Realismo e Naturalismo – Exercícios para EM


attractive female university student using laptop in classroomO Realismo e o Naturalismo são dois períodos literários concomitantes que trouxeram profundas contribuições para a literatura nacional. Como retrato da vida social do Brasil, o Realismo mostrou como a vida social da camada mais alta da população. Já o Naturalismo retratou as condições mais desumanas da camada social pobre. Suas necessidades e condições de vida mas degradantes foram mostradas por meio das letras. Deste período, “O Cortiço” retrata muito bem todas as características da camada pobre. Veja também alguns exercícios sobre a Missa do Galo, texto de Machado de Assis que publiquei lá no site Mais Educativo, meu projeto educativo com tudo que você vai querer saber sobre Língua Portuguesa e jogos educativos.

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Exercícios sobre Realismo e Naturalismo

1.

“Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e resingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já não se falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sangüínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante de respirar sobre a terra.”

O texto acima, insistindo nos aspectos biológicos dos fatos, mostra ser de autor:
(     ) romântico
(     ) realista
(     ) naturalista
(     ) simbolista
(     ) modernista

2.  Há correspondência entre estilo e característica em
(     ) Romantismo - objetivismo
(     ) Realismo - subjetivismo
(     ) Naturalismo - valorização do clássico
(     ) Parnasianismo - linguagem descuidada
(     ) Romantismo - subjetivismo

3.

"... enfatiza o aspecto materialista da existência, vendo o homem como um produto biológico, cujo comportamento é resultado da pressão do ambiente social e da hereditariedade psicofisiológica. O homem passa a ser encarado como um ser impulsionado pelos instintos (são freqüentes as comparações com animais), que, por sua vez, são despertados pelas condições do meio social."

O trecho anterior expõe claras características da estética:
(     ) romântica.
(     ) simbolista.
(     ) naturalista.
(     ) barroca.
(     ) modernista.

4.

“...ocupar-se de aspectos patológicos da conduta humana, tais como taras, desvios, miséria externa, desequilíbrios psicológicos.”

As características citadas anteriormente pertencem a qual período literário?

5. Ao escritor realista interessam, sobretudo, os conflitos:

(     ) da natureza espiritual e metafísica.
(     ) universais, que espelham os problemas humanos desvinculados das relações possíveis com o momento histórico.
(     ) de natureza individualizadora, que permite aprofundar a análise psicológica dos personagens.
(     ) que permitem à obra tornar-se politicamente combativa e comprometida.
(     ) originários da relação do homem com seu meio ambiente.

6. O romance realista apresenta suas características específicas, definidoras das tendências da época e da escola literária. É possível, entre aquelas, apontar o fato de que ele:
(     ) se preocupa sobretudo com a construção da trama romanesca, pontilhada de episódios inverossímeis ou fantasiosos.
(     ) analisa pormenorizadamente as vicissitudes das personagens que viveram um drama histórico, espelho da realidade da nação.
(     ) se constrói em torno da análise dos caracteres, equacionados com a visão mais profunda de sua realidade interior e de sua fisionomia moral.
(     ) dá relevo à paisagem social e física em que se passa a história, constituindo-se o conjunto uma crônica amena dos costumes da época.
(     ) procura retratar os ambientes, considerando desnecessária a análise psicológica das personagens e das motivações internas de seus atos.

(Fragmento do Capítulo I, em que é narrada a relação entre Miranda e sua esposa Estela)

"Odiavam-se.  Cada qual sentia pelo outro um profundo desprezo, que pouco a pouco se foi transformando em repugnância completa.  O nascimento de Zulmira veio agravar ainda mais a situação; a pobre criança , em vez de servir de elo aos dois infelizes, foi antes um novo isolador que se estabeleceu entre eles. Estela amava-a menos do que lhe pedia o instinto materno por supô-la filha do marido, e este a detestava porque tinha convicção de não ser seu pai.          Uma bela noite, porém, o Miranda, que era homem de sangue esperto e orçava então pelos seus trinta e cinco anos, sentiu-se em insuportável estado de lubricidade." (Aluísio Azevedo)

7. Compare a relação amorosa na estética realista-naturalista com o romantismo. Aponte as diferenças das escolas literárias com referência ao amor.

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