Esta é uma sequência de exercícios de pontuação e que fazem parte de uma prova que foi feita para o sétimo ano do ensino Fundamental. Nela você verá além das questões de pontuação sobre o uso da vírgula, verá também exercícios de aposto e vocativo que podem ajudar a entender como a pontuação influencia no sentido dos enunciados.
1 – No primeiro quadrinho:
a) Como Rônei chama a gata?
b) Por que essa expressão tem duplo sentido nesse contexto?
c) Qual o sinal de pontuação empregado para isolar essa expressão do resto da frase?
2 – Nos três primeiros quadrinhos:
a) Qual é a intenção de Rônei?
b) Em sua fala ele faz duas comparações. Que palavra estabelece a comparação?
3 – No último quadrinho:
a) Que expressão Rônei emprega para referir-se a si mesmo?
b) Identifique um aposto no último quadrinho.
4 - Identifique o Aposto e o Vocativo nas Frases Abaixo:
01. Chegou a hora da verdade, amigos.
03. O senador foi à festa com a namorada, Marcia.
04. Acorda, São Paulo.
05. Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado.
06. A ordem, meus amigos, é a base do Exército.
07. Mário possui três filhas: Janaína, Vitória e Bruna.
08. Obrigado, doutor.
09. Deus, tenha piedade de nós!
10. Ele me disse apenas isso: a nossa amizade acabou.
5 - Agora responda:
a) Marcelo colocou um aposto especificando o sou nome. Qual é o aposto?
b) Entretanto, ele deixou sua mãe com dúvidas. Por quê?
6 – Escreva outra vez o bilhete, esclarecendo à mãe de Marcelo quem são as outras pessoas citadas, empregando aposto para cada uma delas.
7 – O aposto pode ser empregado para:
A) enumerar ou recapitular; nesse caso, pode aparecer depois de dois-pontos; vir precedido pelas expressões a saber, por exemplo, isto é; ou ser representado por um indefinido, como tudo, nada, ninguém, qualquer, etc.
B) marcar uma distribuição, empregando um e outro , este e aquele, etc.
C) marcar uma especificação, uma individualização; pode, nesse caso, vir ou não preposicionado.
D) explicar, resumir ou identificar.
Indique com qual desses casos os apostos destacados nas frases a seguir se identificam:
a) Eu quero tudo: arroz, feijão, farofa, carne e salada. ( )
b) O escritor brasileiro Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro. ( ) ( )
c) Nós não tínhamos previsto, eu e meu irmão, que nossos pais ficariam preocupados com essa longa ausência.
( )
d) Duas especialidades tinha o restaurante: arroz a carreteiro e leitão à pururuca. ( )
d) Os filhos eram dois bons atletas, um em basquete e o outro em natação. ( )
8 – Há entre as orações seguintes, apenas duas com vocativo. Quais são elas?
a) Só não aceito isto: injustiça.
b) Seu Renato, o professor de matemática, vai dar aula de recuperação.
c) Saiam da chuva, meninos! Vocês podem ficar gripados!
d) Espere um pouquinho, André, que eu já vou.
Nenhum comentário :
Postar um comentário