Redação anulada – O que fazer?


Veja neste artigo um modelo de redação bastante complicado. No exemplo de redação (anulada) você verá uma série de erros que podem comprometer significativamente sua nota já que a redação é responsável por boa parte da sua média no vestibular e , no Enem, ela é o diferencial na nota final do aluno.

escrever-redação-dissertação-aula-online

(sem título)

Meios de transporte são essenciais para nossa atual sociedade brasileira. Recurso indispensável para o proletariado dar continuidade a sua vida.
Os ônibos são os principais meios de locomoção da classe média por isso merecem mais
atenção. O estado deveria interver nos meios de locomoção (no caso os ônibus) tomando posse e organizando de modo que haja um salário mais justo e um novo valor nas taxas tantos de estudantes que por sua condição devem usufluir de taxas mais baixas como aqueles que possuem uma condição financeira menor. Nossa atual rede de ônibus é privada o que torna o preço das passagens altos pois devem satisfazer o lucro de seus empreendedores, por isso o preço das passagens está aumentando desenfreadamente.
O lucro dessas redes privadas é extremamente alto e mesmo que passes para estudantes se tornassem gratuitos ainda esses empreendedores teriam lucro.
O fato é que a classe de menor condição financeira a que está isolada nos morros, junto
a classe mais baixa é quem arca ou seja paga as passagens da classe um pouco mais favorecida a média. Por isso seria justo se a rede privada de ônibus deixasse de pertencer a empresários e passasse ser totalmente do estado, afim que esse fizesse a classe que realmente necessita desse meio pudesse usufluir desse sem tantos custos. Uma vez que classe alta não necessita de tais meios.
Sea população da classe média quisercontinuara usufluir dos ônibus é bom lutar para que essa rede de transporte se torne totalmente do estado, antes que os empresários queiram continuar recheando seus bolsos e as pessoas tenham que trabalhar só para pagar seu transporte.
Numa sociedade as pessoas precisam em primeiro lugar ter alimento (subsistência), saúde, cultura e lazer. É inadmissível trabalhar apenas para pagar o transporte que segundo lei é direito de todos o transporte público. Como vemos não é o que anda acontecendo, enquanto não fizermos nada para tornar a rede de transporte privado em pública continuaremos nos subímetendo a aumento de taxas absurdos e começaremos a trabalhar apenas para pagar o transporte...

Análise da redação

FUGA DO TEMA: esta redação foi anulada, segundo os avaliadores da Unicamp, por fugir totalmente ao recorte temático e também por não indicar nenhum uso da coletânea de textos oferecida.
A proposta pedia ao vestibulando gue observasse os problemas no setor, em grande parte abordados na coletânea, apontasse meios de transporte adequados à atual realidade e discutisse tanto sua viabilidade quanto o possível papel do Estado no processo. 0 que o candidato fez - aliás, com uma argumentação incoerente e um texto com muitas incorreções gramaticais - foi apenas defender isoladamente a estatização do sistema de transporte de ônibus. Tratou-se de uma abordagem redutora do tema.

ARGUMENTAÇÃO FRÁGIL: o autor optou por defender o ponto de vista de que o setor privado, por almejar somente o lucro, cobra preços abusivos pelas passagens de ônibus, dificultando o acesso das classes menos favorecidas. Vários equívocos, incluindo vícios de linguagem, foram cometidos ao longo do texto.

Radicalização – O candidato fez uma afirmação radical, sem apoiá-la em argumentação sólida: "a classe mais baixa é quem arca ou seja paga as passagens da classe um pouco mais favorecida a média". No trecho, não se explica porque a classe baixa pagaria pelas passagens da classe mais favorecida.

Lugar-comum – O texto é iniciado por um lugar-comum: "Meios de transporte são essenciais para nossa atual sociedade brasileira". 0 candidato demonstra desconhecimento ou insegurança em relação ao tema ao fazer uma afirmação óbvia (afinal, os meios de transporte são essenciais para qualquer sociedade contemporânea).

Clichê - "Recheando seus bolsos" é uma frase batida que empobrece a argumentação - além de beirar a radicalização, por demonstrar evidente hostilidade contra pessoas que lucram com uma atividade económica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário