Prova de pontuação aposto e vocativo


Esta é uma sequência de exercícios de pontuação e que fazem parte de uma prova que foi feita para o sétimo ano do ensino Fundamental. Nela você verá além das questões de pontuação sobre o uso da vírgula, verá também exercícios de aposto e vocativo que podem ajudar a entender como a pontuação influencia no sentido dos enunciados.

clip_image002 

1 – No primeiro quadrinho:

a) Como Rônei chama a gata?

b) Por que essa expressão tem duplo sentido nesse contexto?

c) Qual o sinal de pontuação empregado para isolar essa expressão do resto da frase?

2 – Nos três primeiros quadrinhos:

a) Qual é a intenção de Rônei?

b) Em sua fala ele faz duas comparações. Que palavra estabelece a comparação?

3 – No último quadrinho:

a) Que expressão Rônei emprega para referir-se a si mesmo?

b) Identifique um aposto no último quadrinho.

4 - Identifique o Aposto e o Vocativo nas Frases Abaixo:

01. Chegou a hora da verdade, amigos.

03. O senador foi à festa com a namorada, Marcia.

04. Acorda, São Paulo.

05. Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado.

06. A ordem, meus amigos, é a base do Exército.

07. Mário possui três filhas: Janaína, Vitória e Bruna.

08. Obrigado, doutor.

09. Deus, tenha piedade de nós!

10. Ele me disse apenas isso: a nossa amizade acabou.

clip_image004

5 - Agora responda:

a) Marcelo colocou um aposto especificando o sou nome. Qual é o aposto?

b) Entretanto, ele deixou sua mãe com dúvidas. Por quê?

6 – Escreva outra vez o bilhete, esclarecendo à mãe de Marcelo quem são as outras pessoas citadas, empregando aposto para cada uma delas.

7 – O aposto pode ser empregado para:

A) enumerar ou recapitular; nesse caso, pode aparecer depois de dois-pontos; vir precedido pelas expressões a saber, por exemplo, isto é; ou ser representado por um indefinido, como tudo, nada, ninguém, qualquer, etc.

B) marcar uma distribuição, empregando um e outro , este e aquele, etc.

C) marcar uma especificação, uma individualização; pode, nesse caso, vir ou não preposicionado.

D) explicar, resumir ou identificar.

Indique com qual desses casos os apostos destacados nas frases a seguir se identificam:

a) Eu quero tudo: arroz, feijão, farofa, carne e salada. ( )

b) O escritor brasileiro Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro. ( ) ( )

c) Nós não tínhamos previsto, eu e meu irmão, que nossos pais ficariam preocupados com essa longa ausência.

( )

d) Duas especialidades tinha o restaurante: arroz a carreteiro e leitão à pururuca. ( )

d) Os filhos eram dois bons atletas, um em basquete e o outro em natação. ( )

8 – Há entre as orações seguintes, apenas duas com vocativo. Quais são elas?

a) Só não aceito isto: injustiça.

b) Seu Renato, o professor de matemática, vai dar aula de recuperação.

c) Saiam da chuva, meninos! Vocês podem ficar gripados!

d) Espere um pouquinho, André, que eu já vou.

Nenhum comentário :

Postar um comentário