Falar de leitura de livros nos dias em que vivemos é muito complicado, pois as crianças, hoje são embaladas pela onda da tecnologia que oferece coisas extraordinárias aos olhos humanos. Uma série de opções são apresentadas a elas com a permissão dos pais e professores. Como por exemplo, temos os videogames, desenhos animados, computadores, internet, DVDs, jogos, filmes, etc. Mas escola tem a responsabilidade de ensinar a criança a ler e também despertar-lhe o gosto pela leitura. Esta é uma tarefa difícil, mas não impossível.
Muitas vezes além de toda essa tecnologia, temos também as principais responsáveis pela pouca vontade de ler dos aluno que são as atividades escolares como: preencher fichas de interpretação, fazer resenhas, responder questionários ou , ainda, preparar-se para uma prova.
A leitura é muito importante, pois além de ser o veículo eficaz contínuo de aprendizagem, também auxilia o desenvolvimento harmonioso da personalidade. É um instrumento de educação, proporciona condições de formar espíritos críticos, e é uma fonte de crescimento interior. Ler não é apenas instruir, mas divertir e enriquecer.
“A leitura só se implanta se estiver associada ao prazer, à arte, de modo que o receptor sinta – se envolvido e motivado por ela, tendo também contato com as formas de comunicação mais elaboradas que caracterizam a arte em geral” (Ponde, Glória Maria)
Aos professores deve despertar em si mesmos o prazer pela leitura para que possa haver um vínculo entre eles e a atividade proposta. Devem ler para seus alunos, mesmos ainda não alfabetizados, pois ouvindo as histórias, eles irão fazer interessante viagem ao mundo da leitura e entenderão que ler é muito mais do que ler com os olhos, é conhecer o mundo.
Há uma fragilidade no sistema educacional brasileiro e a inexistência de medidas mais amplas e eficazes no sentido de promover a cultura e, por extensão, a leitura, ainda relega o livro à condição de artefato de luxo a ser reverenciado por ser raro. Os caminhos para a inversão desse estado de coisas podem ser abertos por aqueles que vêem na escola e na biblioteca, por exemplo uma possibilidade de acesso à leitura.
Cabe aos professores e bibliotecários a responsabilidade de despertar nos alunos este gosto pelos livros através, inclusive, das brincadeiras (veja como clicando aqui).
Entre as muitas responsabilidades do Bibliotecário, destacam –se:
a) Orientar e incentivar o uso dos livros e demais materiais existentes;
b) Transformar a Biblioteca num lugar atrativo e agradável. Evitar que seja usada como lugar de castigo.
“O leitor é a própria razão de ser de toda a Biblioteca, sem sua presença, a função desta ficaria reduzida a um mero depósito de livros.”
Gaston Litton
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