Exercício sobre dedução e indução


Uma das maneiras de construir textos argumentativos de qualidade e dignos de uma nota alta no Enem ou nos vestibulares e entender bem a coletânea e usar os elementos citados nela a seu favor. O problema é que muitos alunos sequer conseguem entender os textos motivadores e quando os entendem acabam caindo no erro de copiar. Estes exercícios propostos abaixo tratam de indução e dedução, duas estratégias de raciocínio bastante utilizadas nos textos argumentativos. Faça-os e, em seguida, veja a sugestão de resposta na correção.

1.  Observe o parágrafo argumentativo abaixo e responda ao que se segue:

Jean Jacques Rousseau afirmou, certa vez, que "o homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe". Se aplicarmos tal pressuposto ao povo brasileiro, a conclusão não será diferente. Apesar de vivermos propalando a evolução de nossa organização social, a verdade é que, década após década, percebemos que as gerações vindouras trazem em si as mesmas falhas das anteriores: querem acreditar no "jeitinho", ganhar sem esforço e se orgulhar da sua malandragem. Diante disso, fica difícil acreditar em um futuro melhor, pois sabemos que qualquer novo filho do Brasil que surgir nessa esfera, dificilmente fugirá ao padrão nocivo instituído pela própria sociedade nacional.

a)   Sabendo que o autor do texto optou por um método de raciocínio lógico em sua argumentação, diga qual foi e ilustre as etapas do seu pensamento.

b)  Qual raciocínio Rousseau parece ter utilizado para chegar à sua frase? Por quê?

c)   Esse parágrafo pode ser considerado eficiente quanto ao seu poder argumentativo? Justifique.

2. A partir das informações abaixo, construa um parágrafo argumentativo sobre o tema "Desemprego: o mal do mundo atual". Neste exercício, você deve utilizar o método indutivo.

Depois de dois anos consecutivos em queda, o desemprego no mundo aumentou em 2012. No ano passado, cerca de 197,3 milhões de pessoas estavam sem trabalho, quase 5 milhões a mais do que em 2011, segundo o relatório Tendências Mundiais de Emprego 2013, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que será divulgado nesta terça-feira (22). A expectativa da OIT para este ano é a de que o desemprego cresça ainda mais, chegando a atingir 202 milhões de pessoas até o final de 2013,204,9 milhões até 2014 e 210 milhões até 2018. Segundo a OIT, a recuperação da economia mundial não será forte o suficiente para reduziras taxas de desemprego rapidamente.
O pico de desemprego na última década foi em 2009, ano da crise financeira internacional, com mais de 198 milhões de desempregados. Em 201 0e 2011, houve recuperação, com a queda do número de pessoas sem emprego - 194,6 milhões, em 2010; e 193,1 milhões, em 2011.
A incerteza em torno das perspectivas econômicas e as políticas inadequadas que foram implementadas para lidar com isso debilitaram a demanda agregada, freando os investimentos e as contratações. Isso prolongou a crise do mercado laboral em vários países, reduzindo a criação de empregos e aumentando a duração do desemprego" explicou, em nota, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder.
As regiões onde foram registradas as taxas mais altas de desemprego foram o Norte da África (10,3%), o Oriente Médio (10%) e o grupo das chamadas "economias desenvolvidas" (8,6%) -que inclui os Estados Unidos, o Reino Unido, o Japão, a Espanha e Portugal.
Em contraponto, as três regiões com os índices mais baixos de desemprego estão na Ásia: no Sul da Ásia (3,8%), na Ásia Oriental (4,4%) e no Sudeste Asiático (4,5%). A região da América Latina e do Caribe, grupo em que está o Brasil, ficou com taxa de 6,6%.

http://sobralagora.com.br/v1/2013/01/aumenta-o-desemprego-no-mundo-confira-os-numeros

Solução comentada dos itens

1.
a)  Método dedutivo. Primeiro, apresentou uma premissa geral ("O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe."), depois aplicou a um caso particular (o povo brasileiro), chegando a uma conclusão também particular (povo brasileiro).

b)  Indutivo. Analisando vários casos de pessoas que foram modificados pelo convívio em sociedade, ele teria chegado à conclusão de que o meio determina o que o ser humano será.

c)  Sim, pois se baseia em uma afirmação de valor reconhecido e associa seu pressuposto com correção ao caso analisado, gerando uma conclusão válida.

2. Resposta pessoal. Exemplo: Nos últimos anos, o Norte da África tem apresentado um aumento no nível de desemprego bastante preocupante. O mesmo tem acontecido com o Oriente Médio, os Estados Unidos, a Espanha, o Reino Unido, Portugal e Japão. Assim sendo, não seria absurdo afirmar que o panorama econômico global hoje é de extrema preocupação, pois parte da população do mundo enfrenta dificuldades para obter um emprego e, consequentemente, ter uma vida decente em meio ao modelo capitalista e neoliberal contemporâneo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário