2 questões sobre “A missa do galo”


Estas são duas perguntas relacionadas a um conto que eu trabalhei em sala de aula com meus alunos. Gosto de trabalhar com gêneros textuais e, mais ainda, com narrativas. Estas duas questões estão relacionadas ao conto Missa do Galo, de Machado de Assis. Faça-as e, depois, confira os gabaritos no final.

Questões sobre conto de Machado de Assis

enem-10 erros comuns na redação do Enem

1. Considere as afirmações abaixo sobre o conto "A Missa do Galo", de Machado de Assis.

I- Machado de Assis vale-se de um recurso muito presente na sua ficção, ou seja, a utilização de diversos pontos de vista e avaliações, deixando ao leitor o trabalho de interpretá-los.

II- A ambiguidade do discurso narrativo pode ser relacionada à imbricação de dois pontos de vista: o do adolescente Nogueira e do Nogueira maduro que avalia o passado.

III- Para o adolescente Nogueira, são transparentes os gestos e as palavras de Conceição, mas, por questões éticas, finge não os compreender.

Quais são corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
 
2. (PUC-MG) Nos contos de Missa do galo: variações sobre o mesmo tema, a imagem de Conceição como mulher submissa, fria e ‘santa’ só NÃO é revertida quando a narrativa se faz sob a perspectiva de:

a) Meneses
b) Conceição
c) Nogueira
d) D. Inácia

3. Alguns dos contos de Missa do galo: variações sobre o mesmo tema possuem epígrafes, que, retiradas em Machado de Assis, estabelecem com o texto epigrafado diferentes relações.

A opção em que se indica uma relação INADEQUADA entre a abordagem do conto e sua epígrafe é:

a) Na versão de Autran Dourado, a epígrafe “Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos.” sugere a perplexidade e o desapontamento de Távora quando, numa conversa, lhe é revelado por Conceição o jogo de sedução que se estabelecera entre ela e Nogueira na noite da missa do galo.

b) Na versão de Osman Lins, a epígrafe “Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta” faz referência às dúvidas e ambiguidades que permeiam a aproximação, relembrada pelo narrador, entre ele e Conceição naquela noite de missa do galo.

c) Na versão de Nélida Piñon, a epígrafe “Fartou-se de antemão do banquete da vida” remete à forma como Nogueira, ainda jovem, se aproveita sexualmente da aproximação com Conceição.

d) Na versão de Julieta de Godoy Ladeira, a epígrafe “Boa Conceição! Chamavam-lhe ‘a santa’ e fazia jus ao título, tão facilmente suportava os esquecimentos do marido” refere-se ironicamente à imagem de Conceição, que aí revela seu lado de mulher sedutora, desejável e desejante.

Gabarito dos exercícios

1-C

2-A

3-C

Nenhum comentário :

Postar um comentário