Exercícios de Português – Missão Enem


No estudo da Língua Portuguesa, precisamos nos preparar para as mais diversas situações. A prova de Linguagens, por exemplo, exige do candidato conhecimento amplo dos recursos da Língua Portuguesa e a aplicação destes na redação. Por mais que o estudante ache que está bem preparado, somente aqueles que se colocaram à prova fazendo exercícios é que realmente chegarão no dia da prova com segurança. Por isso mesmo que sempre indico materiais complementares que possam ajudar o estudante a fazer melhor uma prova que vai decidir, pelo menos momentaneamente, o seu futuro. Um desses materiais que mostram um passo a passo para montar uma redação perfeita no Enem é o missão Enem, da Débora Ribs. Dê uma olhada neste artigo que escrevi explicando o que é e aplique-se a estudá-lo para que, assim, os Segredos do Enem não fiquem encobertos para você.

vestibular-dicas-redação-enem-missão-enem-curso-online-medo-de-escrever-nota-1000-novo

Lista de exercícios para prova de Linguagens do Enem

Testes estranhos

A escritora Marta Medeiros caiu na tentação de preencher um questionário on-line...
Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet. O nome do teste era tentador: "O que Freud diria de você". Uau. Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte: "Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento". Perfeito! Foi exatamente o que aconteceu comigo. Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise, e ele acertou na mosca.
Estava com tempo sobrando, e curiosidade é algo que não me falta, então resolvi voltar ao teste e responder tudo diferente do que havia respondido antes. Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver com minha personalidade. E fui conferir o resultado, que dizia o seguinte: "Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento".

MEDEIROS, M. Doidas e Santas. Porto Alegre, 2008 (adaptado, utilizado em Enem 2010).

1. Quanto às influências que a internet pode exercer sobre os usuários, a autora expressa uma reação irónica no trecho:

(     ) A. "Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver".
(     ) B. "0s acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos".
(     ) C. "Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet".
(     ) D. "Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte".
(     ) E. Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise".

2. Oxímoro (ou paradoxo) é uma construção textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Para Garfield, a frase de saudação de Jon (tirinha a seguir) expressa o maior de todos
os oximoros.

garfield

Garfield, Jim Davis. Retirado de prova do Enem 2001.

Nas alternativas a seguir, estão transcritos versos retirados do poema "O operário em construção". Pode-se afirmar que ocorre um oxímoro em

(     ) A. "Era ele que erguia casas
Onde antes só havia chão."
(     ) B. "... a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era sua escravidão."
(     ) C. "Naquela casa vazia
Que ele mesmo levantara
Um mundo novo nascia
De que sequer suspeitava."
(     ) D. "... o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário."
(     ) E. "Ele, um humilde operário
Um operário que sabia
Exercera profissão."

Caso queira ver mais artigos sobre Língua Portuguesa, clique aqui.

Saiba tudo Sobre o Missão Enem

O Missão Enem é um conjunto de materiais que ajudarão qualquer estudante a ir muito bem na prova de redação do Enem. Ele é um Método passo a passo que apresenta todos os elementos que compõem um texto nota 1000 que será bem avaliado pelo corretores, apesar do pouco tempo que têm para corrigir.

O Missão Enem funciona?

Os resultados dos alunos que fizeram o Missão Enem mostram que o método funciona mesmo. Além dos depoimentos, vários estudantes deixam comentários nos vídeos sobre redação do Enem do Missão Enem no Youtube. Ali pode-se ver o quanto este método transforma a vida dos estudantes.

O Missão Enem é bom?

Por ser um método, você pode segui-lo que o resultado virá. Diferente dos outros tipos de materiais nos quais o fator sorte está sempre presente, no Segredos da redação perfeita você apenas precisa seguir o que é dito para que sua nota aumente. É a receitinha do bolo, posso dizer.

Como comprar o Missão Enem?

Para adquirir o curso, a melhor forma é acessar o site oficial por este link e, ali, assistir ao vídeo da Débora Ribs. Ela mostra o passo a passo e o porquê do Missão Enem ser tão especial para estudantes. Todo o processo é feito pelo site da Eduzz que gerencia a compra e a entrega do material diretamente em seu email.

Site oficial do Missão Enem.

Nenhum comentário :

Postar um comentário