se-ia a frase

As ruas estão molhadas porque choveu.

Aqui, “porque choveu” é oração subordinada adverbial causal.

ATIVIDADES

Explique as relações existentes entre os fatos expressos nos períodos compostos seguintes:

a) Ele já se mudou, porque sua casa está vazia.

b) Fique calmo, que tudo dará certo.

c) É milionário e vive pedindo fiado

d) Muitos deputados ausentaram-se intencionalmente da votação; sua ausência deve, pois, ser vista como uma tomada de posição.

e) Não falte amanhã, pois haverá prova.

f) Faça bem feito ou terá de fazer de novo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário