40 exercícios introdutórios de Literatura → Enem


Estes são alguns exercícios revisionais para estudar Literatura no Enem e para vestibulares. A Literatura não se resume, é claro, ao Modernismo. É necessário ir além e estudar , pra começar, a diferença entre texto literário e Não Literário. Nos dias que antecedem o Enem isso tem sido mais e mais comentado por conta da prova do Enem. No descomplica, em suas ultimas aulas revisionais para o Enem abordou estas questões. Trouxe para cá para que meus leitores não fiquem para trás porque só quem é assinante poderá ver as últimas 12 horas de aulas de revisão. Estas aulas são chamadas de 12h Nerds. caso queria vez, clique aqui. Bem, Além do conceito de literário e não-literário, você verá os primeiros movimentos literários organizados. Trovadorismo pé um dos assuntos abordados aqui também. Se quiser conferir o gabarito destes exercícios, clique aqui.

Lista de atividades de Literatura

QUESTÃO 01 (Descritor: reconhecer o diferencial de um texto literário.)

Assunto: Conceito de Literatura em Prosa x Poesia

Todos se perguntam o que seja literatura. Pode-se dizer que os conceitos abaixo que mais se aproximam do que seja literatura, ou de uma de suas formas, é:

1) O trabalho das palavras, usando requinte vocabular e estrutural para dizer, de forma artística, alguma coisa em uma poesia.

2) O trabalho semântico expressado com palavras e sentimentos bonitos entre seres ou provocados pela natureza ou objetos em um poema ou prosa poética.

3) O microcosmo apresentado no relato de um conto.

4) O jogo de várias histórias, em volta de uma principal, relatadas num romance de ficção.

5) Uma crônica ou um romance “denúncia” podem ser chamados de verdade de ficção porque com personagens criados pelo autor podem estar contando uma história real, vivida por ele ou por muitos que permanecem anônimos ou não, criticando um aspecto falho, levando à reflexão e/ou mudança.

As afirmações corretas são:imagem-O papel do texto escrito na comunicação

a) a, b, c

b) a, b, c, d

c) d, e

d) Nenhuma das opções

e) Todas as opções


QUESTÃO 02 (Descritor: reconhecer o diferencial de um texto literário.)

Assunto: A Arte Literária

Sintonia

Nós somos seres sociais,

não vivemos sozinhos.

Pessoas de todas os sexos, cores, raças,

classes, ideologias e credos

coexistem em todas as nossas realizações.

Sozinhos,

podemos muito pouco.

As palavras também são assim,

coexistem para realizar.

(Ana da Cruz. Uma Gramática Holística. Belo Horizonte: Lispector Edições, 1988, p. 48)

Quanto à arte literária, ou seja, a arte de bem escrever ou de bem usar a palavra escrita, podemos dizer, EXCETO

a) A oralidade prevaleceu até que a humanidade desenvolveu o alfabeto escrito que permitiu transcrever para o papel todo o conteúdo oral e o homem começou a preocupar mais com a forma com que se expressava, já que ficava registrada e a escrita foi se tornando mais complexa, chegando, através de alguns escritores, a ser chamada arte literária.

b) O distanciamento entre a linguagem oral e linguagem escrita deve-se ao fato de a primeira ser mais descompromissada e qualquer desentendimento poder ser resolvido na hora em que ocorre a situação comunicativa, além de a pessoa não precisar ter estudo para usar as ferramentas lingüísticas, enquanto na segunda há o compromisso de a mensagem ser inteligível para ser considerada texto, possibilitando uma sintonia maior entre o que o autor quis dizer e o leitor pôde entender. Algumas pessoas aprimoraram tanto esse talento que acabou surgindo a literatura.

c) Dentro de uma obra literária, pode-se inferir outros autores, com um apagamento do autor em si como sujeito ou agente, o que podemos chamar de autoria contextual, levando a uma reflexão sobre os vários autores implícitos através dos vários discursos apreendidos pelo escrevente em sua bagagem cultural e, muitas vezes, expressos inconscientemente no texto.

d) Literatura é apenas uma arte criativa, vinculada à estética, uma forma mais aprimorada de escrever; todos os textos são apenas fictícios e por isso devem ser entendidos apenas como entretenimento, trabalho realizado pela imaginação de quem o redige, que não retratavam nenhuma realidade da época em que viviam.

e) A prosa usa do relato, mas na sua forma de expressar os sentimentos experimentados pode-se atingir a consideração intermediária, denominada prosa poética, enquanto a poesia já é mais específica porque lhe cabe a tarefa de apresentar versos com trabalho estético, preocupação de quem a produz com os aspectos sonoros e silábicos do texto, podendo ou não atingir a temática do sentimento.


QUESTÃO 03 (UFMG) (Descritor: reconhecer os tipos de narrativas literárias)

Assunto: Descrição Literária

Assinale a alternativa em que o trecho transcrito não apresenta a descrição de um espaço narrativo.

a) Esta terra, Senhor, me parece que da ponta que mais contra o sul vimos, até outra ponta que contra o norte vem, de que nós, deste porto, houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem 20 ou 25 léguas por costa; traz ao longo do mar, em algumas partes, grandes barreiras delas vermelhas e delas brancas e a terra por cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. (Carta)

b) Cabralhada. Tiba. De boa entrada, ao que me gasturei, no vendo. Aqueles eram mais de cento e meio, sofreúdos, que todos curtidos no jagunçar, rafaméia, mera gente. Azombado, que primeiro até fiquei, mas daí quis assuntação, achei, a meu cômodo. Assim, isto é, me acostumei meio-só com meu coração, naquele arranchamento. (Grande sertão: veredas)

c) O zaino galopava e Rodrigo aspirava com força o ar, que cheirava a capim e distância. Quero-queros voaram, perto, guinchando. Longe, uma avestruz corria, descendo uma coxilha. O capitão começou a gritar um grito sincopado e estrídulo, bem como faziam os carreiristas no auge da corrida. (Um certo capitão Rodrigo)

d) Chovia a cântaros. Os medonhos trovões do Amazonas atroavam os ares; de minuto em minuto relâmpagos rasgavam o céu. O rapaz corria. Os galhos úmidos das árvores batiam-lhe no rosto. Os seus pés enterravam-se nas folhas molhadas que tapetavam o solo. De quando em quando, ouvia o ruído da queda das árvores feridas pelo raio ou derrubadas pelo vento, e cada vez mais perto o uivo de uma onça faminta. (Contos amazônicos)

e) Querer saber de todos os lugares palpáveis por onde minha palavra chegou seria uma procura insensata, mas apreciar que possa ter chegado ao coração dos homens, isto me bastaria, pois é onde os sentimentos imperam, as idéias encontram terra fértil para se desenvolverem e desencadearem ações. (Percepções)

QUESTÃO 04 (FUVEST) (Descritor: reconhecer as figuras de pensamento como recurso lingüístico.)

Assunto: Metalinguagem e Literatura

Assinale a opção em que não esteja presente a metalinguagem:

a) “Meu verso é minha consolação. / Meu verso é minha cachaça. Todo mundo tem sua cachaça” (Carlos Drummond de Andrade);

b) “Meu verso é sangue. Volúpia ardente... / Tristeza esparsa... remorso vão... / Dói-me nas veias. Amargo e quente. / Cai, gota a gota, do coração.” (Manuel Bandeira);

c) “Meu povo em meu poema / Se reflete / Como a espiga se funde em terra fértil.” (Ferreira Gullar).

d) “Catar feijão se limita com escrever: / jogam-se os grãos na água do alguidar / e as palavras na da folha de papel; / e depois, joga-se fora o que boiar.” (João Cabral de Melo Neto);

e) “Deixaram meu rosto / fora do meu corpo / Meu rosto perdido / num longe lugar !” (Cecília Meireles).

QUESTÃO 05 (FMU-SP) (Descritor: reconhecer as figuras de pensamento como recurso linguístico.)

Assunto: Alegoria, usando um termo para significar outro.

Quando você afirma que “enterrou no dedo um alfinete”, que “embarcou num trem” e que “serrou os pés da mesa”, recorre a uma figura chamada:

a) metonímia

b) antítese

c) paródia

d) alegoria

e) catacrese


QUESTÃO 06 (UM_SP) (Descritor: reconhecer as figuras de pensamento como recurso linguístico.)

Assunto: Personificação, dando vida humana a elementos não humanos.

Aponte a alternativa que apresente a mesma figura de pensamento existente no período seguinte: “Acenando para a fonte, o riacho despediu-se (...)”:

a) O médico visualizou, por alguns segundos, a cara do doente.

b) Os arbustos dançavam abraçados aos pinheiros a valsa do crepúsculo.

c) Contemplando aquela terna fisionomia, afastou-se com um sorriso irônico.

d) A mesquinhez da sua atitude é um poço profundo, cavado no íntimo do teu espírito.

e) Nenhuma alternativa.

QUESTÃO 07 (Descritor: reconhecer as figuras de pensamento como recurso retórico)

Assunto: Textos que relembram outros textos.

Pode-se dizer quanto aos textos criados baseados em outro texto anterior, que

I- na paródia, você usa um texto anterior para fazer uma crítica.

II- na paráfrase, você diz a mesma coisa de outra forma, mas a idéia permanece a mesma e há semelhança no vocabulário usado de forma a permitir a analogia ao texto anterior.

III- alusão é uma referência a um personagem, uma obra ou contexto anterior em um texto posteriormente criado.

IV- na apropriação, você usa um trecho literal de outro autor para se comunicar, dentro de um texto seu.

Das informações acima,

a) apenas as I, II, III estão corretas.

b) apenas as II, IV estão corretas.

c) apenas as I, II, IV estão corretas.

d) Todas as informações estão corretas.

e) Todas as informações estão erradas.

Para as questões 08 e 09, considere o texto abaixo.

Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

(Luís Vaz de Camões. Obra Completa. Rio de Janeiro. Editora Nova Aguilar, 2003, pág. 270.)

QUESTÃO 08 (Descritor: reconhecer os diferentes formatos trabalhados no texto poético)

Assunto: Metrificação como ferramenta poética

Em relação à rima e métrica das estrofes camonianas, pode-se dizer que

a) todo o soneto de Camões apresenta versos hendecassílabos, ou seja, divididos em 11 sílabas poéticas ou entonadas;

b) as duas primeiras estrofes chamam-se quintetos (quatro versos ou linhas poéticas) e apresentam rima emparelhada (com versos que apresentam finais semelhantes dois a dois), e rima interpolada no primeiro e último verso, sendo ABBA ABBA;

c) a última estrofe acima é um terceto (estrofe de três versos) e apresenta rima alternada ou salteada por um verso diferente, estando entre o primeiro e o último verso da estrofe, a saber CDC;

d) o trecho do soneto de Camões, aqui considerado, é praticamente todo de versos decassílabos (10 sílabas poéticas), mas apresenta variação na métrica poética em alguns versos.

e) o trecho do soneto de Camões, aqui considerado, é totalmente de versos dodecassílabos (12 sílabas poéticas), sem variação na métrica poética.

QUESTÃO 09 (UFRGS) (Descritor: reconhecer os temas mais trabalhados no texto poético)

Assunto: Conteúdo Poético

O soneto, uma das formas poéticas mais tradicionais e difundidas nas literaturas ocidentais, expressa, quase sempre, conteúdo

a) dramático, revelando uma cena cotidiana;

b) satírico, estabelecendo uma jocosidade grosseira;

c) lírico, revelando o modo apaixonado de sentir e de viver;

d) épico, deixando marcas históricas de um povo, de uma época, de uma nação;

e) cronístico, estabelecendo uma crítica de costumes sutil.

QUESTÃO 10 (Descritor: reconhecer as possibilidades de interação, cooperação ou não entre autor e leitor)

Assunto: Dialogismo

O narrador revela em suas histórias o que viveu ou que foi um expectador ou, ainda, o que lhe foi relatado por outros. Os ouvintes ou leitores incorporam suas histórias às suas próprias experiências. Daí se dá o diálogo entre o locutor e o interlocutor.

Quando este diálogo se estabelece e o leitor atribui significado ao que leu em concordância com o autor, pode-se dizer que

a) para este leitor, a mensagem escrita não é um texto.

b) ocorre o chamado dialogismo.

c) esse é um efeito proposital da escrita do autor.

d) o leitor assume a co-autoria do texto ao recriá-lo em sua mente.

e) o texto pertenceu ao autor somente no momento de criação.


QUESTÃO 11 (Descritor: reconhecer as possibilidades entre literatura e realidade, a verossimilhança e inverossimilhança da ficção).

Assunto: Mítica

Os mitos são histórias inverossímeis, cujos seres ou acontecimentos imaginários simbolizam costumes, características e/ou sentimentos humanos, mas não são reais, podendo ser:

I- Deuses, como Eros, filho de Afrodite, a deusa do amor que se apaixonou por uma mortal;

II- Super-heróis, com superpoderes, como o super-homem;

III- Semi-deuses, como Hércules, filho de Zeus, que tinha uma força descomunal e era protegido;

IV- Heróis de corpo fechado, que lutam por uma causa justa com muitos oponentes, sofrem, ferem-se, mas sempre matam todos e saem vivos, como o Rambo, Tarzam, MacGyver e sempre se dão bem no final.

Em relação à proposta de relação mítica, nos itens acima, podemos considerar:

a) Apenas as I, II, III estão corretas.

b) Apenas as I, III estão corretas.

c) Apenas as II, IV estão corretas.

d) As opções I, II, III, IV estão corretas.

e) Apenas as opções II e III estão corretas.

QUESTÃO 12 (Descritor: reconhecer as diferentes formas narrativas, mais comuns, da literatura).

Assunto: Narração

Numere a primeira coluna de acordo com a segunda e tenha a ordem correta dos itens:

1- romance

2- novelas de cavalaria

3- crônica

4- conto

( ) A prosa medieval surge numa era de espadas e escudos. Uma de suas narrações mais importantes é a lenda do Santo Graal, em que o Rei Arthur e os seus doze Cavaleiros da Távola Redonda buscam pelo cálice sagrado roubado no qual foram derramadas gotas do sangue de Jesus Cristo, acreditando que, ao encontrá-lo, a peste negra que assolou toda a Europa acabaria, pois era um castigo de Deus pela desatenção dos homens nativos com o artefato religioso.

( ) A forma de narração que mais se aproxima das nossas novelas atuais de televisão, com histórias secundárias acontecendo em torno do foco principal.

( ) Uma história isolada, apresentando uma microvisão do mundo, mas que apresenta um referente forte, ao molde de A Galinha, de Clarice Lispector.

( ) Um comentário crítico a respeito de um fato, ao molde das falas de Arnaldo Jabor, do Fantástico, aos domingos, na Rede Globo.

A numeração correta é

a) 2, 1, 4, 3

b) 1, 2, 3, 4

c) 2, 4, 1, 3

d) 2, 3, 1, 4

e) Nenhuma das opções


QUESTÃO 13 (Descritor: reconhecer as características narrativas da prosa trovadoresca)

Assunto: Novelas de Cavalaria

NÃO apresenta uma realidade sobre as novelas de cavalaria:

a) Surgimento primeiro na Inglaterra derivadas das canções de gesta e de poemas épicos medievais.

b) Reflexo, de modo geral, dos ideais da nobreza feudal: o espírito cavalheiresco, a fidelidade, a coragem, o amor servil.

c) Ausência de elementos mitológicos, assim como acontecia na narrativa poética da epopéia.

d) Presença entre as histórias mais conhecidas do "ciclo arturiano", de “A Demanda do Rei Arthur”, com Lancelote que chega a Camelote e se apaixona por Guinevere.

e) Falta de outras narrativas que mereçam destaque, além das novelas do ciclo arturiano.

QUESTÃO 14 (Descritor: reconhecer as possibilidades dos gêneros literários da era medieval).

Assunto: Gênero Épico, a Narrativa Poética Histórica

A parte principal e mais extensa de uma epopéia clássica é

a) proposição, em que o tema e o herói são apresentados.

b) invocação, em que o poeta pede auxílio às musas inspiradoras.

c) dedicatória, em que o poeta dedica a obra a um protetor (mecenas) que o ampara financeiramente.

d) narração, que traz as aventuras e desventuras do herói e o tema é desenvolvido em meio a fatos históricos.

e) epílogo, em que há a conclusão, a parte final do poema.

QUESTÃO 15 (Descritor: reconhecer as possibilidades dos gêneros literários da era medieval)

Assunto: Gênero Épico, a Narrativa Poética Histórica

Sobre a Ilíada, PODE-SE dizer que

a) A autoria é atribuída a Homero, poeta semilendário, que teria vivido na Grécia no século X antes de Cristo.

b) O assunto capital do poema é a Guerra de Tróia, narrada por completo na epopéia.

c) O termo "Ilíada" é a forma portuguesa do grego "aliás", vindo pelo latim da Ásia Menor.

d) A divisão da obra é feita em 24 cantos, contendo 15.000 versos heptassílabos.

e) O 2º ano desse conflito aborda o começo da amizade entre Agamenon e o guerreiro Aquiles.

QUESTÃO 16 (PSS/UFPA-2006) (Descritor: reconhecer as possibilidades dos gêneros literários trovadorescos).

Assunto: Gêneros épico, lírico, dramático.

Os gêneros literários constituem modelos aos quais se deve submeter a criação artística. Deles não se deve considerar como verdadeiro:

a) Segundo concepção clássica, são três os gêneros literários.

b) Embora a obra literária possa encerrar emoções diversas, podendo haver intersecção de elementos líricos, narrativos e dramáticos, há sempre a prevalência de uma destas modalidades.

c) A criação poética, de caráter lírico, privilegiará os diálogos dos personagens.

d) Novelas, crônicas, romances e contos são espécies literárias de caráter narrativo.

e) O discurso literário é considerado dramático quando permite, em princípio, ser representado.


QUESTÃO 17 (Descritor: reconhecer as diferenças entre as primeiras formas poéticas registradas na literatura de Língua Portuguesa)

Assunto: Cantigas Trovadorescas

Numa época em que os casamentos eram fechados entre os pais como pactos econômicos ou de interesses, quando às mulheres não era dado estudo e o amor era eufenismado numa forma de conquista, eram as cantigas que podiam ser ouvidas e admiradas, fazendo parte do gênero literário a que se denomina Trovadorismo.

Relacione as cantigas nas colunas abaixo:

1- Cantigas de Amigo

2- Cantigas de Amor

3- Cantigas de Escárnio

4- Cantigas de Maldizer

( ) Os trovadores cantam composições críticas que dão pistas, mas não revelam o nome da personalidade ou instituição atacada.

( ) A composição das trovas revela um homem apaixonado, submisso à sua amada, sendo escravo do amor que sente.

( ) Críticas diretas, nomeando o criticado, com hegemonia de palavras, muitas vezes grosseiras e até obscenas.

( ) O homem “canta” representando o sentimento feminino, ao molde do que Chico Buarque de Holanda faz em muitas de suas músicas.

A numeração CORRETA é

a) 3, 4, 2, 1

b) 4, 2, 1, 3

c) 3, 2, 4, 1

d) 4, 1, 2, 3

e) Nenhuma das opções.

QUESTÃO 18 (PUC) (Descritor: reconhecer as diferenças entre as primeiras formas poéticas registradas na literatura de Língua Portuguesa)

Assunto: Cantigas de Escárnio e Maldizer

Assinale a afirmação FALSA sobre as cantigas de escárnio e maldizer.

a) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram frequentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar;

b) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego-portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade;

c) A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida;

d) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a sobrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores;

e) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambigüidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.


QUESTÃO 19 (UNESP) (Descritor: reconhecer as peculiaridades das primeiras formas poéticas registradas na literatura de Língua Portuguesa)

Assunto: Cantiga de Amigo

Leia a composição musical a seguir.

“Ay, flores, ay flores do verde pinho,

se sabedes novas do meu amigo!

Ay Deus, e hu é?

Ay, flores, ay flores do verde ramo,

se sabedes novas do meu amado!

Ay Deus, e hu é?

Se sabedes novas do meu amigo,

Aquel que mentiu do que pôs comigo!

Ay Deus, e hu é?

Se sabedes novas do meu amado,

Aquel que mentiu do que nh’a iurado!

Ay Deus, e hu é?

(Cancioneiro da Ajuda. D. Dinis. in J. J. Nunes, Cantigas d’Amigo, vol. II, pp. 19-20)

Sobre as estrofes dessa composição lírica trovadoresca, qual a alternativa em que todas as afirmações correspondem:

a) Destacam-se o paralelismo das estrofes, a alternância vocálica e o refrão. O poeta pergunta pelo seu amigo.

b) Destaca-se o refrão, como interpelação à natureza. Trata-se de uma cantiga de amigo.

c) Destacam-se o paralelismo das estrofes, a alternância vocálica e o refrão. O poeta canta na voz de uma mulher e pergunta pelo amado, porque é uma cantiga de amigo.

d) Destaca-se a alternância vocálica. Trata-se da teoria do fingimento, que já existia no lirismo medieval.

e) Destaca-se o ambiente campestre. O poeta espera que os pinheiros respondam a sua pergunta.

QUESTÃO 20 (Descritor: saber reconhecer os autores e textos da poesia medieval trovadoresca).

Assunto: Poesia Lírica Trovadoresca: Cantigas

A alternativa que INDICA o texto que faz parte da poesia medieval da fase trovadoresca é:

a) Ao longo do sereno / Tejo, suave e brando, / Num vale de altas árvores sombrio, / Estava o triste Almeno / Suspiros espalhando / Ao vento, e doces lágrimas ao rio.

(Luís de Camões, "Ao longo do sereno".)

b) Bailemos nós ia todas tres, ay irmanas, / so aqueste ramo destas auelanas / e quen for louçana, como nós, louçanas, / se amigo amar, / so aqueste ramo destas auelanas / uerrá baylar.

(Aires Nunes. In Nunes, J. J., "Crestomatia arcaica".)

c) Tão cedo passa tudo quanto passa! / morre tão jovem ante os deuses quanto / Morre! Tudo é tão pouco! / Nada se sabe, tudo se imagina. / Circunda-te de rosas, ama, bebe / E cala. O mais é nada.

(Fernando Pessoa, "Obra poética".)

d) As minhas grandes saudades / São do que nunca enlacei. / Ai, como eu tenho saudades / Dos sonhos que não sonhei!...)

(Mário de Sá Carneiro, "Poesias".)

e) (...) Se de ti fujo é que te adoro e muito, / És bela – eu moço; tens amor, eu – medo!... .

(Casimiro de Abreu, “Obra Poética”).


QUESTÃO 21 (Descritor: saber reconhecer as características dos movimentos literários do português medieval).

Assunto: Trovadorismo

Assinale a alternativa CORRETA a respeito do Trovadorismo em Portugal:

a) A separação entre a poesia e a música aconteceu durante o período literário denominado Escola Trovadoresca.

b) As mais importantes cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de trovadores.

c) As cantigas de amor refletem o relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal, na relação homem e a mulher amada: distância e extrema submissão.

d) O trovador escreve, nas Cantigas de Amigo, o poema do ponto de vista feminino, visto a mulher não ter inteligência emocional suficiente para trabalhar em textos os seus sentimentos.

e) A crítica a personalidades e acontecimentos, nomeando os criticados, acontecia tanto na cantiga de escárnio como na de maldizer.

QUESTÃO 22 (Descritor: saber reconhecer as diferenças entre os gêneros literários).

Assunto: Prosa e Verso

Assinale a alternativa que indica corretamente os gêneros literários dos textos abaixo relacionados, na sequência em que estão dispostos:

1- Todas as noites o sono nos atira da beira de um cais / E ficamos repousando no fundo do mar. / O mar onde tudo recomeça... / Onde tudo se refaz... / Até que, um dia, nós criaremos asas. / E andaremos no ar como se anda na terra.

(Mário Quintana)

2- Oh! Que famintos beijos na floresta! / E que mimoso choro que soava! / Que afagos tão suaves, que ira honesta, / Que em risinhos alegres se tornava! / O que mais passam na manhã e na sesta, / Que Vênus com prazeres inflamava, / Melhor é experimentá-lo que julgá-lo; / Mas julgue-o quem não pode experimentá-lo.

(Luiz de Camões)

3- “O Dr. Mamede, o mais ilustre e o mais eminente dos alienistas, havia pedido a três de seus colegas e a quatro sábios que se ocupavam de ciências naturais, que viessem passar uma hora na casa de saúde por ele dirigida para que lhes pudesse mostrar um de seus pacientes.”

(Guy de Maupassant)

4- Velha: E o lavrar, Isabel? / Isabel: Faz a moça mui mal feita, / corcovada, contrafeita, / de feição de meio anel; / e faz muito mau carão, / e mau costume d’olhar. / Velha: Hui! Pois jeita-te ao fiar / Estopa ou linho ou algodão; / Ou tecer, se vem à mão. / Isabel: Isso é pior que lavrar.

(Gil Vicente)

Sinônimos:

Lavrar: costurar.

De feição de meio anel: cachos de cabelo cortados pela metade, caindo sobre o rosto.

Carão: face, semblante.

Hui! Pois jeita-te: Pois te acostuma.

a) Dramático – Lírico – Épico – Narrativo.

b) Lírico – Épico – Narrativo – Dramático.

c) Lírico – Épico – Dramático – Narrativo.

d) Dramático – Épico – Narrativo – Lírico.

e) Épico – Dramático – Narrativo – Lírico.

QUESTÃO 23 (Descritor: saber reconhecer nos textos contemporâneos, características herdadas dos textos medievais).

Assunto: Literatura Trovadoresca x Literatura Contemporânea

Quantas noites não durmo

A rolar-me na cama,

A sentir tanta coisa

Que a gente não pode

Explicar

Quando ama.

O calor das cobertas

Não me aquece direito.

Não há nada no mundo

Que possa afastar

Esse frio do meu peito.

Volta, vem viver outra vez

A meu lado,

Já não posso dormir

Sossegada,

Pois meu corpo está

Acostumado.

(Adaptado de canção de Lupicínio Rodrigues, interpretada por Gal Costa)

A única coisa diferente das características trovadorescas nessa música é:

a) São confissões amorosas de um eu-lírico feminino que ficou sozinho.

b) Falam do amor idealizado na forma de vassalagem comum à Idade Média.

c) Tem raízes populares, o que revela a origem portuguesa das manifestações contemporâneas.

d) Tem características comuns às cantigas de amigo.

e) Revela um amor vivido e a liberdade da mulher em se declarar ao amado.

QUESTÃO 24 (Descritor: reconhecer a tipologia dos textos medievais trovadorescos pelas características apresentadas).

Assunto: Formas literárias do Trovadorismo

Sobre a tipologia e conteúdo do texto literário trovadoresco, pode-se dizer que:

a) o principal tema da poesia lírica é o desamor, a decepção;

b) a poesia épica fala de heróis e seres mitológicos misturados aos fatos históricos;

c) o teatro fala dos costumes;

d) as novelas são narrativas que envolvem religião, costumes em fatos fictícios, totalmente fantasiosos;

e) entre a poesia lírica e épica não havia diferença na metrificação e rima.


QUESTÃO 25 (Descritor: reconhecer características relativas a tipos diferentes de texto literário.)

Assunto: Crônica, narrativa crítica

Anedota Búlgara

Era uma vez um czar naturalista

Que caçava homens.

Quando lhe contaram

que também se caçam borboletas e andorinhas

ficou muito espantado

e achou uma barbaridade.

(Carlos Drummond de Andrade, Alguma Poesia)

Este poema, que mostra as diferenças de costumes e pensamentos de povos de etnias diferentes, pela sua criticidade, se fosse o começo de uma narração, de que tipo seria? Por quê?

QUESTÃO 26 (Descritor: reconhecer o diferencial entre um texto literário e um texto técnico.)

Assunto: Literatura x Não-Literatura

Opiáceos

O ópio é uma substância retirada da Papaver Somniferum, planta comumente conhecida como papoula. (...) Os concentrados são feitos em forma de pó, mas são processados de forma a poderem ser injetados, fumados ou cheirados. (...) Os efeitos colaterais iniciais são: a- náuseas seguidas de vômitos; b- dificuldade de respiração. Os opiáceos causam rápida dependência química e psíquica e agem como poderosos depressivos, abalando o sistema nervoso central. (Grifos nossos)

(Borges Cordeiro e Ana da Cruz. Iniciação às Drogas e suas Conseqüências. 3ª Edição. Belo Horizonte: Fumarc, 2007, p. 17)

Podemos dizer que o texto acima é literário? Por quê?

QUESTÃO 27 (Descritor: reconhecer as figuras de pensamento como recurso linguístico.)

Assunto: Metalinguagem e Literatura

Veja que tipo de recurso linguístico é utilizado nos dois textos abaixo:

I- O poeta é um fingidor

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.

(Fernando Pessoa)

II - Que é poesia?

Uma ilha

Cercada

de palavras

Por todos

Os lados.

(Cassiano Ricardo)

IDENTIFIQUE se o texto apresenta intertextualidade, metalinguagem, metáfora ou paráfrase? JUSTIFIQUE.

QUESTÃO 28 (Descritor: reconhecer as figuras de pensamento como recurso retórico)

Assunto: Textos que relembram outros textos.

“Ninguém sofre na felicidade presente; há nela uma gota da barba de Caim” (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis). Neste trecho da obra de Machado de Assis, que recurso lingüístico o autor usou? EXPLIQUE.

QUESTÃO 29 (Descritor: reconhecer as figuras de pensamento como recurso retórico)

Assunto: Textos que relembram outros textos.

Monte Castelo

Ainda que eu falasse

A língua dos homens

E falasse a língua dos anjos

Sem amor eu nada seria

(...) Trecho Camoniano: três primeiras estrofes de Amor é fogo que arde sem se ver

Tão contrário é em si mesmo o amor

Estou acordado e todos dormem

Todos dormem, todos dormem.

Agora vejo em parte

Mas então veremos face a face

Ainda que eu falasse

A língua dos homens

E falasse a língua dos anjos

Sem amor eu nada seria

Na música Monte Castelo, de Renato Russo, ele usou intercaladas, na sua letra poética, as três estrofes, primeiras estrofes, que fazem parte do soneto clássico de Luiz Vaz de Camões - com rima e métrica apuradas – e um trecho da carta de São Paulo aos Coríntios (Co: 13,1) como refrão – abrindo e fechando a sua composição musical, como se o texto todo tivesse sido apresentado dentro de um mesmo contexto de tempo e espaço, embora diferenciado das novas inserções textuais de Renato Russo, ao ampliar as fala de Camões e São Paulo, tomando-as como sua. IDENTIFIQUE que tipo de intertextualidade (paródia, paráfrase, alusão ou apropriação) foi usada por Renato Russo e JUSTIFIQUE sua resposta.

QUESTÃO 30 (Descritor: reconhecer as diferentes formas de um verso poético)

Assuntos: A metrificação como recurso poético

Escandiar os versos acrescentados por Renato Russo em Monte Castelo, percebendo a diferença de métrica do molde clássico e o chamado poema contemporâneo. Lembre-se que a métrica poético-silábica é diferenciada da regra comum gramatical. Conta-se até a última tônica do verso, dado a sobressair-se sonoramente. Os encontros vocálicos entre as palavras são fonemas aglutinados durante a declamação do verso.

QUESTÃO 31 (Descritor: reconhecer as diferentes sonoridades dentro do ritmo de um verso poético)

Assuntos: Aliteração e assonância

Em relação à sonoridade de fonemas combinados no verso “E as cantilenas de serenos sons amenos” (Um Sonho, Eugênio de Castro) temos, ao mesmo tempo, três tipos diferentes de combinação sonora, a saber: eco, assonância e aliteração. EXPLIQUE a presença delas no verso.

QUESTÃO 32 (Descritor: reconhecer as possibilidades dos gêneros literários)

Assunto: Gênero Épico, a Narrativa Poética Histórica

Os Lusíadas, de Camões, é uma obra da literatura clássica que contém relatos históricos, ainda que sob a forma poética, herança literária do molde trovadoresco, narrando as grandes façanhas de um povo, no caso, o português, durante a era das grandes navegações. Como podemos classificar um texto com essas características? EXPLIQUE.

QUESTÃO 33 (Descritor: reconhecer as peculiaridades das primeiras formas poéticas registradas na literatura de Língua Portuguesa).

Assunto: Cantiga de Amor

Senhora formosa, vejo-vos queixar

Porque vos amo e no meu coração

Tenho grande pesar, peço a Deus perdão

Porque vejo em vós nisso ter pesar

E eu queria de bom grado livrar,

Mas não posso dominar o coração, (...)

(D. Dinis)

A que tipo de cantiga corresponde este recorte de texto? Quais as características das cantigas medievais que ele possui que o levaram a essa consideração?

QUESTÃO 34 (Descritor: saber interpretar os signos lingüísticos do português medieval e fazer sua transposição para o português brasileiro).

Assunto: Desenvolvimento lingüístico, do Medieval ao Contemporâneo.

Reescreva esta cantiga para o português brasileiro

“Ay, flores, ay flores do verde pinho,

se sabedes novas do meu amigo!

Ay Deus, e hu é?

Ay, flores, ay flores do verde ramo,

se sabedes novas do meu amado!

Ay Deus, e hu é?

Se sabedes novas do meu amigo,

Aquel que mentiu do que pôs comigo!

Ay Deus, e hu é?

Se sabedes novas do meu amado,

Aquel que mentiu do que nh’a iurado!

Ay Deus, e hu é?

TEXTO PARA AS QUESTÔES 35 A 38

Olhos nos olhos

Quando você me deixou, meu bem

Me disse pra ser feliz e passar bem

Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci

Mas depois, como era de costume, obedeci

Quando você me quiser rever

Já vai me encontrar refeita, pode crer

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz

Ao sentir que sem você eu passo bem demais

E que venho até remoçando

Me pego cantando

Sem mais nem porquê

E tantas águas rolaram

Quantos homens me amaram

Bem mais e melhor que você

Quando talvez precisar de mim

Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz

Quero ver como suporta me ver tão feliz

(Chico Buarque de Holanda)

QUESTÃO 35 (Descritor: reconhecer a influência dos gêneros poéticos da era medieval na literatura contemporânea).

Assunto: Cantigas Trovadorescas x Música MPB

RELACIONE o poema da música Olhos nos olhos com as características das cantigas trovadorescas medievais, citando seu principal ponto de semelhança.

QUESTÃO 36 (Descritor: reconhecer a influência dos gêneros poéticos da era medieval na literatura contemporânea).

Assunto: Cantigas Trovadorescas x Música MPB

DESTAQUE um verso em que se percebe a vassalagem amorosa.

QUESTÃO 37 (Descritor: reconhecer a influência dos gêneros poéticos da era medieval na literatura contemporânea).

Assunto: Cantigas Trovadorescas x Música MPB

Apesar de Olhos nos olhos se assemelhar mais às cantigas de amigo, há uma diferença fundamental no comportamento do eu-lírico feminino. COMENTE essa diferença.

QUESTÃO 38 (Descritor: reconhecer a influência dos gêneros poéticos da era medieval na literatura contemporânea).

Assunto: Cantigas Trovadorescas x Música MPB

IDENTIFIQUE, no notório trabalho de Chico Buarque de Holanda, uma música com a característica trovadoresca do homem abordando a temática do eu lírico feminino. Retrate com suas palavras ou literalmente o trecho em que isso acontece.

QUESTÃO 39 (Descritor: saber assimilar e utilizar novas ferramentas a partir do estudo dos gêneros poéticos da era medieval na literatura contemporânea).

Assunto: Cantigas Trovadorescas x Contemporaneidade

Sugestão de trabalho: Se você estivesse com raiva de alguém e fosse criar uma música para criticar essa pessoa, e tivesse que escolher o formato trovadoresco, ela teria as características da cantiga de escárnio ou da cantiga de maldizer? JUSTIFIQUE sua escolha.

QUESTÃO 40 (Descritor: saber assimilar e utilizar novas ferramentas a partir do estudo dos gêneros poéticos da era medieval na literatura contemporânea).

Assunto: Métrica Poética.

Lembrando que todos os versos abaixo têm o mesmo número de sílaba, metrifique:

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer.

(Camões, in Sá da Costa, Obras Completas, 1971)

Complete: os versos dessa estrofe têm ___ sílabas poéticas e apresentando esse tipo de métrica, podem ser chamados de versos _______________________________.

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