Estes são cinco exercício que usei numa avaliação de Língua Portuguesa para os meus segundos anos do Ensino Médio. Temos trabalhado com análise sintática , mais precisamente, com os termos integrantes da oração. É um assunto que apresenta certa dificuldade para eles, mas é plenamente possível com um pouco de perseverança e usando as ferramentas corretas, conseguir entender as funções que o objeto direto, indireto, agente da passiva e o complemento nominal desempenham.
Atividades sobre complemento nominal e complementos verbais
1. Considerando a oração expressa a seguir, analise-a, respondendo ao que se pede:
A notícia foi dada pelos membros da equipe médica.
A. Acerca do termo que se encontra em destaque, qual a classificação que a ele pode ser atribuída? Justifique sua resposta.
B. Transformando a oração para a voz ativa, procure fazer com que esse termo destacado passe a exercer outra função sintática. Destaque-a.
2. Identifique e transcreva SOMENTE o complemento nominal de cada oração abaixo.
a- A criança tinha necessidade de afeto.
b- Precisamos estar consciente de nossos direitos.
c- Fumar é prejudicial à saúde.
d- Essa lei é benéfica à cidade.
3. Passe as orações da página seguinte para a voz passiva e circule APENAS o agente da passiva.
a) O exército cercou a cidade.
b) O goleiro desviou a bola.
4. Dê a função sintática dos termos destacados de acordo com o seguinte critério:
A) objeto indireto B) complemento nominal
( ) O povo necessitava de alimentos.
( ) O povo tinha necessidade de alimentos.
( ) Eles confiam em amigos leais.
( ) Creio em dias melhores.
( ) Tenho dúvidas de suas palavras.
5. Em cada um destes exercícios ocorre um termo em destaque. Assinale:
A) se for um adjunto adnominal;
B) se for um complemento nominal.
( ) O administrador do prédio foi reeleito por mais dois anos.
( ) As lâmpadas do prédio foram todas trocadas.
( ) No pequeno povoado ainda existem ruas sem esgoto.
( ) Os seguidores de Cristo nem sempre são seguidores de seus exemplos.
( ) Pão com manteiga é delicioso no café da manhã.
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