Neste artigo você encontrará uma lista de exercícios de análise sintática enfocando, principalmente o sujeito e o predicado. Eles são considerados os termos essenciais da oração e neles estão contidos os outros elementos como os complementos verbais, predicativos, adjuntos adnominais e os outros termos

Exercícios sobre Sujeito e predicado
1. Nas frases que seguem, transcreva o sujeito do verbo destacado:
I) "Iam desaparecendo os convidados." (Aluízio de Azevedo)
II) "Barbosa tinha hábitos horríveis." (Murilo Rubião)
III) "Causou grande impressão a narrativa de Armando sobre os últimos momentos do homem." (Aluízio de Azevedo)
IV) "Ali naquele barranco crescem no árido as samambaias." (Monteiro Lobato)
V) "Era um casarão sombrio a casa da fazenda." (Monteiro Lobato)
II) "Barbosa tinha hábitos horríveis." (Murilo Rubião)
III) "Causou grande impressão a narrativa de Armando sobre os últimos momentos do homem." (Aluízio de Azevedo)
IV) "Ali naquele barranco crescem no árido as samambaias." (Monteiro Lobato)
V) "Era um casarão sombrio a casa da fazenda." (Monteiro Lobato)
2. Analise o sujeito das frases que vêm a seguir, de acordo com o seguinte código:
a) sujeito determinado simples
b) sujeito determinado composto
c) sujeito indeterminado
d) sujeito inexistente
e) sujeito determinado elíptico
a) sujeito determinado simples
b) sujeito determinado composto
c) sujeito indeterminado
d) sujeito inexistente
e) sujeito determinado elíptico
I)( ) "Todos conhecem o Maridinho." (Érico Veríssimo)
II)( ) "Vitor e Venancinho saíam aos domingos com o pai." (Érico Veríssimo)
III)( ) "Ninguém sairia mais daquela mesa." (Érico Veríssimo)
IV)( ) "O cacto tombou atravessado na rua, Quebrou os beirais do casario fronteiriço, Impediu o trânsito de bondes, animais, carroças, Arrebentou os cabos elétricos e durante vinte e quatro horas privou a cidade de iluminação e energia: Era belo, áspero, intratável." (Manuel Bandeira)
V)( ) "Em Ouro Preto alvoreceu a nossa arte nas igrejas e esculturas do Alejjadinho." (Manuel Bandeira)
VI)( ) "Dizem telegramas de S. Paulo que foi ali achado, em certa casa que se demolia, um esqueleto algemado." (Machado de Assis)
VII)( ) Alvoreceu em Brasília com chuva fina e vento frio.
VIII)( ) Ontem, na praça central da cidade, falaram absurdos sobre a atual administração do município.
II)( ) "Vitor e Venancinho saíam aos domingos com o pai." (Érico Veríssimo)
III)( ) "Ninguém sairia mais daquela mesa." (Érico Veríssimo)
IV)( ) "O cacto tombou atravessado na rua, Quebrou os beirais do casario fronteiriço, Impediu o trânsito de bondes, animais, carroças, Arrebentou os cabos elétricos e durante vinte e quatro horas privou a cidade de iluminação e energia: Era belo, áspero, intratável." (Manuel Bandeira)
V)( ) "Em Ouro Preto alvoreceu a nossa arte nas igrejas e esculturas do Alejjadinho." (Manuel Bandeira)
VI)( ) "Dizem telegramas de S. Paulo que foi ali achado, em certa casa que se demolia, um esqueleto algemado." (Machado de Assis)
VII)( ) Alvoreceu em Brasília com chuva fina e vento frio.
VIII)( ) Ontem, na praça central da cidade, falaram absurdos sobre a atual administração do município.
3. (VUNESP-SP) Leia o que preceitua Celso Cunha sobre o sujeito indeterminado:
Algumas vezes o verbo não se refere a uma pessoa determinada, ou por se desconhecer quem executa a ação, ou por não haver interesse no seu conhecimento. Dizemos, então, que o sujeito é indeterminado.
Nova gramática do Português contemporâneo
Observe, agora, o trecho a seguir:
Chegaram alguns homens e levaram o nosso pai e a nossa mãe. Alegaram problemas de segurança nacional. A partir daquele dia, quebraram-se os nossos sonhos e as nossas esperanças, e ficamos órfãos de pais vivos. Dizem que a esperança é a última que morre. Acho que, para nós, foi a primeira a se ausentar.
L. C. Oliveira
Segundo o que preceitua Celso Cunha, o sujeito é indeterminado, no trecho dado, na oração construída com a forma verbal:
a) chegaram
b) alegaram
c) quebraram-se
d) ficamos
e) dizem
a) chegaram
b) alegaram
c) quebraram-se
d) ficamos
e) dizem
4.
Primeiro me bateram com as mãos e em seguida com cassetetes, principalmente nas mãos. Molharam-me todo, para que os choques elétricos tivessem mais efeito. Pensei que fosse então morrer. Mas resistia e resisti também às surras que me abriram um talho fundo em meu cotovelo. Na ferida um sargento e um cabo enfiaram um fio. Obrigaram-me então a aplicar choques em mim mesmo e em meus amigos (...)
Lygía Fagundes Telles. As meninas - fragmento adaptado
A propósito desse trecho, só não é correta uma das alternativas abaixo. Assinale-a.
a) O sujeito de bateram e molharam é indeterminado.
b) O sujeito de obrigaram é determinado oculto.
c) O sujeito de enfiaram é determinado composto.
d) O sujeito de abriram é indeterminado.
e) O sujeito de resistia e resisti é o mesmo: determinado oculto.
a) O sujeito de bateram e molharam é indeterminado.
b) O sujeito de obrigaram é determinado oculto.
c) O sujeito de enfiaram é determinado composto.
d) O sujeito de abriram é indeterminado.
e) O sujeito de resistia e resisti é o mesmo: determinado oculto.
5. Leia o trecho que segue:
"Ninguém sabia donde viera aquele homem. 0 agente do correio pudera apenas informar que acudia ao nome de Raimundo Flamel, pois assim era subscrita a correspondência que recebia. E era grande. Quase diariamente, o carteiro lá ia a um dos extremos da cidade, onde morava o desconhecido, sopesando um maço de cartas vindas do mundo inteiro, grossas revistas em línguas arrevesadas, livros, pacotes...
Quando Fabrício, o pedreiro, voltou de um serviço em casa do novo habitante, todos na venda perguntaram-lhe que trabalho tinha sido determinado.
Vou fazer um forno, disse o preto, na sala de jantar."
Sob o ponto de vista semântico (ou do significado) referem-se ao mesmo termo os sujeitos dos verbos:
a) viera, acudia, recebia, morava
b) era subscrita, recebia, era, sopesando
c) ia, morava, sopesando, voltou
d) voltou, tinha sido determinado, vou fazer, disse
e) viera, acudia, recebia, era
a) viera, acudia, recebia, morava
b) era subscrita, recebia, era, sopesando
c) ia, morava, sopesando, voltou
d) voltou, tinha sido determinado, vou fazer, disse
e) viera, acudia, recebia, era
6. Leia a frase a seguir e assinale a alternativa correta.
Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lugar lhe vêm.
a) O sujeito de vende e tem, do ponto de vista do sentido, é diferente.
b) Cabritos, estando no plural, não pode estar funcionando como sujeito de vende.
c) O sujeito de vêm é igual ao de tem.
d) O sujeito de vêm é indeterminado.
e) De algum lugar é um sujeito indeterminado.
b) Cabritos, estando no plural, não pode estar funcionando como sujeito de vende.
c) O sujeito de vêm é igual ao de tem.
d) O sujeito de vêm é indeterminado.
e) De algum lugar é um sujeito indeterminado.
7. Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta.
O garoto foi maltratado pelo pai inúmeras vezes, sempre de maneira muito cruel. 0 vizinho, um alemão de dois metros de altura e com forte sotaque, sabia do fato, mas não denunciava às autoridades, pois temia uma reação violenta do pai do garoto, uma pessoa imprevisível. Certa vez, em pleno carnaval, discutiram de maneira tão violenta, que uma viatura da polícia chegou a intervir. Nada aconteceu, porquanto um dos policiais era amigo do pai do garoto. Dois anos depois, o garoto fugiu de casa e não se obteve mais notícia do caso.
a) Em pois temia uma reação violenta, a elipse do sujeito gera uma ambiguidade. Não se sabe quem temia: o garoto ou o alemão.
b) A ação de temer em pois temia uma reação violenta pode ser atribuída apenas ao garoto, pois era ele quem apanhava do pai.
c) A elipse do sujeito em discutiram de maneira violenta não gera ambiguidade, pois o pai discutia apenas com o garoto.
d) Em discutiram de maneira violenta temos uma ambiguidade, pois o sujeito do verbo discutir é indeterminado, já que está na 38 pessoa do plural.
e) A elipse do sujeito em discutiram de maneira violenta deixa a frase com duplo sentido: Quem discutiu? O pai e o garoto ou o pai e o alemão?
b) A ação de temer em pois temia uma reação violenta pode ser atribuída apenas ao garoto, pois era ele quem apanhava do pai.
c) A elipse do sujeito em discutiram de maneira violenta não gera ambiguidade, pois o pai discutia apenas com o garoto.
d) Em discutiram de maneira violenta temos uma ambiguidade, pois o sujeito do verbo discutir é indeterminado, já que está na 38 pessoa do plural.
e) A elipse do sujeito em discutiram de maneira violenta deixa a frase com duplo sentido: Quem discutiu? O pai e o garoto ou o pai e o alemão?
8. Leve em consideração o seguinte diálogo:
Mãe: - Ronaldinho, onde está a bexiga de seu irmão?
O garoto: - Mãe, a bexiga estourou!
O pai: - Mentira, Ronaldinho, você estourou a bexiga, eu vi.
O garoto elabora uma construção sintética com a intenção de livrar-se da responsabilidade pelo ocorrido. Assinale a alternativa em que isso não ocorre.
a) O filho para o pai: - O carro bateu, pai.
b) O comerciante para o freguês: - O açúcar aumentou, senhora.
c) O prefeito para o povo: - O imposto subiu, senhores e senhoras.
d) O sobrinho para o tio: - O disco riscou, tio!
e) O funcionário para o chefe: - Estraguei a máquina, chefinho.
b) O comerciante para o freguês: - O açúcar aumentou, senhora.
c) O prefeito para o povo: - O imposto subiu, senhores e senhoras.
d) O sobrinho para o tio: - O disco riscou, tio!
e) O funcionário para o chefe: - Estraguei a máquina, chefinho.
9. (LJEL-PR) Leia o fragmento a seguir.
Foi impossível a venda do terreno (a), mas eles deixaram os documentos (b) lá porque precisavam de uma cópia autenticada (c), que seria feita por um funcionário (d), assim que eles fechassem o expediente (e).
É sujeito de uma oração o segmento assinalado com a letra:
a) (a)
b) (b)
c) (c)
d) (d)
e) (e)
b) (b)
c) (c)
d) (d)
e) (e)
10. Assinale a alternativa em que a elipse do sujeito do verbo destacado provoca ambiguidade.
a) Pai e filho viajavam para descansar e apreciar a paisagem.
b) Tu me insultaste porque estavas nervoso.
c) O pai deu a mão ao filho para não se perder na multidão.
d) A mãe agarrou-se ao filho para não se afogarem.
e) Professores e alunos saíram em passeata para protestar.
a) Pai e filho viajavam para descansar e apreciar a paisagem.
b) Tu me insultaste porque estavas nervoso.
c) O pai deu a mão ao filho para não se perder na multidão.
d) A mãe agarrou-se ao filho para não se afogarem.
e) Professores e alunos saíram em passeata para protestar.
11. Assinale a alternativa em que, pluralizando o termo destacado, o verbo permanece no singular.
a) Chegou a São Paulo, após breve viagem, um político argentino acusado de corrupção.
b) Chegou ao Paraguai relógio de todos os tipos.
c) Existe, nas favelas do Rio de Janeiro, comerciante envolvido no tráfico de entorpecentes.
d) Não houve, durante todo o dia, tumulto merecedor de destaque.
e) Havia conseguido uma vaga na USP o tímido garoto.
a) Chegou a São Paulo, após breve viagem, um político argentino acusado de corrupção.
b) Chegou ao Paraguai relógio de todos os tipos.
c) Existe, nas favelas do Rio de Janeiro, comerciante envolvido no tráfico de entorpecentes.
d) Não houve, durante todo o dia, tumulto merecedor de destaque.
e) Havia conseguido uma vaga na USP o tímido garoto.
12. (FUVEST-SP) Qual o sujeito de voltemos e a quem se refere?
Voltemos à casinha. Não serias capaz de lá entrar hoje, curioso leitor; envelheceu, enegreceu, apodreceu, e o proprietário deitou-a abaixo para substituí-la por outra (...)
Machado de Assis
13. (FAAP-SP - Adaptado)
Hão de chorar por ela os cinamomos*, Murchando as flores ao tombar do dia. Dos laranjais hão de cair os pomos, Lembrando-se daquela que os colhia (...).
Alphonsus de Guimaraens
*cinamomos: árvore ornamental, de flor.
Em "Lembrando-se daquela que os colhia" funciona como . sujeito do verbo colher:
a) ela
b) os
c) que (no lugar de aquela)
d) indeterminado
e) inexistente
a) ela
b) os
c) que (no lugar de aquela)
d) indeterminado
e) inexistente
14.
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante (...)
a) Qual é o sujeito dessa frase do Hino Nacional?
b) Reescreva os dois versos, colocando o sujeito antes do verbo.
c) Se em vez de as margens plácidas tivéssemos às margens plácidas, que alteração haveria na estrutura sintática?
b) Reescreva os dois versos, colocando o sujeito antes do verbo.
c) Se em vez de as margens plácidas tivéssemos às margens plácidas, que alteração haveria na estrutura sintática?
15.
Poética
1 Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao sr. diretor.
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao sr. diretor.
5 Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
10 Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
Estou farto do lirismo namorador Político Raquítico Sifilítico
Estou farto do lirismo namorador Político Raquítico Sifilítico
15 De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante exemplar com cem modelos de cartas e as diferen-
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante exemplar com cem modelos de cartas e as diferen-
20 tes maneiras de agradar às mulheres, etc.
Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbedos 0 lirismo difícil e pungente dos bêbados O lirismo dos clowns de Shakespeare
25 - Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
Manuel Bandeira
Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbedos 0 lirismo difícil e pungente dos bêbados O lirismo dos clowns de Shakespeare
25 - Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
Manuel Bandeira
Do ponto de vista do sentido, podemos dizer que são idênticos os sujeitos dos verbos:
a) estou - vai (linha 5)
b) pára (linha 5) - capitula (linha 15)
c) será (linha 18) - quero (linha 21)
d) vai (linha 5) - quero (linha 21)
e) saber (linha 25) - é (linha 25)
a) estou - vai (linha 5)
b) pára (linha 5) - capitula (linha 15)
c) será (linha 18) - quero (linha 21)
d) vai (linha 5) - quero (linha 21)
e) saber (linha 25) - é (linha 25)
Texto para o exercício 16
1 Meu professor de análise sintática era do tipo do sujeito inexistente. Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida, regular como um paradigma da 1ªa conjugação. Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele não
5 tinha dúvidas: sempre achava um jeito assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
10 E ela era bitransitiva
tentou ir para os EUA.
Não deu
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas, conectivos
15 e agentes da passiva, o tempo todo.
Um dia matei-o com um objeto direto na cabeça.
5 tinha dúvidas: sempre achava um jeito assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
10 E ela era bitransitiva
tentou ir para os EUA.
Não deu
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas, conectivos
15 e agentes da passiva, o tempo todo.
Um dia matei-o com um objeto direto na cabeça.
Paulo Leminski
16. A partir do texto, assinale a alternativa que contém uma análise errada:
a) ela (linha 10) recupera a palavra regência (linha 7);
b) o sujeito de acharam (linha 13) - implícito na desinência verbal - é, no contexto, eles.
c) Sob o ponto de vista do significado, o sujeito de era (linha 1) é idêntico ao sujeito de tinha (linha 5) e de casou (linha 7).
d) O pronome o (linha 16), sob o ponto de vista do significado, é igual ao sujeito de foi (linha 8) - implícito na desinência verbal.
e) O termo com um objeto direto (linha 16), por estar precedido de preposição, está impedido de ser sujeito.
a) ela (linha 10) recupera a palavra regência (linha 7);
b) o sujeito de acharam (linha 13) - implícito na desinência verbal - é, no contexto, eles.
c) Sob o ponto de vista do significado, o sujeito de era (linha 1) é idêntico ao sujeito de tinha (linha 5) e de casou (linha 7).
d) O pronome o (linha 16), sob o ponto de vista do significado, é igual ao sujeito de foi (linha 8) - implícito na desinência verbal.
e) O termo com um objeto direto (linha 16), por estar precedido de preposição, está impedido de ser sujeito.
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