Atividades para aula de análise sintática


Esta é uma sequência de exercícios que tinha guardada no computador paar usar nas minhas aulas de análise sintática no segundo ano do Ensino Médio. Nela poderemos abordar vários assuntos como termos integrantes da oração, predicativo e outras coisas que fazem parte de uma aula completa sobre este assunto tão mal visto pelos alunos e tão mal ensinado em alguns momentos. Você pode fazer esta lista e responder nos comentários ou mesmo pode usar para montar suas aulas neste retorno. Aproveito para dizer que logo sairá do papel a minha área de membros e também meu curso de como criar um blog ou fanpage educativos. Fique de olho nas mensagens da nossa newsletter e também nos posts aqui no site.

 

Um método de estudo perfeito para o Enem

Lista de atividades para aulas de análise sintática

1. Nas quatro frases a seguir ocorre esse substantivo (aviso). Leia-as com atenção e assinale usando o código abaixo:

A) se vem apagado o agente desse nome e explícito o destinatário;

B) se vem explícito o agente desse nome e apagado o destinatário;

C) se vêm apagados na frase tanto o agente quanto o destinatário;

D) se vêm explícitos tanto o agente quanto o destinatário.

( ) Os usuários reclamam da imprecisão dos avisos no aeroporto.

( ) Segundo aviso do comandante, o voo sofrerá um atraso de 15 minutos.

( ) Aviso aos motoristas: trânsito lento na descida para as praias.

( ) Para os fiscais, o aviso da empresa aos seus clientes não estava suficientemente claro.

Instruções para os exercícios abaixo

2. Em cada um destes exercícios ocorre um termo em destaque. Assinale:

a) se for um adjunto adnominal;

b) se for um complemento nominal.

( ) O administrador do prédio foi reeleito por mais dois anos.

( ) As lâmpadas do prédio foram todas trocadas.

( ) No pequeno povoado ainda existem ruas sem esgoto.

( ) Os seguidores de Cristo nem sempre são seguidores de seus exemplos.

( ) Pão com manteiga é delicioso no café da manhã.

3. Considerando a oração expressa a seguir, analise-a, respondendo ao que se pede:

Na manhã de 11 de junho, o simulado foi feito pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Adventista.

a – Acerca do termo que se encontra em destaque, qual a classificação que a ele pode ser atribuída? Justifique sua resposta.

b – Transformando a oração para a voz ativa, procure fazer com que esse termo destacado passe a exercer outra função sintática. Destaque-a dando sua classificação.

4. Assinale a alternativa em que o termo grifado é objeto direto:

a) Sua falta aos encontros sufocava o nosso amor.
b) Ela é uma fera maluca.
c) Ela é maluca por lambada nacional.
d) Não tenho medo da louca.
e) O amor de Deus é o primeiro mandamento.
5) Na expressão: “por todos era apedrejado o Luizinho”, o termo grifado é:

a) objeto direto;

b) objeto indireto;

c) sujeito;

d) complemento nominal;

e) agente da passiva.

6) “O toque dos sinos ao cair da noite era trazido lá da cidade pelo vento”. O termo grifado é:

a) sujeito;

b) objeto direto;

c) objeto indireto;

d) complemento nominal;

e) agente da passiva.

7) Classifique os verbos abaixo em: verbo transitivo ou verbo intransitivo (grife o verbo).

a) Os jovens dançavam alegremente. __________________________________________________

b) O júri absolveu o réu. ____________________________________________________________

c) Muitos convidados chegaram tarde. _________________________________________________

d) Algumas pessoas receberão vários brindes. ___________________________________________

e) Confiei em sua capacidade. _______________________________________________________

f) As crianças brincavam no quintal. __________________________________________________

g) Não consegui reler seu artigo. _____________________________________________________

h) Ela adormeceu na rede. __________________________________________________________

i) Maria comprou um livro. _________________________________________________________

j) As ondas quebravam na praia. _____________________________________________________

k) A noite chegou inesperadamente. __________________________________________________

l) Flávio quebrou o vaso. ___________________________________________________________

8) Classifique os verbos transitivos abaixo em: transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto (grife o verbo).

a) O pipoqueiro da praça observava os pássaros. _________________________________________

b) Aquelas crianças precisam de ajuda. ________________________________________________

c) O anfitrião ofertou um presente a cada visitante. _______________________________________

d) Esta escola forma bons técnicos. ___________________________________________________

e) Os bebês necessitam de carinho. ___________________________________________________

f) Ofereci a todos uma recompensa. ___________________________________________________

g) Não acredito em fantasmas. _______________________________________________________

h) Mandei-lhe um ramalhete de flores. _________________________________________________

9) Classifique os verbos abaixo em: verbo intransitivo ou verbo de ligação:

a) Eu tossi a noite inteira. ___________________________________________________________

b) Maria permanece satisfeita. ______________________________________________________

c) Nós somos felizes. ______________________________________________________________

d) O livro estava rasgado. __________________________________________________________

e) O livro estava na gaveta. _________________________________________________________

f) Os pássaros escaparam da gaiola. __________________________________________________

10) Classifique os termos grifados em: objeto direto, objeto indireto ou predicativo do sujeito:

a) Ponha o livro sobre a mesa. ( )

b) Não gostei desse filme. ( )

c) Ana ficou furiosa com a brincadeira. ( )

d) Quero descobrir meu erro. ( )

e) É preciso confiar em alguém. ( )

f) A prisão deles parecia inevitável. ( )

g) Eu não o encontrei na escola. ( )

h) A cidade resistiu ao ataque. ( )

i) Estas observações são úteis para nós. ( )

j) Desconfio de pessoas como ele. ( )

11) Os verbos das orações abaixo são verbos de ligação. Circule o predicativo do sujeito:

a) As atitudes de algumas pessoas são imperdoáveis.

b) Os jornalistas pareciam distraídos.

c) O silêncio da madrugada é tranquilizante.

d) Nossa esperança continua forte.

e) O aniversário de Maria foi animado.

f) A peça teatral foi engraçada.

g) José andava deprimido.

h) A sua camiseta continua molhada.

l) O garoto ficou chateado com a notícia.

m) O céu estava limpo pela manhã.

n) A lua parece uma bola.

Nenhum comentário :

Postar um comentário