Esta é uma lista com o gabarito dos exercícios de literatura que publiquei recentemente aqui. você pode acessar o artigo com as questões clicando neste link. Todas as respostas são apenas sugestões para melhor ajudar aqueles que estão se preparando para o Enem. Falei lá no artigo que outra maneira bastante eficaz de estudar é por meio de aulas em vídeo e que a melhor opção é o Descomplica hoje em dia. Me perguntam se o Descomplica é bom e posso garantir, como professor e assinante, que é uma verdadeira mina de ouro o conteúdo dali.
GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS
* Questões objetivas com comentários e propostas de extensão.
QUESTÃO 01 | D | | QUESTÃO 13 | E * |
QUESTÃO 02 | D * | | QUESTÃO 14 | D |
QUESTÃO 03 | B * | | QUESTÃO 15 | A * |
QUESTÃO 04 | E * | | QUESTÃO 16 | C |
QUESTÃO 05 | D | | QUESTÃO 17 | B |
QUESTÃO 06 | B | | QUESTÃO 18 | C * |
QUESTÃO 07 | D | | QUESTÃO 19 | C |
QUESTÃO 08 | C * | | QUESTÃO 20 | B |
QUESTÃO 09 | C | | QUESTÃO 21 | C* |
QUESTÃO 10 | E * | | QUESTÃO 22 | B |
QUESTÃO 11 | D | | QUESTÃO 23 | E |
QUESTÃO 12 | A | | QUESTÃO 24 | B * |
ALGUMAS QUESTÕES OBJETIVAS COMENTADAS
QUESTÃO 02
Literatura é apenas uma arte criativa de escrever, os textos são fictícios e devem ser entendidos apenas como fruto da imaginação do autor. *Existem textos literários históricos, os textos podem apresentar contextualidade explícita, existe a chamada verossimilhança.
QUESTÃO 03
O item b é uma descrição do estado de espírito do personagem diante da gente do lugar.
QUESTÃO 04
Na metalinguagem, o conteúdo do texto é a discussão da forma do texto, ou seja, utiliza-se a poesia para discutir poesia. Em todas as alternativas, ocorre metalinguagem, exceto na E.
QUESTÃO 08
O trecho do soneto de Camões, aqui considerado, é totalmente de versos decassílabos, sem variação na métrica poética.
A / mor / é / fo / go / que ar / de / sem / se / ver / 10
é / fe / ri / da / que / dói, / e / não / se / sen / te 10
A métrica poético-silábica é diferenciada da regra comum gramatical.
Conta-se até a última tônica do verso, dado a sobressair-se sonoramente.
Os encontros vocálicos entre as palavras são fonemas aglutinados durante a declamação do verso.
No secundo verso, só não houve aglutinação do i / e por causa da vírgula, que continua valendo como uma pausa na leitura, não havendo a aglutinação durante a declamação.
As duas primeiras estrofes chamam-se quartetos e não quintetos (quatro versos ou linhas poéticas) e apresentam rima emparelhada (com versos que apresentam finais semelhantes dois a dois), e rima interpolada no primeiro e último verso, sendo ABBA ABBA;
QUESTÃO 10
Neste caso específico o leitor e autor cooperam entre si, e, dentro da interpretação do leitor houve uma influência marcante do autor, havendo associação comum de idéias.
QUESTÃO 13
Contraponto:
a) Surgiram na França e na Inglaterra derivadas das canções de gesta e de poemas épicos medievais.
c) Eram impregnadas de elementos mitológicos, assim como a narrativa poética da epopéia.
d) Entre as histórias mais conhecidas do "ciclo arturiano", está A Demanda do Santo Graal que reúne dois elementos fundamentais da Idade Média quando coloca a Cavalaria a serviço da Religiosidade e acontece o triângulo amoroso de Arthur, Guinevere e Lancelote.
e) Além das novelas do ciclo arturiano, merecem destaque também "José de Arimatéia" e "Amadis de Gaula".
QUESTÃO 15
Contraponto:
b) O assunto capital do poema é a guerra de Tróia, mas não a narra por completo.
c) O termo "Ilíada" é a forma portuguesa do grego "Iliás", vindo pelo latim da Ásia Menor.
d) Divide-se a obra em 24 cantos, contendo 15.000 versos hexassílabos.
e) No 2º ano desse conflito, começou a inimizade entre Agamenon e o guerreiro Aquiles.
QUESTÃO 18
Nas cantigas de maldizer, o nome da pessoa criticada consta, o texto é propositadamente ambíguo, contribuindo para sua jocosidade, havendo uso de termos grosseiros.
QUESTÃO 21
Contrapontos:
a) Durante o Trovadorismo, ocorreu a união entre a poesia e a música.
b) As mais importantes cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
d) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino, visto não ser dado à mulher, naquela época, estudar.
e) Nas cantigas de escárnio e maldizer, havia a crítica a personalidades e acontecimentos.
QUESTÃO 24
Contrapontos.
a) o principal tema da poesia lírica é o amor;
c) não há teatro. O texto dramático teatral surge no Humanismo, escola literária posterior.
d) as novelas são narrativas que envolvem religião, costumes e fatos históricos;
e) entre a poesia lírica (cantigas) e épica (prosa poética narrativa) havia diferença na metrificação e rima.
Nenhum comentário :
Postar um comentário