Modelo de redação sobre combustíveis


Neste artigo você verá uma redação que não está tão boa segundo o que a banca esperava. É uma redação de vestibular e você pode usar o texto para aprender quais os erros que podem e devem ser evitados n hora de fazer o Enem ou mesmo um desses vestibulares. Caso queira saber mais, veja no site nossas indicações de leituras.

Exemplo de redação (abaixo da média)

Biodiesel, uma solução para os problemas enfrentados pelo Brasil

Como temos acompanhado nos últimos tempos, muito se diz à respeito de fontes de energia alternativa.
Órgãos públicos e privados se manifestam em parcerias que prevêem o fornecimento de oleaginosas produzidas em assentamentos rurais paulistas para a fabricação de biodiesel. Parceria esta que proporcionará aos assentados uma nova fonte de renda, e ainda facilitará o cumprimento da exigência do programa nacional de biodiesel.
O carnaval baiano já aderiu ao novo combustível, utilizando-o para o abastecimento dos bio trios, trio elétrico de última geração, movido a biodiesel, algo que tem chamado a atenção de investidores.
Se essa ideia adotada pelos bio trios, fosse também utilizada pelo famoso sistema de transporte coletivo, um dos vilões da geração da poluição nos grandes centros, com certeza, extrema contribuição seria dada para a despoluição dessas cidades.
Percebemos que o desafio no momento é gerar excedentes para exportar energias renováveis por meio de econegócios que melhorem a qualidade do ambiente urbano.
A auto-suficiência em petróleo, algo de suprema importância antigamente, pode não ser tão considerável por causa de uma das preocupações do momento, o Meio Ambiente.
Só não podemos esquecer os consumidores famintos, sabemos da situação complicada dos preços abusivos do petróleo, dessa forma os agricultores estão dirigindo uma parte maior de suas colheitas para a produção de combustível do que para alimentos ou rações, criando uma concorrência entre alimentos e combustível.
Isso só não acontecerá se for estabelecida uma política agrícola fundamentada e consistente, para que sejam administrados tais conflitos.
O biodiesel é um átimo recurso, que à principio passará por um processo de adaptação e aceitação, mas é algo adequado para a economia brasileira.

Análise da redação

APROVEITAMENTO SUPERFICIAL: a redação foi considerada abaixo da média pelos avaliadores. Além do título extenso, o primeiro parágrafo é muito curto e desnecessário. Não há nenhuma informação relevante dentro das generalizações: últimos tempos e fontes de energia alternativa.Em seguida, o candidato vale-se da antologia somente para produzir paráfrases que não aprofundam, de fato, nenhum ponto de vista. Nos primeiros parágrafos, a redação trabalha apenas com a apresentação de dados.
O aproveitamento superficial da antologia não levou o candidato a contemplar as instruções, já que nem discute "o que significa destinar a produção agrícola brasileira para a geração de bioenergia" nem "explora a argumentação para justificar seu ponto de vista", mantendo-se no nível da informação decalcada dos textos oferecidos.

Banner-Redacao

Essa carência constitui um quase desvio do recorte temático proposto. 0 autor não estabeleceu relação entre a política para o setor agrícola e a geração de bioenergia. No antepenúltimo e no penúltimo parágrafos, ensaia alguma abordagem do tema proposto ao apresentar aspectos negativos que poderiam ser evitados caso fosse instaurada "uma política agrícola fundamentada e consistente". No entanto, propor uma política correta, sem desenvolver argumentos sobre como ela poderia ser e quais seriam suas possíveis consequências, é apenas um lugar-comum, e não um desenvolvimento do ponto de vista


REFERÊNCIA VAGA: vale lembrar que, em textos opinativos, é importante ser específico quanto à localização temporal do debate (veja o Capítulo 7, que fala sobre "tempo e espaço"). "Na última década" ou "no início do século XXI", por exemplo, são expressões mais adequadas do que "nos últimos tempos".

Nenhum comentário :

Postar um comentário