Análise de textos verbais e não verbais


Esta é uma atividade que usei numa de minhas aulas de produção de texto para desenvolver a análise de textos verbais e não verbais. Nela os alunos eram instigados a pensar nos textos, nos recursos expressivos usados e, a partir dessa análise e de inferências, responder as questões propostas. Use para montar materiais para seus alunos ou mesmo para discutir em sala de aula o tema apresentado aqui. na prova do Enem é claro que esses conhecimentos ajudarão bastante.

Atividade de classe para Produção de Texto

Leia o painel de textos a seguir:

Texto 1

clip_image002

Texto 2

clip_image004

Texto 3

Quando você for se embora,

moça branca como a neve, me leve.

Se acaso você não possa

me carregar pela mão,

menina branca de neve,

me leve no coração.

Se no coração não possa

por acaso me levar,

moça de sonho e de neve,

me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa

por tanta coisa que leve

já viva em seu pensamento,

menina branca de neve,

me leve no esquecimento.

Moça de sonho e de neve,

me leve no esquecimento,

me leve.

1. O texto 1 é organizado em sete cenas.

a) Por que, supostamente, o marido se levantou da cama, na 2ª cena?

b) O que sugere a expressão da mulher, na 5ª cena?

c) Compare a expressão do marido na 1ª e na 6ª cenas. Em que diferem?

d) Levante hipóteses: Aonde o marido está indo? O que teria acontecido no apartamento de cima?

2. O texto "Cantiga pra não morrer" diz respeito a relacionamento amoroso.

a) Que tipo de situação é imaginada pelo eu lírico do texto?

b) Que apelo o eu lírico faz à "moça branca como a neve"?

c) Dê ao menos duas interpretações ao título do texto.

3. O texto 3 é uma obra do pintor brasileiro Almeida Júnior (1850-1899). Nela, uma mulher olha uma fotografia. Observe o título do quadro e responda:

a) Que sentimentos a postura física da mulher e sua expressão facial expressam?

b) Por que a mulher está vestida de negro?

c) De quem você acha que é a foto?

4. Compare os três textos.

a) O que eles têm em comum?

b) Em qual(is) dos textos o fim do relacionamento provoca senti­mento de tristeza, saudade ou dor?

c) Em qual(is) deles provoca alegria?

5. Há textos que são constituídos apenas de imagem, outros apenas de palavras, outros de palavras e imagens.

a) Quais dos textos são constituídos basicamente de imagens?

b) Qual é constituído apenas de palavras?

c) Qual deles sugere a presença da música, por meio de notas musicais?

Nenhum comentário :

Postar um comentário