Atividades de homonímia e interpretação


Group of Teenage Students at ParkEsta é uma série de atividades de interpretação de textos envolvendo alguns fragmentos de textos bem legais e que são facilmente entendidos pelos alunos. Mas não se engane porque esta uma atividade que envolve um nível de compreensão de texto bastante interessante e avançado. Além destas atividades de interpretação você verá algumas outras envolvendo homonímia que é um assunto bem legal e que exige também um conhecimento grande da Língua Portuguesa. Veja ainda os outros exercícios que publiquei em meu site educativo. Lá falo sobre interpretação de texto de modo mais elaborado e já tem o gabarito para conferir como anda seu desempenho.

Lista de exercícios com gabarito

Atividades revisionais de Português

1. Complete as lacunas abaixo com a palavra que está entre parênteses:

a. A próxima ___________________________ começará atrasada. (seção - sessão)
b. ___________________________ -se, mas havia hostilidade ali. (cumprimentaram - comprimentaram)
c. A chegada do ___________________________ diplomata era ___________________________ ( eminente - iminente).
d. A ___________________________ dos direitos da emissora foi uma das tarefas do governo. (seção - cessão)
e. Ali, na ___________________________ de eletrodomésticos, há uma grande liquidação. (seção - cessão)

Leia o texto e responda o que se pede:

PELES DE SAPOS

Em 1970 e 1971, houve, no Nordeste brasileiro, uma enorme procura por sapos, que eram caçados para que suas peles fossem exportadas para os Estados Unidos. Lá elas eram usadas para fazer belas bolsas, cintos reforçados e sapatos caros. Isso levou a uma drástica diminuição da população de sapos nessa região.
O sapo se alimenta de vários insetos, principalmente mariposas, grilos e besouros. É um animal voraz, isto é, comilão. Quando adulto chega a comer trezentos besouros por dia.
Sem os sapos, seus inimigos naturais, as mariposas, os besouros e os grilos, proliferaram de maneira assustadora.
Esses insetos invadiram as cidades. Mariposas e besouros concentraram-se em torno dos postes de iluminação pública e também entraram nas casas, causando grandes transtornos. Os grilos, com seu cricri, não deixavam as pessoas dormirem.
Em maio de 1972, na cidade de Iati, em Pernambuco, a população, em uma espécie de mutirão, varreu ruas e calçadas, amontoando principalmente besouros, e também mariposas e grilos mortos, para serem levados por caminhões de lixo. Em apenas três dias, encheram-se mais de oitenta caminhões com esses bichos!
O governo proibiu a caça de sapos e passou a fiscalizar a exportação de suas peles.

Ruth de Gouvêa Duarte

2. O título do texto, Peles de sapos, representa:

( ) o motivo da invasão dos insetos nas cidades;
( ) o objetivo econômico dos exportadores;
( ) a razão de ter aumentado o número de grilos e mariposas;
( ) uma riqueza importante do Nordeste brasileiro; 

3. Uma informação conta com uma série de elementos básicos: o que aconteceu, quem participou dos acontecimentos, onde e quando se passaram, como e por que ocorreram os fatos etc. Considerando que o acontecimento básico do texto é a caça aos sapos, assinale a informação que não está presente no texto: 

( ) onde ocorreu: no Nordeste brasileiro;
( ) quando ocorreu: em 1970 e 1971;
( ) para que ocorreu: exportação de peles;
( ) como ocorreu: armadilhas especiais; 

4. Complete as frases com mau, mal ou má. Escreva com letra de fôrma para não deixar dúvidas quanto a sua escolha.

a. João é um garoto muito ..........................
b. Ela não está .........................
c. Teresa é uma mulher muito ................
d. Era previsível que ele se comportaria ..........................
e. A seleção brasileira jogou ...................., mas conseguiu vencer a partida.

Leia os textos abaixo e depois faça o que se pede:

Texto I

- Você já viu um joão-de-barro?
- Eu já porque lá no norte tem bastante.
- Como é o ninho?
- De barro.
- Você sabe como ele faz?
- Faz na árvore, de manhã cedo. Ele vai na beira de um rio onde tem barro vermelho e mole.
- E aí?
- Aí ele começa a operação.
- Que operação é essa?
- De carregar o barro pra árvore porque ele só faz em árvore. Ele vai levando o barro pra lá, é os dois que faz.
- Quem mais trabalha?
- Parece que é o homem. Como a mulher é menor que o homem. Acho que é o homem.
- Eles deixam alguém acompanhar o trabalho?
- De longe.
- Como é a casa deles?
- A casa deles é de dois andares. Eles faz a sala e a cozinha. Na sala eles bota os ovinho e na frente guarda um monte de inseto, lagarta pra alimentar os bichinho. Entendeu? Aí quando eles nasce já tem um montão.

Texto 2

A exemplo dos homens do campo, eles também começam a trabalhar cedo. Mal o sol nasce e lá estão, cantando e se alternando na busca de barro e palha para erguer o futuro lar. Quando alguém se aproxima, abandonam o serviço e voam para longe. Por isso foram enormes os cuidados e a paciência do fotógrafo para poder acompanhar o dia-a-dia de um casal de joão-de-barro na construção de sua casa, numa velha jaqueira.

(Revista Globo Rural, Agosto/93)

5. Comparando os dois textos podemos afirmar que:

( ) O texto 1 é exemplo de linguagem formal;
( ) O texto 2 é um artigo de revista, mas está escrito em linguagem informal;
( ) A língua formal é aquela que segue as regras gramaticais e o texto 2 é exemplo disso;
( ) O texto 1 é exemplo de língua informal e nesta não se admitem erros gramaticais.

6. Assinale a alternativa correta:

( ) O João-de-barro é parecido com o homem por que constrói casas;
( ) Os homens e o João-de-barro levantam cede para trabalhar;
( ) Os homens, segundo o texto, constroem suas casas de barro e palha;
( ) O fotógrafo é uma pessoa impaciente por que o pássaro sempre foge.

7. Leia a frase e assinale a correta:

A casa deles é de dois andares. Eles faz a sala e a cozinha.(...)

( ) A conjugação dos verbos está correta por que concordam com os sujeitos da frases;
( ) O pronome pessoal do caso reto "eles" refere-se à primeira pessoa do singular;
( ) “Eles” não concorda com “faz”, pois referem-se à pessoas diferentes no discurso;
( ) A conjugação dos dois verbos está incorreta.

8. “Em jornal idôneo, a seção que abriga as cartas dos leitores é precioso reflexo do que pensa o povo. Descontadas as restrições impostas pela ética profissional e as conveniências eventuais da natureza empresarial, as cartas dos leitores, pelo seu conteúdo reivindicatório, representam valiosa colaboração aos que se esfalfam no exercício diário da informação criteriosa.”

De acordo com o texto:

( ) Em jornal não idôneo, não existem cartas dos leitores.
( ) As restrições impostas pela ética profissional inibem a inspiração dos leitores.
( ) As conveniências eventuais de natureza empresarial condicionam negativamente a iniciativa dos leitores.
( ) O exercício de informações criteriosa é própria dos bons jornais.
( ) As cartas dos leitores funcionam como termômetro da opinião pública.

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