Lista de exercícios de análise sintática com gabarito


Neste artigo você encontrará uma lista de exercícios de análise sintática com gabarito enfocando, inicialmente o sujeito e o predicado. Eles são considerados os termos essenciais da oração e neles estão contidos os outros elementos como os complementos verbais, predicativos, adjuntos adnominais. Em seguida vamos fazer outros exercícios sobre termos associados ao nome e muitos outros que são originais e também adaptados dos principais vestibulares. Ainda que não seja o foco do Enem 2016 cobrar o conteúdo da Gramática Normativa, compreender as relações entre as palavras no enunciado contribui para uma correta interpretação do mesmo. Isso eu descobri antes mesmo de ver este excelente vídeo sobre como aprender Português de forma rápida e prática sem focar naquilo que não cai nos concursos.
 
imagem-5 atividades de Análise Sintática com exercícios
 
A Análise sintática é muito criticada porque para entendê-la é preciso estudar muito e são muitas regras… muitas exceções… nem sempre também é fácil justificar algumas regras e, pelo menos no meu caso, a preferência por uma estrutura ou outra é simplesmente o gosto pessoal. mas tudo isso não é desculpa para estudar. Falo para meus alunos que estas dificuldades não existiriam se eles estudassem Português assim como estudam Química ou Matemática. Dito isso, vamos aos exercícios.
 
 
Guia do participante do Enem
 

Índice de exercícios de análise sintática

 
I - Exercícios de sujeito e predicado
II - Termos associados ao verbo
III - Termos associados ao nome
 
Lista de exercícios com gabarito

I - Exercícios sobre Sujeito e predicado

 
1. Nas frases que seguem, transcreva o sujeito do verbo destacado:
 
I) "Iam desaparecendo os convidados." (Aluízio de Azevedo)
II) "Barbosa tinha hábitos horríveis." (Murilo Rubião)
III) "Causou grande impressão a narrativa de Armando sobre os últimos momentos do homem." (Aluízio de Azevedo)
IV) "Ali naquele barranco crescem no árido as samambaias." (Monteiro Lobato)
V) "Era um casarão sombrio a casa da fazenda." (Monteiro Lobato)
 
2. Analise o sujeito das frases que vêm a seguir, de acordo com o seguinte código:
a) sujeito determinado simples
b) sujeito determinado composto
c) sujeito indeterminado
d) sujeito inexistente
e) sujeito determinado elíptico
 
I)( ) "Todos conhecem o Maridinho." (Érico Veríssimo)
II)( ) "Vitor e Venancinho saíam aos domingos com o pai." (Érico Veríssimo)
III)( ) "Ninguém sairia mais daquela mesa." (Érico Veríssimo)
IV)( ) "O cacto tombou atravessado na rua, Quebrou os beirais do casario fronteiriço, Impediu o trânsito de bondes, animais, carroças, Arrebentou os cabos elétricos e durante vinte e quatro horas privou a cidade de iluminação e energia: Era belo, áspero, intratável." (Manuel Bandeira)
V)( ) "Em Ouro Preto alvoreceu a nossa arte nas igrejas e esculturas do Alejjadinho." (Manuel Bandeira)
VI)( ) "Dizem telegramas de S. Paulo que foi ali achado, em certa casa que se demolia, um esqueleto algemado." (Machado de Assis)
VII)( ) Alvoreceu em Brasília com chuva fina e vento frio.
VIII)( ) Ontem, na praça central da cidade, falaram absurdos sobre a atual administração do município.
 
3. (VUNESP-SP) Leia o que preceitua Celso Cunha sobre o sujeito indeterminado:
Algumas vezes o verbo não se refere a uma pessoa determinada, ou por se desconhecer quem executa a ação, ou por não haver interesse no seu conhecimento. Dizemos, então, que o sujeito é indeterminado.
Nova gramática do Português contemporâneo
Observe, agora, o trecho a seguir:
Chegaram alguns homens e levaram o nosso pai e a nossa mãe. Alegaram problemas de segurança nacional. A partir daquele dia, quebraram-se os nossos sonhos e as nossas esperanças, e ficamos órfãos de pais vivos. Dizem que a esperança é a última que morre. Acho que, para nós, foi a primeira a se ausentar.
L. C. Oliveira
Segundo o que preceitua Celso Cunha, o sujeito é indeterminado, no trecho dado, na oração construída com a forma verbal:
 
a) chegaram
b) alegaram
c) quebraram-se
d) ficamos
e) dizem
 
4.
Primeiro me bateram com as mãos e em seguida com cassetetes, principalmente nas mãos. Molharam-me todo, para que os choques elétricos tivessem mais efeito. Pensei que fosse então morrer. Mas resistia e resisti também às surras que me abriram um talho fundo em meu cotovelo. Na ferida um sargento e um cabo enfiaram um fio. Obrigaram-me então a aplicar choques em mim mesmo e em meus amigos (...)
Lygía Fagundes Telles. As meninas - fragmento adaptado
 
A propósito desse trecho, só não é correta uma das alternativas abaixo. Assinale-a.
 
a) O sujeito de bateram e molharam é indeterminado.
b) O sujeito de obrigaram é determinado oculto.
c) O sujeito de enfiaram é determinado composto.
d) O sujeito de abriram é indeterminado.
e) O sujeito de resistia e resisti é o mesmo: determinado oculto.
 
5. Leia o trecho que segue:
"Ninguém sabia donde viera aquele homem. O agente do correio pudera apenas informar que acudia ao nome de Raimundo Flamel, pois assim era subscrita a correspondência que recebia. E era grande. Quase diariamente, o carteiro lá ia a um dos extremos da cidade, onde morava o desconhecido, sopesando um maço de cartas vindas do mundo inteiro, grossas revistas em línguas arrevesadas, livros, pacotes... Quando Fabrício, o pedreiro, voltou de um serviço em casa do novo habitante, todos na venda perguntaram-lhe que trabalho tinha sido determinado. Vou fazer um forno, disse o preto, na sala de jantar."
Sob o ponto de vista semântico (ou do significado) referem-se ao mesmo termo os sujeitos dos verbos:
 
a) viera, acudia, recebia, morava
b) era subscrita, recebia, era, sopesando
c) ia, morava, sopesando, voltou
d) voltou, tinha sido determinado, vou fazer, disse
e) viera, acudia, recebia, era
 
6. Leia a frase a seguir e assinale a alternativa correta.
Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lugar lhe vêm.
a) O sujeito de vende e tem, do ponto de vista do sentido, é diferente.
b) Cabritos, estando no plural, não pode estar funcionando como sujeito de vende.
c) O sujeito de vêm é igual ao de tem.
d) O sujeito de vêm é indeterminado.
e) De algum lugar é um sujeito indeterminado.
 
7. Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta.
O garoto foi maltratado pelo pai inúmeras vezes, sempre de maneira muito cruel. 0 vizinho, um alemão de dois metros de altura e com forte sotaque, sabia do fato, mas não denunciava às autoridades, pois temia uma reação violenta do pai do garoto, uma pessoa imprevisível. Certa vez, em pleno carnaval, discutiram de maneira tão violenta, que uma viatura da polícia chegou a intervir. Nada aconteceu, porquanto um dos policiais era amigo do pai do garoto. Dois anos depois, o garoto fugiu de casa e não se obteve mais notícia do caso.
a) Em pois temia uma reação violenta, a elipse do sujeito gera uma ambiguidade. Não se sabe quem temia: o garoto ou o alemão.
b) A ação de temer em pois temia uma reação violenta pode ser atribuída apenas ao garoto, pois era ele quem apanhava do pai.
c) A elipse do sujeito em discutiram de maneira violenta não gera ambiguidade, pois o pai discutia apenas com o garoto.
d) Em discutiram de maneira violenta temos uma ambiguidade, pois o sujeito do verbo discutir é indeterminado, já que está na 38 pessoa do plural.
e) A elipse do sujeito em discutiram de maneira violenta deixa a frase com duplo sentido: Quem discutiu? O pai e o garoto ou o pai e o alemão?
 
8. Leve em consideração o seguinte diálogo:
Mãe:
- Ronaldinho, onde está a bexiga de seu irmão?
O garoto:
- Mãe, a bexiga estourou!
O pai:
- Mentira, Ronaldinho, você estourou a bexiga, eu vi.
O garoto elabora uma construção sintética com a intenção de livrar-se da responsabilidade pelo ocorrido. Assinale a alternativa em que isso não ocorre.
 
a) O filho para o pai: - O carro bateu, pai.
b) O comerciante para o freguês: - O açúcar aumentou, senhora.
c) O prefeito para o povo: - O imposto subiu, senhores e senhoras.
d) O sobrinho para o tio: - O disco riscou, tio!
e) O funcionário para o chefe: - Estraguei a máquina, chefinho.
 
9. (UEL-PR) Leia o fragmento a seguir.
Foi impossível a venda do terreno (a), mas eles deixaram os documentos (b) lá porque precisavam de uma cópia autenticada (c), que seria feita por um funcionário (d), assim que eles fechassem o expediente (e).
É sujeito de uma oração o segmento assinalado com a letra:
 
a) (a)
b) (b)
c) (c)
d) (d)
e) (e)
 
10. Assinale a alternativa em que a elipse do sujeito do verbo destacado provoca ambiguidade.
 
a) Pai e filho viajavam para descansar e apreciar a paisagem.
b) Tu me insultaste porque estavas nervoso.
c) O pai deu a mão ao filho para não se perder na multidão.
d) A mãe agarrou-se ao filho para não se afogarem.
e) Professores e alunos saíram em passeata para protestar.
 
Lista de exercícios com gabarito

 

II - Exercícios sobre termos associados ao verbo

 
1. Observe a frase:
 
O mal-educado rasgou_______na cara do entregador.
 
Dentre as alternativas que seguem, existe uma em que o termo transcrito não serve para preencher o espaço vazio na função de objeto direto do verbo anterior. Assinale-a:
 
a) o bilhete
b) a folha
c) o cartão
d) o recado
e) o desprezo
 
2. Dê a função do termo em destaque, de acordo com o seguinte código:
 
a) objeto direto
b) objeto direto preposicionado
c) objeto indireto
 
I) ( ) O poder de alterar a constituição não compete ao Governador.
II) ( ) Os atores sacaram das espadas simultaneamente.
III) ( ) Os noivos receberão os convidados no salão de festas da igreja.
IV) ( ) A melhora na qualificação abriu a oportunidade para os frequentadores do curso.
 
3. Suponha uma estrutura sintética com os seguintes termos:
 
sujeito agente + verbo transitivo direto + objeto direto
 
Assinale a alternativa que não,preenche adequadamente esse modelo dado:
 
a) Sobrou bebida na festa.
b) O vento abriu a porta.
c) O jornal deu a notícia.
d) Certas frutas mancham roupas.
e) O guarda-roupa abrigava cupins.
 
4. Considere os três enunciados:
 
I) Bons resultados dependem de empenho.
II) O manifesto do partido ofendia a todos os políticos da oposição.
III) Hoje em dia, o comércio teme o ataque dos Procons.
 
Há objeto indireto em:
 
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e III.
e) apenas II e III.
 
5.
 
I) Aos convidados entregaram programas das atividades futuras.
II) Aos convidados agrediram com palavras obscenas.
 
Sobre o termo aos convidados é correto dizer que:
 
a) Em ambos os enunciados tem o mesmo sentido e a mesma função sintética.
b) Em I é objeto indireto, em II é objeto direto preposicionado.
c) Em I é o destinatário da ação; em II, o agente.
d) Em I é objeto direto preposicionado; em II, objeto indireto.
e) Em I está associado a um verbo transitivo direto; em II, a um transitivo indireto.
 
6. O anúncio publicitário de um cartão de crédito estimula o consumidor a consumir, sem complexo de culpa, sob o argumento de que os gastos feitos serão recompensados com vantagens e prémios oferecidos pelo cartão.
 
Veja um trecho:
 
A RITA É A MAIOR GASTADEIRA... QUANDO O MARIDO RECLAMA, ELA DIZ QUE COMPRAS COM CREDICARD SIGNIFICAM MILHAGENS. O GUTO TAMBÉM GASTA BEM...
Revista Exame VIP, julho de 2000, pág. 61.
 
Sobre esse trecho, observe os comentários:
 
I) O objeto de gasta está implícito no próprio texto, pois retoma um termo já enunciado anteriormente.
II) O objeto é dinheiro e sabemos disso por causa do nosso conhecimento de mundo.
III) Quando se usa o verbo gastar em frases como a que vem no texto, o objeto implícito é dinheiro.
 
É (são) correto (s):
 
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas I.
d) apenas II.
e) apenas III.
 
7. Quando se encontra um anúncio colado no vidro de um veículo com os seguintes dizeres:
 
Vendo Fone: 2332-4200
 
I) O objeto está implícito no contexto anterior.
II) É o próprio veículo em que está colado o anúncio.
III) É automóveis em geral.
 
É(são) correto(s):
a) apenas I.
b) apenas II e III.
c) apenas III.
d) apenas II.
e) apenas I e II.
 
8. Costuma-se dizer que um autor "cometeu" um livro, para significar que o livro não tem valor algum.
 
Sobre essa frase é possível dizer que:
 
I) Ela tem sentido irónico porque, em geral, o verbo cometer, na língua contemporânea, costuma ser usado com objeto de conteúdo negativo.
II) O sentido irónico se deve ao fato de que o verbo cometer leva a pressupor um objeto de conteúdo negativo.
Ill) Não há sentido irónico algum já que cometer, nesse contexto, é sinônimo do verbo escrever.
 
É (são) correto(s):
 
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) I, II e III.
e) apenas I e II.
9. Analise o,termo destacado de acordo com o seguinte código:
 
a) adjunto adverbial
b) agente da voz passiva
 
I) ( ) A cidade foi invadida por moscas.
II) ( ) Os veículos importados chegam por navios.
III) ( ) O livro foi censurado pelo editor.
IV) ( ) O livro chegou até nós pela televisão.
 
10. Classifique o adjunto adverbial destacado, de acordo com a circunstância que ele expressa.
 
Exemplo: O aviso chegou ontem. – tempo
 
I) Com uma alavanca levantaram a porta do armazém.
II) Ela saiu daqui com um amigo.
III) O ferro dilata com o calor.
IV) Ele falava com raiva.
V) Ele trabalhou muito para a competição.
VI) Antes do almoço, você me encontra em casa.
 
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III - Exercícios sobre termos associados ao nome

1. Identifique os termos destacados em cada uma das frases, de acordo com o seguinte código:

a) adjunto adnominal
b) predicativo do sujeito

I) As noites chegaram frias.
II) Os alunos deixaram a classe apressados.
III) As árvores estão em flor.
IV) Café com leite é delicioso.
V) As noites frias chegaram em abril.

2. Leia a frase: Os grandes defeitos ficam mínimos à distância. Qual a função sintática de:
I) grandes =
II) mínimos =

3. "As pensões alegres dormiam tristíssimas." Os termos grifados são, respectivamente:

a) adjunto adnominal, adjunto adnominal
b) predicativo, predicativo
c) predicativo, adjunto adnominal
d) adjunto adnominal, predicativo

4. Assinale a alternativa em que o termo destacado não funciona como predicativo.

a) O inverno chegou rigoroso.
b) O arraial acordou festivo.
c) Encontramos boas soluções para o problema.
d) As contas vieram atrasadas.

5. Leia os textos e responda o que se pede:

Texto: "Os três Amores"

I

MINH'ALMA é como a fronte sonhadora Do louco bardo, que Ferrara chora... Sou Tasso!... a primavera de teus risos De minha vida as solidões enflora... Longe de ti eu bebo os teus perfumes, Sigo na terra de teus passos os lumes... -Tu és Eleonora...

II

Meu coração desmaia pensativo, Cismando em tua rosa predileta. Sou teu pálido amante vaporoso, Sou teu Romeu... teu lânguido poeta! Sonho-te às vezes virgem... seminua Roubo-te um casto beijo à luz da lua -E tu és Julieta...

Ill

Na volúpia das noites andaluzas O sangue ardente em minhas veias rola... Sou D. Juan!. Donzelas amorosas, Vós conheceis-me os trenos na viola! Sobre o leito do amor teu seio brilha... Eu morro, se desfaço-te a mantilha Tu és - Júlia, a Espanhola!...

Castro Alves

As expressões "Sou Tasso!...","- Tu és Eleonora", "Sou teu Romeu..." e "Sou D. Juan" apresentam os substantivos próprios na função de:

a) vocativo
b) predicativo do sujeito
c) objeto indireto
d) objeto direto
e) adjunto adnominal

6. Em todas as alternativas a seguir, exceto uma, ocorre em destaque um adjunto adnominal e um adjunto adverbial. Assinale a alternativa em que se dá a exceção.

a) A fala dos mestres é interessante a quem precisa de mestre.
b) Sua cara de fome ainda vai matá-lo de fome.
c) Estudo com paciência é virtude de quem estuda com paciência.
d) Lazer em São Paulo é sair de São Paulo...
e) Foi de carro à loja de carros.

7. Compare as seguintes orações:

O cão não nasce feroz: Torna-se.

a) Há um termo implícito na segunda oração. Qual é?
b) Qual é a função sintática desse termo?

8. Todas as alternativas a seguir, exceto uma, contêm uma frase ambígua porque o termo destacado pode ser interpretado como adjunto adnominal ou como predicativo. Assinale a alternativa em que não é possível a dupla interpretação.

a) "Volta para casa abatida Desencantada da vida."
b) O Papa entrou no templo silencioso.
c) A menina deixou o namorado depressivo.
d) A lavadeira encontrou as roupas manchadas.
e) O professor saiu do colégio mais prestigiado.

9. Os termos destacados funcionam, respectivamente, como predicativo do sujeito e predicativo do objeto em:

a) O cãozinho triste interrompe o seu sono. Ele estava feliz ali.
b) Ele estava na minha frente, inábil. Deixe-o partir, humilhado e digno.
c) Ele ia descendo sem firmeza e sem destino. Até o fim da vida sentirei esta humana infelicidade...
d) E há a dignidade final de solidão. Ele estava envergonhado de se achar tão sujo e doente.
e) Era uma forma de vida. As manchas brancas do pelo estavam gastas.

10. leia o texto abaixo e faça o que se pede: (...) Elas formam suas comunidades em alto-mar, preferindo geralmente as águas geladas dos oceanos próximos aos polos. (...) Foram chamadas de assassinas por costumarem atacar pinguins e até mesmo outros mamíferos, como focas ou leões-marinhos, quando famintas (...) o causador de sua morte é a velhice ou a doença. "dos oceanos", "de assassinas" e "de sua morte" exercem, respectivamente, as funções sintáticas de:

a) predicativo do objeto - predicativo do sujeito - adjunto adnominal
b) adjunto adnominal - predicativo do sujeito - complemento nominal
c) adjunto adnominal - adjunto adnominal - complemento nominal
d) complemento nominal - adjunto adnominal - predicativo do objeto
e) adjunto adnominal - adjunto adnominal - adjunto adnominal

Gabarito dos exercícios de sujeito e predicado

1. I) os convidados
II) Barbosa
III) a narrativa de Amâncio sobre os últimos momentos do homem
IV) as samambaias
V) a casa da fazenda

2. I) A II) B III) A IV) E V) A VI) A VII) D VIII) C
3. E
4. D
5. A
6. B
7. E
8. E
9. A
10. C

Gabarito dos exercícios sobre termos associados ao verbo

1. E
2. I) C II) B III) A IV) C
3. A
4. A
5. B
6. B
7. D
8. E
9. I) B II) A III) B IV) A
10. I) meio II) companhia III) causa IV) modo V) finalidade VI) tempo

Gabarito dos exercícios sobre termos associados ao nome

1. I) B; II) B; III) B; IV) A; V) A
2. I) adjunto adnominal II) predicativo do sujeito
3. D
4. C
5. B
6. A
7. a) feroz; b) predicativo do sujeito
8. A
9. B
10. B

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