Esta é uma lista de exercícios de revisão sobre crase. É bastante importante discutir o assunto nas aulas de Português para o Enem porque os alunos, às vezes, não entendem que a ausência de crase influencia na regência e que isso pode, inclusive, mudar o sentido do enunciado que eles redigiram. Na dúvida sobre este assunto, visite os outros arquivos aqui no blog e veja tudo que escrevi sobre a prova do Enem e como é possível, através de técnicas de memorização, dominar a prova e garantir sua vaga no vestibular.
Exercícios sobre crase
1-) Preencha os espaços vazios com a ou as, marcados ou não com acento grave indicador da crase:
a) Eu já conhecia ______ fazenda, por isso fui _____ cidade apreciar ______praças.
b) Fui ______Roma, depois ______Veneza dos belos canais.
c) Prefiro cinema _____ teatro.
d) Estou mais inclinado ______ ouvir do que ______ falar.
e) Fiz referência _____ V.Sa. e não ______ Sra. que o acompanha.
f) Nunca assisti _________ tanta miséria.
g) Gosto de falar ______ pessoas frente ____ frente.
2-) Há estreita relação entre a regência e a ocorrência da crase. Complete os espaços vazios com o nome contido nos parênteses, usando, adequadamente, o acento indicador de crase.
a) Assistiram _______________________atentos. (a aula)
b) Pagaram ______________________________ . (as contas)
c) Pagaram _______________________________ . (a empregada)
d) Obedeça _______________________________. (as leis)
3-) (MACK-SP) Assinale a alternativa que preenche com exatidão as lacunas:
Estou aqui __________8h, mas só poderei ficar até _________ 9h30, porque ______ 10h30min assistirei _____ sessão solene de abertura de uma importante exposição de arte moderna, precisando, para isso, dirigir-me ____ Rua 7 de abril e ir ______ Galeria “Sanson Flexor”.
a) Às – às – às – a – a – a
b) As – as – as – à – à – à
c) As – as – às – a – à – à
d) Às – às – às – à – à – à
e) Às – as – as – à – à – à
4-) (FGV-SP) Preencha os espaços a seguir com a, à, as ou às, conforme o caso.
a) O presidente da associação se declarava ___________ favor dos incentivos _______ utilização de veículos _____ óleo ou _____ álcool. Recomendava _______ aplicação de mais verbas destinadas ________ subsidiar _______ plantação de cana ; __________claras, louvava ____________qualidades dos combustíveis renováveis e derramava elogio _______ usinas.
b) Esse era o teor dos discursos que o presidente fazia nos finais de semana, durante os comícios. Mas, de segunda ______ sexta-feira, das 8 ______ 18 horas, os empregados da empresa faziam _____ entregas _____ domicílio, utilizando gasolina em seus veículos; nessas ocasiões, as ações dos empregados contrariavam o que o presidente dizia __________ todos.
Você sabia que os verbos podem ter seu sentido alterado conforme a transitividade? Este é o caso do verbo assistir que, dependendo da regência, pode significar ajudar ou ver/presenciar. Para saber mais sobre isso, clique no banner abaixo.
5-) (UNIRIO) Assinale o item em que se deveria colocar acento indicativo de crase.
a) ( ) Depois de assinalado, o pinheiro cairia daí a uma semana.
b) ( ) A uma hora da tarde, o pinheiro seria cortado.
c) ( ) Ninguém iria a festas de Natal sem pinheiro enfeitado.
d) ( ) As folhas do pinheiro caíam, uma a uma.
e) ( ) O pinheiro seria colocado a qualquer momento.
6-) (UNIRIO) Assinale a frase em que a está indevidamente acentuado.
a) ( ) Hora à hora os monges renovavam as preces.
b) ( ) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.
c) ( )Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.
d) ( ) O amor à educação faz pensar o brasileiro.
e) ( ) À uma hora da tarde reuniam-se os monges.
7-) (UNIRIO) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no a indicativo de crase.
a) ( ) À cada gol, Pelé exultava. b) ( ) Assisti a uma partida sem gols.
c) ( ) O juiz terminou a partida às pressas. d) ( ) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.
e) ( ) Fui à praia e não vi futebol na areia.
8-) (UNIRIO) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ - A - À.
a) ( ) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.
b) ( ) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.
c) ( ) __ melhor colocação receberá __ recompensa __ que tem direito.
d) ( ) __ dois dias, __ prova chega __ banca.
e) ( ) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.
9-) (UFRRJ) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo.
a) ( ) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.
b) ( ) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.
c) ( ) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.
d) ( ) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.
e) ( ) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.
10-) (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro:
a) ( ) uma ameaça as funções. b) ( ) uma ameaça a função.
c) ( ) uma ameaça a nossa função. d) ( ) uma ameaça a esta função.
e) ( ) uma ameaça as principais funções.
11-) (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase.
a) ( ) passeio à Tijuca. b) ( ) passeio à Urca.
c) ( ) passeio à Ipanema. d) ( ) passeio à Barra Tijuca.
e) ( ) passeio à Gávea.
12-) (USU) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase?
a) ( ) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.
b) ( ) doenças que representam uma ameaça a população rural.
c) ( ) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.
d) ( ) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.
e) ( ) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.
13-) (PUC) “Eu solto aos ecos da serra / Suspiros dessa saudade”. Caso substituíssemos ECOS por BRISAS, nos versos acima, teríamos que usar a contração da preposição A com o artigo definido AS, com o acento grave indicador de crase. Indique a opção em que, de acordo com a norma culta, NÃO ocorreria esta contração e, consequentemente, não apareceria o acento grave indicador de crase:
a) ( ) Agora vamos __ últimas questões.
b) ( ) Os parlamentares corresponderam __ expectativas dos seus eleitores.
c) ( ) Entregamos __ alunas as entradas para o espetáculo.
d) ( ) Anteriormente __ reclamações, o reparo do equipamento já havia sido providenciado.
e) ( ) O guia lembrava __ crianças de que não deveriam afastar-se dele.
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