Questão de Literatura sobre lírica camoniana


No exercício de hoje vamos discutir um pouco a respeito da presença da religiosidade na lírica camoniana. Como se sabe, Camões é um dos maiores escritores da literatura mundial. Tenho reiteradamente falado sobre ele nas minhas aulas de literatura e abordo o fato de que quem deseja ir bem nas provas de literatura que aparecem nos vestibulares específicos como o da Fuvest, precisam estudar com material de qualidade como os que tenho publicado aqui, mas também usando os recursos de mídia como as aulas em vídeo do Descomplica.

Literatura de Camões

QUESTÃO 01 (Descritor: Refletir sobre a presença da religiosidade cristã dentro da lírica camoniana, no momento antropocêntrico da renascença.)
 
Nível de dificuldade: fácil.

Assunto: Camões lírico e religiosidade cristã.

Leia os textos a seguir.

Texto 1

Sete anos de pastor Jacó servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
E a ela só por prêmio pretendia.
Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando-se com vê-la;
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe dava Lia.
Vendo o triste pastor que com enganos
Lhe fora assi negada a sua pastora,
Como se a não tivera merecida,
Começa de servir outros sete anos,
Dizendo: – Mais servira, se não fora
Para tão longo amor tão curta a vida!
CAMÕES, Luís Vaz de. “Sete anos de pastor Jacó servia”. In Lírica. 16. ed. São Paulo: Cultrix, 1996, p.108.
Texto 2
Gênesis 29, 16-30
16 Ora, Labão tinha duas filhas: a mais velha se chamava Lia e a mais nova Raquel. 17 Os olhos de Lia eram meigos, porém, Raquel tinha um belo porte e um lindo rosto.18 E Jacó amou Raquel. Então Jacó disse a Labão: “Eu o servirei durante sete anos em troca de tua filha menor, Raquel”. 19 Labão respondeu: “É melhor dá-la a você que a outro qualquer. Fique comigo.”
20 Jacó serviu sete anos por Raquel, e estava tão apaixonado que os anos lhe pareceram dias. 21 Depois Jacó disse a Labão: me dê minha mulher para que eu viva com ela. 22 Então, Labão reuniu todos os homens do lugar e lhes ofereceu um banquete. 23 À noite, pegou sua filha Lia e a levou para Jacó. E Jacó dormiu com ela. 24 E Labão deu sua serva Zelfa como serva para sua filha Lia. 25 NA manhã seguinte, Jacó descobriu que era Lia e disse a Labão: “O que você fez comigo? Não foi por Raquel que eu o servi? Por que você me enganou?” 26 Labão respondeu: Em nossa região não é costume que a mais nova se case antes da mais velha. 27 Termine esta semana de núpcias, e eu lhe darei também a outra em troca do serviço que você me fará durante outros sete anos.
28 Jacó aceitou. Terminou sua semana de núpcias, e Labão lhe deu sua filha Raquel como mulher. 29 Labão deu sua serva Bala como serva para sua filha Raquel. 30 Jacó uniu-se a Raquel, e amou a Raquel mais do que a Lia. E serviu na casa de seu tio outros sete anos.

BÍBLIA SAGRADA – Edição Pastoral. São Paulo: Paullus, 1990, p. 41
Agora, analise as afirmativas:

I. Em meio à efervescência antropocêntrica do Renascimento, o Texto 1 tem como fonte o texto 2, bíblico, num movimento intertextual.
II. Nos sonetos, o poeta negava o uso da mitologia Greco-latina, abrindo espaço para a religiosidade cristã.
III. Camões, com a linguagem poética presente no soneto, enfatiza a história amorosa vivida por Jacó.

Está(ão) CORRETA(S):
 
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e III.
d) apenas I.
e) I, II e III.

Resposta: B

Nenhum comentário :

Postar um comentário