40 exercícios de Literatura com gabarito


assinar descomplica-enem-redação-nota-1000Esta é uma lista de 40 exercício de Literatura selecionados e divididos conforme o assunto de que tratam. É uma adaptação de um material que usei nas minhas aulas de Português neste começo de ano no Ensino Médio. A Literatura é, muitas vezes, deixada de lado nas aulas porque parece existir uma preferência por ensinar Gramática. Sei da importância da gramática para a escrita, pois é uma ferramenta essencial para correção e melhora das ideias. A Literatura, no entanto, aguça os sentidos para a interpretação de texto. isso é o carro-chefe de provas como a do Enem. Por isso mesmo vejo com ótimos olhos quando me perguntam se o Descomplica é bom para o Enem e se lá tem aulas de Literatura. Posso dizer com segurança que sim e indicar aqui em meu site, inclusive para alunos. Bons estudos e, ao final, confira os gabaritos.

Lista de exercícios de Literatura com gabarito

CONTEÚDOS/CAPÍTULOS

QUESTÕES

Renascimento, Humanismo e Classicismo

34

Características gerais da literatura renascentista

1, 2

A permanência camoniana

3, 4, 22, 28

A dupla face do Barroco

6, 9, 13, 25, 27, 29, 40

Gregório, um poeta de muitas faces e muitas vozes

5, 7, 8, 24, 31, 32

Vieira, a palavra como forma de ação

10, 11, 12, 23

O século das luzes e do ouro

30

“O belo é o natural... filtrado pela razão

14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 26, 30, 33, 35, 36, 37, 38, 39,

I. QUESTÕES OBJETIVAS

QUESTÃO 01 (Descritor: Conhecer o contexto sociocultural em que se desenvolveu a poesia renascentista portuguesa)

Assunto: Classicismo

O Classicismo, enquanto movimento literário do Renascimento, valorizava elementos típicos da cultura clássica. APONTE, dentre as características abaixo, aquela que se refere à produção literária do Classicismo:

a) retomada do estilo, gêneros regras e formas métricas dos antigos autores gregos e romanos

b) uso de sátira e retórica como recursos literários

c) referência ao campo e ao paganismo

d) tinha como lema o “fugere urbem”

e) tratava de questões presentes na sociedade da época

QUESTÃO 02

Assunto: Classicismo

Na literatura classista, a poesia foi amplamente utilizada. No que diz respeito à composição lírica do Classicismo, ENCONTRAMOS, por exemplo:

a) as liras

b) os sonetos

c) os versos livres

d) as sárias

e) os sermões

QUESTÃO 03 (Descritor: Caracterizar o texto literário poético português e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: poesia camoniana

Leia o trecho a seguir, retirado do poema épico “Os Lusíadas”, de Luis de Camões:

As armas dos varões assinalados

Que, da Ocidental praia Lusitana,

Por mares nunca dantes navegados

Passaram ainda além da Taprobana,

Em perigos e guerras esforçados

Mais do que prometia a força humana

E entre gente remota edificaram

Novo Reino, que tanto sublimaram;

O excerto acima só NÃO tem como característica da poesia classicista:

a) a métrica, construída em decassílabos heróicos

b) a temática, que explora o sentimentalismo patriótico do poeta

c) a estrofação, composta por oito versos (oitavas)

d) tem como rima a estrutura abababcc

e) o espírito aventureiro

QUESTÃO 04 (Pism/UFJF-MG) (Descritor: Reconhecer, em textos literários, as marcas ideológicas e discursivas do Renascimento)

Assunto: Poesia camoniana

Leia, com atenção, a estrofe do Canto I de Os lusíadas, transcrita abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

Cessem do sábio Grego e do Troiano

As navegações grandes que fizeram;

Cale-se de Alexandre e de Trajano

A fama das vitórias que tiveram;

Que eu canto o peito ilustre Lusitano

A quem Netuno e Marte obedeceram.

Cesse tudo o que a Musa antiga canta,

Que outro valor mais alto se alevanta.

a) Para o poeta épico renascentista, o Grego e o Troiano são modelos insuperáveis.

b) Há um forte nacionalismo laudatório que se estende pelo poema como um todo.

c) Para o poeta épico português, os portugueses são heróis de mar e guerra.

d) O herói do poema de Camões é coletivo e não individual.

e) Os portugueses, como os povos antigos, mereceram ser objeto de poesia épica.

QUESTÃO 05 (ITA-SP) (Descritor: Identificar em textos literários do Barroco, marcas lingüísticas desse estilo de época e seu efeito de sentido)

Assunto: Poesia gregoriana

Leia o texto abaixo e as afirmações que se seguem:

Que falta nesta cidade? Verdade.

Que mais por sua desonra? Honra.

Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.

O demo a viver se exponha,

Por mais que a fama a exalta,

Numa cidade onde falta

Verdade, honra, vergonha.

Gregório de Matos Guerra. Os melhores poemas de Gregório de Matos Guerra.

I - Mantém uma estrutura formal e rítmica regular.

II - Enfatiza as idéias opostas.

III - Emprega a ordem direta.

IV - Refere-se à cidade de São Paulo.

V - Emprega a gradação.

Então, pode-se dizer que são VERDADEIRAS:

a) Apenas I, II, IV.

b) Apenas I, II, V.

c) Apenas I, III, V.

d) Apenas I, IV, V.

e) Todas.

QUESTÃO 06 (UFRGS-RS) (Descritor: Caracterizar o texto literário barroco e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Autores barrocos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo sobre os dois grandes nomes do Barroco brasileiro.

( ) A obra poética de Gregório de Matos oscila entre os valores transcendentais e os valores mundanos, exemplificando as tensões do seu tempo.

( ) Os sermões do Padre Vieira caracterizam-se por uma construção de imagens desdobradas em numerosos exemplos que visam enfatizar o conteúdo da pregação.

( ) Gregório de Matos e o Padre Vieira, em seus poemas e sermões, mostram exacerbados sentimentos patrióticos expressos em linguagem barroca.

( ) A produção satírica de Gregório de Matos e o tom dos sermões do Padre Vieira representam duas faces da alma barroca no Brasil.

( ) O poeta e o pregador alertam os contemporâneos para o desvio operado pela retórica retumbante e vazia.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) V - F - F - F - F

b) V - V - V - V - F

c) V - V - F - V - F

d) F - F - V - V - V

e) F - F - F - V – V

AS QUESTÕES 07 E 08 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NO TEXTO ABAIXO

Leia o seguinte trecho retirado da “Caricatura do poder”, de Gregório de Matos:

Quando desembarcastes da fragata,

Meu dom Braço de Prata,

Cuidei, que a esta cidade tonta, e fátua

Mandava a Inquisição alguma estátua

Vendo tão espremida salvajola

Visão de palha sobre um Mariola

O rosto de azarcão afogueado,

E em partes mal untado,

Tão cheio o corpanzil de godolhões,

Que julguei por um saco de melões

QUESTÃO 07 (Descritor: Identificar em textos literários do Barroco, marcas lingüísticas desse estilo de época e seus efeitos de sentido)

Assunto: Poesia gregoriana

No texto, ESTÁ presente como característica da poesia barroca

a) o uso do conceptismo, típico da estrutura poética barroca

b) o uso de metáforas, com tom satírico e irônico

c) o criticismo, recurso utilizado para atingir alguma figura pública

d) a utilização de eufemismo

e) a presença de um eu-lírico sentimental

QUESTÃO 08 (Descritor: Caracterizar o texto literário barroco e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Poesia gregoriana

A lira “Caricatura do poder” APRESENTA ainda:

a) a incorporação dos falares populares

b) a superposição do pensamento religioso em relação ao profano

c) a desconstrução da figura satirizada, com tons de impiedade

d) a formação de uma ideologia anarquista, dada a satirização do governador da Bahia.

e) a sugestão irônica contra o poder do clero, ao ser referida a Inquisição.

QUESTÃO 09 (Descritor: Caracterizar o texto literário barroco e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Barroco

O Barroco ficou marcado por seu estilo próprio e diferenciado. Seus autores exploravam uma linguagem marcante, diferente do estilo literário anterior. Sobre a produção literária barroca, PODE-SE dizer que:

a) foi altamente influenciada pela cultura greco-romana

b) teve como tema exclusivo a religião

c) explorava recursos lingüísticos variados, como a retórica, o neologismo e paradoxos

d) apontava as mazelas da sociedade da época e os problemas sociais

e) dedicava-se à conscientização das pessoas quanto à sua conduta religiosa

QUESTÃO 10 (Descritor: Reconhecer, em textos literários, as matrizes ideológicas e discursivas do Barroco)

Assunto: Padre Vieira

Padre Antônio Vieira é conhecido na literatura por seus sermões eloquentes. Seu estilo de oratória foi único em sua época. Sobre Padre Antônio Vieira, PODE-SE afirmar que:

a) ficou conhecido por suas composições literárias poéticas

b) criticava o governo português através de seus sermões

c) utilizava em seus sermões a persuasão e a retórica

d) destinava seus sermões à disseminação da ideologia jesuíta

e) não se conformava com a situação do Brasil colônia

QUESTÃO 11 (Descritor: Caracterizar o texto literário barroco e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: prosa barroca

Leia o trecho a seguir, retirado do “Sermão da Sexagésima”, de Padre Vieira:

Quando Cristo mandou pregar os Apóstolos pelo Mundo, disse-lhes desta maneira: Euntes in mundun universun praedicate omni creaturae: “Ide, pregai a toda criatura”. Como assim, Senhor?! Os animais não são criaturas?! As árvores não são criaturas?! As pedras não são criaturas?! Pois hão os Apóstolos de pregar às pedras?! Hão de pregar aos troncos?! Hão de pregar aos animais?! Sim, diz S. Gregório, depois de Santo Agostinho. Porque como os Apóstolos iam pregar a todas as nações do Mundo, muitas delas bárbaras e incultas, haviam de achar os homens degenerados em todas as espécies de criaturas: haviam de achar homens homens, haviam de achar homens brutos, haviam de achar homens troncos, haviam de achar homens pedras. E quando os pregadores evangélicos vão pregar a toda criatura, que se armem contra eles todas as criaturas?! Grande desgraça!

Assinale a ÚNICA alternativa que caracteriza adequadamente o excerto acima:

a) uso marcante de ironia por parte do locutor

b) presença evidente do Conceptismo, através de perguntas retórica, presentes nos sermões

c) exploração de paradoxo, através do qual Vieira intenta situar os sujeitos do seu sermão

d) utilização de versos bíblicos em latim, enfatizando o uso do latim e do grego na litertura

e) uso pejorativo de adjetivos, com o intuito de criticar

QUESTÃO 12 (Ufscar-SP) (Descritor: Caracterizar o texto literário barroco e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: prosa barroca – sermões

“O pregar há-de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. Ordenado, mas como as estrelas.(...) Todas as estrelas estão por sua ordem; mas é ordem que faz influência, não é ordem que faça lavor. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte há-de estar branco, da outra há-de estar negro; se de uma parte está dia, da outra há-de estar noite; se de uma parte dizem luz, da outra hão-de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão-de dizer subiu. Basta que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz? Todas hão-de estar sempre em fronteira com o seu contrário? Aprendamos do céu o estilo da disposição,e também o das palavras.”

Vieira, Sermão da sexagésima.

No texto, Vieira critica um certo estilo de fazer sermão, que era comum na arte de pregar dos padres dominicanos da época. O uso da palavra xadrez tem o OBJETIVO de:

a) Defender a ordenação das idéias em um sermão.

b) Fazer alusão metafórica a um certo tipo de tecido.

c) Comparar o sermão de certos pregadores a uma verdadeira prisão.

d) Mostrar que o xadrez se assemelha ao semear.

e) Criticar a preocupação com a simetria do sermão.

QUESTÃO 13 (Descritor: Caracterizar o texto literário barroco e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Barroco

Leia os dois trechos.

Texto 1

Não sei, para que é nascer

Neste Brasil empestado

Um homem branco, e honrado

Sem outra raça.

Terra tão grosseira, e crassa

Que a ninguém se tem respeito

Salvo quem mostra algum jeito

De ser Mulato

Aqui o cão arranha o gato,

Não por ser mais valentão

Mas porque sempre a um cão

Outros acodem

Texto 2

Muita razão tenho eu logo, Deus meu, de esperar que haveis de sair deste sermão arrependido, pois sois o mesmo que éreis, e não menos amigo agora, que nos tempos passados, de vosso nome: Propter nomen tuum. Moisés disse-vos: Ne, quaeso, dicant: “Olhai, Senhor, que dirão”. E eu digo e devo dizer: Olhai, Senhor, que já dizem. Já dizem os hereges insolentes com os sucessos prósperos, que vós lhes dais ou permitis; já dizem que porque a sua, que eles chamam religião, é verdadeira, por isso Deus os ajuda e vencem; e porque a nossa é errada e falsa, por isso nos desfavorece e somos vencidos. Assim o dizem, assim o pregam, e ainda mal, porque não faltará quem os creia.

Foram feitas as seguintes afirmativas sobre os textos:

1 – o primeiro e o segundo textos são atribuídos ao Padre Vieira, por seu tom didático e corretivo;

2 – o primeiro texto é de Gregório de Matos, devido ao uso de ironia e o segundo texto é de Padre Vieira, pelo jogo de idéias presente;

3 – ambos os textos pertencem a Gregório de Matos, que também tratava de questões religiosas em seus textos;

4 – o primeiro texto é de Gregório de Matos devido ao uso do burlesco, enquanto o segundo texto, de Padre Vieira, se vale de sutileza de raciocínio.

5 – o primeiro e o segundo textos são de Gregório de Matos e Padre Vieira, respectivamente, sendo que o primeiro trata mais de questões étnicas e sociais e o segundo de questões religiosas.

Assinale a afirmativa CORRETA.

a) somente as alternativas 2 e 5 estão corretas

b) somente as alternativas 2, 4 e 5 estão corretas

c) somente as alternativa 1 está correta

d) somente a alternativa 2 está correta

e) somente as alternativas 2 e 4 estão corretas.

QUESTÃO 14 (Descritor: Caracterizar o texto literário árcade ou neoclássico e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Arcadismo

O Arcadismo sucedeu ao Barroco, mas preferiu resgatar modelos semelhantes aos do Classismo. Marque a única alternativa que NÃO diz respeito ao estilo árcade:

a) referência constante ao campo

b) religiosidade aparente

c) presença de lemas como “fugere urbem” e “carpe diem”

d) referência aos deuses da mitologia greco-romana

e) presença marcante do bucolismo

QUESTÃO 15 (UFRRJ) (Descritor: Caracterizar o texto literário árcade ou neoclássico e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: poesia árcade

Lira XI

Não toques, minha musa, não, não toques

Na sonorosa lira,

Que às almas, como a minha, namoradas

Doces canções inspira:

Assopra no clarim que apenas soa,

Enche de assombro a terra!

Naquele, a cujo som cantou Homero,

Cantou Virgílio a guerra.

Tomás Antônio Gonzaga. Marília de Dirceu.
Rio de Janeiro: Anuário do Brasil, s/d. p. 30.

Marília de Dirceu apresenta um dos principais traços do Arcadismo. A opção que APONTA essa característica temática, presente no texto, é

a) O bucolismo.

b) A presença de valores ou elementos clássicos.

c) O pessimismo e negatividade.

d) A fixação do momento presente.

e) A descrição sensual da mulher amada

QUESTÃO 16 (Descritor: Caracterizar o texto literário árcade ou neoclássico e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Arcadismo

Na produção literária do Arcadismo, seus autores se preocupavam com uma forma de expressam através da qual pudessem mostrar sua visão de mundo. Assinale a ÚNICA alternativa que CONTÉM uma característica do Arcadismo:

a) a natureza não é importante nessa escola literária

b) utilização de modelos presentes no estilo anterior, o Barroco

c) uso de pseudônimos, como Dirceu e Glauceste. clip_image001

d) referência a temas de cunho religioso

e) construção constante de uma literatura autêntica por meio da referência a locais brasileiros

QUESTÃO 17 (Descritor: Ler a obra dos principais autores brasileiros neoclássicos ou árcades)

Assunto: Arcadismo

Vários autores fizeram parte do movimento árcade no Brasil. Alguns deles tiveram uma participação importante no processo de independência do país. Aponte a opção CORRETA no que se refere ao autor e sua obra:

a) Tomás Antônio Gonzaga – Cartas Chilenas

b) Cláudio Manoel da Costa – Caramuru

c) Santa Rita Durão – Uraguai

d) Basílio da Gama – Vila rica

QUESTÃO 18 (UFV-MG) (Descritor: Caracterizar o texto literário árcade ou neoclássico e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Arcadismo

Sobre o Arcadismo, anotamos:

I. Desenvolvimento do gênero lírico, em que os poetas assumem postura de pastores e transformam a realidade num quadro idealizado.

II. Composição do poema Vila Rica por Cláudio Manuel da Costa, o Glauceste Satúrnio.

III. Predomínio da tendência mística e religiosa, expressiva da busca do transcendente.

IV. Propagação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político, atribuídos a Tomás Antônio Gonzaga.

V. Presença de metáforas da mitologia grega na poesia lírica, divulgando as idéias dos inconfidentes.

Considerando as anotações anteriores, assinale a alternativa CORRETA:

a) apenas I e III são verdadeiras.

b) apenas II e IV são falsas.

c) apenas II e V são verdadeiras.

d) apenas III e V são falsas.

e) todas são verdadeiras.

QUESTÃO 19 (Descritor: Caracterizar o texto literário árcade ou neoclássico e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Poesia de Tomás Antônio Gonzaga

Leia o trecho a seguir:

Enquanto pasta alegre o manso gado,

minha bela Marília, nos sentemos

à sombra deste cedro levantado.

Um pouco meditemos

na regular beleza,

que em tudo quanto vive nos descobre

a sábia Natureza

No trecho acima, de Tomás Antônio Gonzaga, PERCEBE-SE, como características do estilo árcade:

a) a presença de um eu-lírico apaixonado por sua amada

b) o refúgio na natureza e a referência à vida pastoril

c) referência à máxima “Carpe Diem”

d) idealização da amada

e) referência à antiguidade clássica

QUESTÃO 20 (Descritor: Caracterizar o texto literário árcade ou neoclássico e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Características do Arcadismo

A poesia árcade foi concebida no Brasil no século XVIII, época em que o Iluminismo se fez presente. Dentre as afirmações abaixo, NÃO caracterizava a poesia arcádica realizada no Brasil no século XVIII:

a) Procurava-se descrever uma atmosfera denominada locus amoenus

b) A poesia se destinava principalmente ao ataque aos modelos barrocos
c) referência constante às ninfas, remontando ao paganismo grego e romano clip_image001[1]
d) o fingimento poético era recorrente nesse estilo literário

e) a vida pastoril não era referenciada na produção árcade

QUESTÃO 21 (PUC-MG) (Descritor: Caracterizar o texto literário barroco, árcade ou neoclássico e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Barroco x Arcadismo

Texto I

Discreta e formosíssima Maria,

Enquanto estamos vendo claramente

Na vossa ardente vista o sol ardente,

e na rosada face a aurora fria;

Enquanto pois produz, enquanto cria

Essa esfera gentil, mina excelente

No cabelo o metal mais reluzente,

E na boca a mais fina pedraria.

Gozai, gozai da flor da formosura,

Antes que o frio da madura idade

Tronco deixe despido o que é verdura.

Que passado o zenith da mocidade,

Sem a noite encontrar da sepultura,

É cada dia ocaso da beldade.

Gregório de Matos Guerra

Texto II

Minha bela Marília, tudo passa;

A sorte deste mundo é mal segura;

Se vem depois dos males a ventura,

Vem depois dos prazeres a desgraça.

Estão os mesmos deuses

Sujeitos ao poder do ímpio Fado:

Apolo já fugiu do Céu brilhante,

Já foi pastor de gado.

Ah! enquanto os Destinos impiedosos

Não voltam contra nós a face irada,

Façamos, sim façamos, doce amada,

Os nossos breves dias mais ditosos,

Um coração, que frouxo

A grata posse de seu bem difere

A si, Marília, a si próprio rouba,

E a si próprio fere.

Ornemos nossas testas com as flores;

E façamos de feno um brando leito,

Prendamo-nos, Marília, em laço estreito,

Gozemos do prazer de sãos Amores.

Sobre as nossas cabeças,

Sem que o possam deter, o tempo corre;

E para nós o tempo, que se passa,

Também, Marília, morre.

Tomás Antônio Gonzaga

O texto I é barroco; o texto II é arcádico. Comparando-os, só NÃO é correto afirmar que:

a) Os barrocos e árcades expressam sentimentos.

b) As construções sintáticas barrocas revelam um interior conturbado.

c) O desejo de viver o prazer é dirigido à amada nos dois textos.

d) Os árcades têm uma visão de mundo mais angustiada que os barrocos.

e) A fugacidade do tempo é temática comum aos dois estilos.

QUESTÃO 22 (Descritor: Estabelecer relações intertextuais entre tetos literários renascentistas e produções literárias e culturais (filme, artes plásticas, música, propaganda, etc.) de diferentes épocas)

Assunto: intertextualidade

Leia os textos que se seguem:

Texto 1

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;

É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões. Obra completa

Texto 2

É só o amor, é só o amor

Que conhece o que é verdade

O amor é bom, não quer o mal

Não sente inveja

Ou se envaidece...

O amor é o fogo

Que arde sem se ver

É ferida que dói

E não se sente

É um contentamento

Descontente

É dor que desatina sem doer...

É um não querer

Mais que bem querer

É solitário andar

Por entre a gente

É um não contentar-se

De contente

É cuidar que se ganha

Em se perder...

É um estar-se preso

Por vontade

É servir a quem vence

O vencedor

É um ter com quem nos mata

A lealdade

Tão contrário a si

É o mesmo amor...

Legiao Urbana – Monte castelo

A partir da leitura dos dois textos, aponte a afirmativa CORRETA quanto ao recurso intertextual utilizado pelo texto 2:

a) paródia, uma vez que o texto 2 procura se aproveitar do texto 1 de forma tosca e burlesca

b) pastiche, pois há uma colagem por parte do texto 2 em relação ao texto 1

c) citação, sendo que o texto 1 é transcrito para o texto 2

d) paráfrase, pois o texto 1 foi usado no texto 2 com outras palavras

e) plágio. O texto 2 copia o texto 1 literalmente

QUESTÃO 23 (Descritor: Caracterizar o texto literário barroco e o modo de leitura solicitado por ele)

Assunto: Padre Vieira

Leia o seguinte fragmento de um sermão do Padre Antônio Vieira:

A primeira cousa que me desedifica peixes de vós é que comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande (…) Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros. Tão alheia cousa é não só da razão, mas da mesma natureza, que, sendo criados no mesmo elemento, todos cidadãos da mesma pátria, e todos finalmente irmãos, vivais de vos comer.

VIEIRA, Antônio. Obras completas do padre Antônio Vieira: sermões.

Sobre o trecho acima, assinale a alternativa que NÃO corresponde à proposta estética barroca:

a) a utilização da alegoria, da comparação, como recursos oratórios, visando à persuasão do ouvinte

b) a presença do discurso dramático, com uma tendência didática e moralizante próprios da Contra-Reforma.

c) a tentativa de convencer o homem da época, envolvido em práticas e sentimentos comuns ao Renascimento, a retomar o caminho do espiritualismo e dos valores cristãos.

d) o tratamento do tema principal — a denúncia à cobiça humana — através do conceptismo, ou jogo de ideias.

e) culto do contraste, sugerindo a oposição bem/ mal, em linguagem simples, concisa, direta e expressiva da intenção barroca de resgatar os valores greco-latinos.

QUESTÃO 24 (Descritor: Caracterizar o texto literário barroco e o modo de leitura solicitado por ele)

Assunto: poesia gregoriana

Leia os seguintes versos, de Gregório de Matos:

“Senhora Dona Bahia,
nobre, e opulenta cidade,
madrasta dos Naturais,
e dos Estrangeiros madre.”

Nos versos acima, é possível notar

a) uma clara sátira ao clero português, que se evidencia no uso da palavra “madre”

b) um sentimento nativista quando ele separa o que é brasileiro do que é exploração estrangeira

c) um certo deboche em relação à figura do estrangeiro

d) um sentimento de culpa por escrever poesia satírica

e) uma audácia perspicaz em criticar a política local

II. QUESTÕES ABERTAS

QUESTÃO 25 (Descritor: Estabelecer relações intertextuais entre textos literários barrocos e produções literárias e culturais (filme, artes plásticas, música, propaganda, etc.) de diferentes épocas)

Assunto: intertextualidade

Analise a charge a seguir.

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Fonte: revista PIAUÌ_30, março 9.

A religião era um tema presente na literatura barroca. Os jogos intertextuais e a ironia eram características claras.

A partir da leitura da charge, CARACTERIZE o estilo de escrever de Padre Vieira e de Gregório de Matos Guerra.

QUESTÃO 26 (Descritor: Caracterizar o texto literário árcade ou neoclássico e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Arcadismo

Leia o texto a seguir:

Encheu , minha Marília, o grande Jove

de imensos animais de toda a espécie

as terras, mais os ares

o grande espaço dos salobros rios

dos negros, fundos mares

Para sua defesa,

a todos deu as armas, que convinha,

a sábia Natureza

Tomás Antonio Gonzaga foi um dos expoentes da literatura arcádica brasileira. Nesta lira, há características marcantes do Arcadismo.

ESCREVA um pequeno texto explicando essas características.

QUESTÃO 27 (Descritor: Relacionar a visão de mundo barroca às modificações sociais, econômicas, políticas, filosóficas, culturais e tecnológicas da época)

Assunto: Barroco

Na época em que o Barroco surgiu, a Europa e o Brasil passavam por várias situações.

CARACTERIZE essa época apontando, em um pequeno, texto os principais e mais marcantes eventos da época.

QUESTÃO 28 (Descritor: Identificar, em texto literários do Renascimento português, marcas lingüísticas desse estilo de época e seus efeitos de sentido)

Assunto:

Leia o texto a seguir:

Tu só, tu, puro amor, com força crua Estavas, linda Inês, posta em sossego

Que os corações humanos tanto obriga, De teus anos colhendo doce fruito,

Deste causa à molesta morte sua, Naquele engano da alma ledo e cego,

Como se fora pérfida inimiga. Que a fortuna não deixa durar muito,

Se dizem, fero Amor, que a sede tua Nos saudosos campos do Mondego,

Nem com lágrimas tristes se mitiga, De teus fermosos olhos nunca enxuito,

É porque queres, áspero e tirano, Aos montes ensinando e às ervinhas,

Tuas aras banhar em sangue humano. O nome que no peito escrito tinhas.

Os Lusíadas, obra de Camões, exemplificam o gênero épico na poesia portuguesa. Porém, há momentos em que o lirismo toma conta do texto. O episódio de Inês de Castro, do qual o trecho faz parte, é considerado o ponto alto do lirismo camoniano, dentro da narrativa épica.

EXPLIQUE de que forma o lirismo está presente no trecho de Os Lusíadas.

QUESTÃO 29 (Descritor: Reconhecer, em textos literários, as matrizes ideológicas e discursivas do Barroco)

Assunto: Barroco

Padre Antonio Vieira e Gregório de Matos foram grandes nomes da literatura barroca brasileira. Porém, ambos possuem características de estilo diferentes. EXPLIQUE essas diferenças em um pequeno texto.

QUESTÃO 30 (Descritor: Relacionar a visão de mundo neoclássica ou árcade às modificações sociais, econômicas, políticas, filosóficas, culturais e tecnológicas da época)

Assunto: Arcadismo

Analise a propaganda do novo Renault Sandero:

Deixe a emoção falar mais alto. Ou a razão. Tanto faz.

Durante o período em que o Arcadismo se estabeleceu como estilo de época, o modo de ver Deus e o homem mudou. Deu-se, por exemplo, mais espaço ao racionalismo. Houve também uma retomada dos modelos e ideais renascentistas.

RELACIONE a propaganda com o momento histórico e as propostas de pensamento do Neoclassicismo.

QUESTÃO 31 (Descritor: Identificar em texto s literários do Barroco, marcas lingüísticas desse estilo de época e seus efeitos de sentido)

Assunto: poesia gregoriana

Leia os seguintes versos, de Gregório de Matos:

“Senhora Dona Bahia,
nobre, e opulenta cidade,
madrasta dos Naturais,
e dos Estrangeiros madre.”

Gregório de Matos ficou conhecido pela ironia e deboche utilizados em suas sátiras. EXPLIQUE o tom irônico e debochado presente no texto acima.

QUESTÃO 32 (Descritor: Caracterizar Reconhecer a importância do Barroco brasileiro na formação da consciência nacional)

Assunto: Gregório de Matos

Gregório de Matos, poeta baiano do século XVII, era conhecido como boca do Inferno. Em um pequeno texto, EXPLIQUE o porquê dessa alcunha.

QUESTÃO 33 (Descritor: Relacionar características dos textos e obras neoclássicas ou árcades ao contexto histórico-social e à situação de produção, circulação e recepção)

Assunto: Arcadismo

O estilo de época conhecido como Arcadismo ou Neoclassicismo recebeu essas nomenclaturas por razões bem específicas. ESCREVA brevemente sobre tais razões.

QUESTÃO 34 (Descritor: Conhecer o contexto sociocultural em que se desenvolveu a poesia renascentista portuguesa)

Assunto: Classicismo

O Classicismo teve sua origem em Portugal, em um contexto histórico marcantemente favorável à temática abordada nos poemas épicos e nos versos camonianos. EXPLIQUE, com suas palavras, o contexto histórico no qual o Classicismo estava inserido.

QUESTÃO 35 (Descritor: Caracterizar o texto literário árcade ou neoclássico e o modo de leitura por ele solicitado)

Assunto: Arcadismo

Leia o texto que se segue:

Oh! Que saudades

Do luar da minha terra

Lá na serra branquejando

Folhas secas pelo chão

Este luar cá de cidade

Tão escuro não tem aquela saudade

Do luar lá do sertão!

Fonte: música Luar do Sertão. Composição de Catullo da Paixão Cearense.

O texto apresenta uma característica marcante do movimento árcade no Brasil. EXPLIQUE sobre essa característica.

QUESTÃO 36 (Descritor: Reconhecer, em textos literários, as matrizes ideológicas e discursivas do Neoclassicismo ou Arcadismo)

Assunto: Arcadismo

O Neoclassicismo ou Arcadismo dispunha de várias características, dentre elas os lemas “fugere urbem” e “carpe diem”. EXPLIQUE essas características e como elas se relacionam com a produção neoclássica. .

QUESTÃO 37 (Descritor: Caracterizar o texto neoclássico ou árcade e o modo de leitura solicitado por ele)

Assunto: Arcadismo

“Voltaram à baila os deuses esquecidos, as ninfas esquivas, as náiades, as oréades e os pastores enamorados, as pastoras insensíveis e os rebanhos numerosos das bucólicas de Teócrito e Virgílio.”

(Ronald de Carvalho, PEQUENA HISTÓRIA DE LITERATURA BRASILEIRA)

O trecho acima se refere ao Arcadismo. ESCREVA um pequeno texto justificando essa afirmativa.

QUESTÃO 38 (Descritor: Reconhecer a importância do Neoclassicismo ou Arcadismo para a formação da literatura nacional)

Assunto: Arcadismo

Leia o seguinte comentário de Antonio Candido:

“Quando os poetas do Neoclassicismo colocavam ninfas na paisagem brasileira de seus poemas, não estavam simplesmente importando uma mitologia. Esses homens eram ‘muito nacionalistas’, a seu modo: naquela etapa de uma colônia dependente por completo, quiseram demonstrar que aqui também era possível fazer literatura e traduzir nossa realidade à linguagem da cultura”.

SARLO, Beatriz. Antonio Candido: para una crítica latinoamericana. In: ATELO, Raul. Antonio Candido y los estúdios latinoamericanos.

EXPLIQUE, com suas palavras, a relação existente entre o comentário de Antonio Candido com o movimento árcade brasileiro.

QUESTÃO 39 (Descritor: Relacionar a visão de mundo neoclássica ou árcade às modificações sociais, econômicas, políticas, filosóficas, culturais e tecnológicas da época).

Assunto: Arcadismo

O poema “O Uraguai”, escrito por Basílio da Gama, retrata um evento histórico marcante na história da igreja católica e dos índios americanos. ESCREVA brevemente sobre esse evento.

QUESTÃO 40 (Descritor: Identificar em textos literários do Barroco, marcas lingüísticas desse estilo de época e seus efeitos de sentido)

Assunto: Barroco

O Conceptismo e o Cultismo foram características marcantes do estilo barroco. Padre Antonio Vieira usava mais o Conceptismo, enquanto Gregório de Matos usava o Cultismo. EXPLIQUE de que forma cada um dos autores acima citados utilizavam as referidas características.

GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS

QUESTÃO 01

A

QUESTÃO 13

B

QUESTÃO 02

B

QUESTÃO 14

B

QUESTÃO 03

E

QUESTÃO 15

B

QUESTÃO 04

A

QUESTÃO 16

C

QUESTÃO 05

C

QUESTÃO 17

A

QUESTÃO 06

C

QUESTÃO 18

D

QUESTÃO 07

C

QUESTÃO 19

B

QUESTÃO 08

C

QUESTÃO 20

B

QUESTÃO 09

C

QUESTÃO 21

A

QUESTÃO 10

C

QUESTÃO 22

B

QUESTÃO 11

B

QUESTÃO 23

E

QUESTÃO 12

E

QUESTÃO 24

B

GABARITO DAS QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÃO 25

Padre Antônio Vieira intentava, através dos seus sermões, fazer com que o homem de sua época se voltasse mais para Deus. É comum ver em seus sermões referências bíblicas, sobretudo em latim, língua utilizada pelo clero nos serviços religiosos. Gregório de Matos era irônico, satírico e corrosivo. Muitos de seus textos apresentam a ironia como característica, a partir de algum modelo por ele utilizado, como a Bahia, por exemplo.

QUESTÃO 26

No texto de Tomás Antônio Gonzaga, vemos a referência à mitologia greco-romana (Jove ou Júpter) e à natureza e do campo, como refúgio das inquietações da cidade.

QUESTÃO 27

O mundo europeu e o Brasil estavam envolvimentos em vários eventos significativos para o surgimento do Barroco. A igreja católica passava por problemas com a Reforma protestante, e resolveu instituir a Contra-Reforma, movimento do qual Padre Antônio Vieira participou. No Brasil, o tratamento dado por Portugal à colônia gerava um sentimento de revolta aos seus habitantes, dentre os quais estava presente Gregório de Matos.

QUESTÃO 28

Nesta parte da narrativa épica, o lirismo se manifesta através da exaltação e personificação do Amor, mesmo diante da tragédia da amada Inês.

QUESTÃO 29

Padre Antônio Vieira era um exímio pregador. Sua oratória era formidável e capas de prender qualquer ouvinte. Ele se valia de uma retórica apurada e sagaz, abusando das comparações e alusões. Gregório de Matos tinha uma inclinação mais para a crítica, para a sátira. Sua linguagem era corrosiva e destrutiva, repleta de metáforas.

QUESTÃO 30

O Arcadismo se manifestou em uma época em que os valores e modelos renascentistas foram retomados. O Antropocentrismo, o paganismo e outras características próprias do Classicismo foram resgatados e incorporados à produção árcade ou neoclássica. Com o Iluminismo, a razão passou a ser novamente postulada na época, reforçando a idéia de que o homem é o centro de tudo.

Na propaganda, vemos o paradoxo existente entre a emoção e a razão. No texto, ambos os sentimentos são permitidos, cada um com seu próprio aproveitamento: compre o carro movido pela emoção, pois ele o atraiu; compre pela razão, pois é sensato ter um carro assim.

QUESTÃO 31

Gregório de Matos era brasileiro e estava atento aos eventos que o circundavam. Como o Brasil ainda era colônia de Portugal, eram comuns os portugueses usarem e abusarem da colônia. A Bahia, região onde morava o escritor foi criticada por Matos por acolher bem os estrangeiros e tratar mal os seus “filhos”. É claro que, metonimicamente, a Bahia representa seus governantes.

QUESTÃO 32

Gregório de Matos era conhecido como “Boca do inferno” por fazer críticas ferrenhas aos políticos de sua época, sobretudo aos políticos baianos, a ao clero. Geralmente, seus textos eram usados para ridicularizar figuras públicas e ironizar o comportamento da sociedade que o rodeava.

QUESTÃO 33

O termo Neoclassicismo remete à palavra ‘neo’, que em grego quer dizer novo, e a classicismo, ou seja, o movimento literário do século XVI. Chama-se Neoclassicismo por retomar os mesmos modelos e ideais do Classicismo. O nome Arcadismo remete à Arcádia, região grega de pastores. Este nome foi atribuído ao estilo literário recorrente no século XVIII por composições com referências constantes ao campo, ao bucólico e à vida pastoril.

QUESTÃO 34

Portugal passava por importantes transformações, juntamente com a Europa. A época era favorável às transações comerciais, o que fez com que as viagens marítimas fossem mais freqüentes. O Mercantilismo se fortaleceu nesse período e a Burguesia crescia como classe, favorecendo a expansão das expressões artísticas. Também houve uma mudança na maneira de ver o homem, que passa a ser mais valorizado e tido como o centro de tudo.

QUESTÃO 35

A característica a que se refere o texto é o locus amoenus, ou seja, a vida bucólica no campo. A cidade, que agora passa a ser movimentada e cheia de pessoas, deixa de ser um lugar tranqüilo e o campo é o único lugar onde a paz pode ser alcançada.

QUESTÃO 36

A expressão “fugere urbem” diz respeito à fuga da cidade a ida para o campo, como lugar idealizado para se viver. “Carpe diem” quer dizer “viva o dia”, “viva o momento”, pois a vida é efêmera e deve ser aproveitada em toda sua plenitude.

QUESTÃO 37

A referência a ninfas, náiades, oréades, pastores e rebanhos são características marcantes na poesia neoclássica, ou seja, a referência à mitologia greco-romana e à vida no campo.

QUESTÃO 38

O Arcadismo no Brasil surgiu em meio a ideais políticos e literários. O Brasil ainda era colônia de Portugal, mas vinha perdendo sua força. Tanto um desejo de liberdade política como literária era almejada. Escritores árcades como Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa se esforçaram para alcançar os dois ideais, tanto que se envolveram na conhecida Inconfidência Mineira e na divulgação de obras literárias.

QUESTÃO 39

“O Uraguai” narra as lutas dos índios de Sete Povos das Missões, no Uruguai, contra o exército espanhol, que foi enviado para levar a cabo o Tratado de Madri. A narrativa ainda mostra as discrepâncias culturais existentes entre índios e brancos europeus. É importante resaltar que a imagem dos jesuítas, padres enviados para catequizar os índios, é denegrida, tornando-os vilões aos olhos do leitor, enquanto o índio é tido como puro, bom e valoroso.

QUESTÃO 40

Padre Antônio Vieira utilizava mais o Conceptismo, ou seja, o jogo de conceitos. Ele utilizava a linguagem retórica, com perguntas sem resposta, paradoxos, alusões, alegorias e comparações. Seu raciocínio era rápido e sagaz. Gregório de Matos utilizava o Cultismo nas metáforas, nos neologismos, nas hipérboles. Sua linguagem era extremamente culta.

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