Esta é a segunda atividade direcionada para alunos que desejam revisar o conteúdo de Literatura. Mais uma vez o conteúdo é o Modernismo e para fazer esta atividade você poderá usar as seguintes instruções que usei com minhas turmas de Ensino Médio: Use somente o espaço destinado às questões, salvo sob orientação do professor; Escreva, inclusive as questões dissertativas, a caneta, azul escura ou preta; Respostas rasuradas ou incoerentes com a pergunta serão sumariamente anuladas; Faça uma letra legível, pois, caso contrário, sua questão pode ser anulada; A desobediência a qualquer item das instruções implica na anulação da questão; Cada erro de norma culta significa “0,1” a menos em sua nota.

Atividades diversas sobre Modernismo
1. "A língua sem arcaísmo. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos".
Neste trecho do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, depreende-se um dos programas propostos pelos modernistas:
( ) a invenção de uma nova língua, estruturalmente diferente da falada e escrita pelos portugueses
( ) a imitação do discurso dos autores populares da literatura oral brasileira
( ) a incorporação da fala brasileira à língua literária nacional
( ) o repúdio à literatura dos escritores do passado, apenas porque eram afeitos à extrema correção
2. Em dois movimentos estéticos, na literatura brasileira, há grande preocupação com o nacionalismo. Em um, evidencia-se a postura nitidamente ufanística; em outro, freqüentemente contestatória. São eles, respectivamente:
( ) Romantismo e Modernismo
( ) Parnasianismo e Simbolismo
( ) Simbolismo e Modernismo
( ) Barroco e Arcadismo
3. Leia as proposições abaixo e marque as seqüências que completam a frase: "No Modernismo constatamos..."
I - manifestação inicial na poesia, estendendo-se à prosa
II - reação ao regionalismo
III - culto à forma
IV - rompimento com a métrica tradicional
V - nacionalização de nossa literatura
( ) I, II e IV estão corretas
( ) II, III e IV estão incorretas
( ) I, IV e V estão corretas
( ) I, III e V estão incorretas
4. A poesia modernista caracteriza-se, formalmente, pelo predomínio de:
( ) versos regulares, metrificados, sem rima
( ) versos brancos, sem metrificação regular, com estrofes
( ) versos livres, sem metrificação regular, sem rima
( ) versos irregulares, com rima, preferência ao soneto
5. Leia atentamente o texto:
“Quando hoje acordei, ainda fazia escuro
(Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei.
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...
-- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei.”
(Manuel Bandeira, “Poema só para Jaime Ovalle”.)
Transcreva o verso que sugere a solidão do poeta.
As questões abaixo se baseiam nos dois textos dados:
Até o fim Quando nasci veio um anjo safado
O chato do querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim
Chico Buarque
Poema de sete faces
Quando nasci,
um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos!
ser gauche na vida.
Carlos Drummond de Andrade
6. Os dois textos acima não só se assemelham com relação ao tema de que tratam, como também à estruturação.
a) Qual o tema desenvolvido em ambos os textos?
b) Qual a semelhança na estrutura entre eles? Dê um exemplo.
7. O anjo é um elemento comum aos dois textos.
a) De que forma são tratados os anjos em ambos os textos?
b) Nos versos de Chico Buarque o anjo “decretou”; nos de Drummond, o anjo “disse”. Qual a diferença desses verbos na caracterização do querubim e do anjo?
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