Exercício de interpretação – Educação Sexual


Exercícios de interpretação sempre foram importantes no contexto escolar, mas nos últimos anos os alunos perceberam que se não dominassem a capacidade de ler um texto e tirar dele os sentidos que o autor desejava dar às palavras, dificilmente obteriam êxito nas avalaições. Isso porque com o Enem confirmou-se que os estudantes precisam da habilidade de ler o que está explícito num texto e também deveriam ser capazes de ler os sentidos implícitos. Neste exercício você precisará usar todas as suas habilidades nesse campo de conhecimento.

 

Guia do participante do Enem

UM SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL

A proposta de educação sexual nos currículos da escola de ensino médio é uma idéia que surge mais fortemente agora no Brasil. Um dos argumentos a favor da implantação da educação sexual nas escolas é o grande número de gestações na adolescência e o problema da Aids. Entretanto, não se observa redução nem no número de gestações indesejadas nem nas doenças sexualmente transmissíveis onde a educação sexual foi adotada como solução para este problema.

Nos Estados Unidos, a educação sexual foi considerada como a solução e a implantação dos programas aconteceu intensamente; no entanto, os resultados são deploráveis.

Por que a educação sexual tal como foi implantada não é a solução? O desastre começa no próprio conceito. A educação sexual apresentada não toma como base valores morais, e se orienta para a informação restrita de contracepção e prevenção de doenças.

Isso não é educação sexual. Educação sexual é parte de algo mais complexo na vida do ser humano, e por isso não se pode restringir à informação sobre anatomia e fisiologia, ensino de meios contraceptivos e prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Educação sexual é antes de tudo educação de valores, educação do verdadeiro amor, amor de doação, incluindo-se a sexualidade. [....]

É preciso que além de uma sólida base filosófica de valores exista a parceria com os pais. Cabe aos pais dar um conjunto de valores sólidos, ensinados por palavras e exemplos.

O mundo virou uma grande feira de sexo, com explosão de adultério, divórcio, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, aborto, prostituição, pornografia, estupro, perversão e gravidez na adolescência. O fortalecimento da autoridade dos pais, conferida por Deus e alimentada pela experiência, é uma exigência urgente que pode reverter esse quadro.

Um programa de educação sexual nos moldes pretendidos não trará benefício algum, pelo contrário, irá exacerbar a já muito forte sexualidade dos jovens e direcioná-la para fins não legítimos. E qual é a solução? Certamente não será um programa de educação sexual visando à prevenção de doenças ou de gravidez como está sendo pretendido.

Um programa de educação sexual encontra a sua essência na proposta de vida regida pela castidade. Não tenhamos medo desta palavra. Educar para o amor é educar para a castidade, solução para uma vida de amor pleno. Praticar sexo seguro é esperar até o casamento, e viver o casamento na fidelidade. Por isso o valor da castidade nos planos religioso e psicológico deve ser ensinado aos jovens. Todo projeto de educação sexual deve ter como núcleo a castidade, enfatizada na sua relação com o amor e apresentada em seu significado mais profundo.

Maria Judith Sucupira da Costa Lins O Globo, 23/7/99

01. O título do texto, um sentido para a educação sexual, refere-se a(o):

( ) novo posicionamento da autora do texto diante da educação sexual presente nos currículos das escolas;
( ) novo direcionamento da educação sexual dirigido ao combate à gravidez precoce e à Aids;
( ) orientação de educação sexual preferencialmente regida por valores médicos;
( ) condução da educação sexual nas escolas com a ajuda das palavras e exemplos dos pais e mestres;
( ) moderna concepção de educação sexual, apoiada na castidade, fidelidade matrimonial, uso de preservativos e prevenção da Aids.

02. ''A proposta de educação sexual nos currículos da escola de ensino médio é uma idéia que surge mais fortemente agora no Brasil.''; o que NÃO se pode inferir desse segmento do texto é que:

( ) a mesma idéia já surgiu anteriormente no Brasil;
( ) a educação sexual referida tem por objetivo os jovens;
( ) a educação sexual já foi implantada fora do ensino médio;
( ) a educação sexual referida ainda não foi implantada;
( ) a proposta de educação sexual é recente considerada a data de publicação do texto.

03. ''Um dos argumentos a favor da implantação sexual nas escolas é o grande número de gestações na adolescência e o problema da Aids.''; daí se pode dizer que:

( ) apesar da implantação da educação sexual, a Aids e as gestações na adolescência continuarão preocupando;
( ) se não houvesse grande número de gestações na adolescência e preocupações com a Aids, a educação sexual não seria implantada;
( ) o grande número de gestações na adolescência tem íntimas relações com o problema da Aids;
( ) o fundamento da implantação da educação sexual é de base moral;
( ) a preocupação demonstrada pelos autores da proposta se centraliza na saúde do adolescente.

04. A ''contracepção'' citada na última linha do terceiro parágrafo refere-se a:

( ) sistema de proteção a adolescentes grávidas;
( ) métodos para evitar a fecundação;
( ) processos abortivos;
( ) técnicas médicas de controle da libido;
( ) tratamento de combate a doenças sexuais.

Veja outros exercícios de interpretação bem como artigos que falam das habilidades necessárias para fazer bem a interpretação de um texto clicando aqui.

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