7 atividades de interpretação


imagem-7 atividades de interpretaçãoNeste artigo vocês verá algumas atividades que usei numa de minhas aulas de interpretação de textos usando como ferramenta as aulas de Gramática. Numa das atividades que você encontrará abaixo, será necessário identificar a qual termo um pronome pode se referir. Este assunto abordo nas aulas de coesão textual, coesão referencial pra ser mais exato. Além disso, será possível fazer exercícios sobre um dos assuntos de que mais gosto: pressupostos e implícitos. Entender o que não está na superfície do texto fará de você um leitor muito mais competente. Também há atividades de colocação de palavra e alteração no sentido. Por último, alguns exercícios de interpretação que, no caso, são bastante semelhantes aos da Fuvest que exigem dos candidatos uma habilidade que nem sempre é desenvolvida por todos.

Aumente 20% suas chances de aprovação

Questões de interpretação de textos para concurseiros

1. Suponha uma notícia esportiva como essa:

“O jogo de ontem à noite no Pacaembu foi um espetáculo memorável. No gramado, os atletas do São Paulo e Corinthians deram uma exibição de arte. Nas arquibanca­das, mesmo a torcida do Corinthians se comportou civiliza­damente."

Ao ler a notícia, um torcedor corintiano protestou contra o jornal.

a) O torcedor tinha motivo para fazer o protesto? Por quê?

b) Qual é a palavra do noticiário mais reveladora da opinião do redator da notícia?

c) Que pressuposto essa palavra estabelece dentro do con­texto da notícia?

2. A correção gramatical é uma propriedade importante, sobretudo para certos tipos de texto, mas não é garantia sufi­ciente de qualidade. A propósito, leia os dois trechos trans­critos a seguir e compare-os. Um deles foi extraído do docu­mento Diretrizes para o Programa de Governo Estadual, de 1993, elaborado por um grande partido político brasileiro.

I) Tendo em conta a experiência de 1989, uma análise do quadro político-eleitoral estadual e nacional, a dificulda­de de realizar amplas mudanças no modelo econômico-político e social brasileiro sem contar com uma sólida re­taguarda do Estado de São Paulo, e a dificuldade de rea­lizar um governo estadual democrático-popular sem o respaldo de políticas federais, consideramos ser possível e necessário, nas eleições de 1994, trabalhar com o ce­nário de uma vitória simultânea do nosso partido* para os governos paulista e federal.

* Coloquei a expressão "nosso partido" no lugar da sigla do partido.

II) Em 1994, a gente tem que ganhar a eleição pro gover­no estadual e pro federal Os dois junto, porque, pelo que se viu em 1989, as jogadas eleitoreiras diz que não é fácil fazer mudança na política e na economia do Bra­sil sem o apoio de São Paulo. Nem dá pra fazer um go­verno bom pro povo em São Paulo sem a ajuda do go­verno federal.

Sobre os dois textos é correto um dos seguintes comentários:

( ) Os dois textos são confusos e cheios daquilo que na es­cola se costuma chamar de "erros gramaticais".
( ) O texto I é mais difícil de entender que o texto II, por­que está redigido numa linguagem mais técnica.
( ) Ambos os textos são difíceis de entender, porque os dois apresentam "erros" elementares de gramática.
( ) O texto II, redigido numa linguagem mais popular, ape­sar de certos "erros" gramaticais, supera o texto I em clareza e precisão.
( ) Não é possível levar a sério o que está escrito no texto II, tantas são as imprecisões que ele contém.

3. Assinale a opção em que a inversão dos termos altera o sentido fundamental do enunciado:

( ) Era uma poesia simples / Era uma simples poesia
( ) Possuía um sentimento vago / Possuía um vago sentimento
( ) Olhava uma parasita mimosa / Olhava uma mimosa parasita
( ) Havia um contraste eterno / Havia um eterno contraste
( ) Vivia um drama terrível / Vivia um terrível drama

4. Para apreender o sentido de um texto não basta conhecer o significado de cada palavra isoladamente. É preciso tam­bém levar em conta as relações entre elas. Um texto com as mesmas palavras pode ter sentido completamente diferen­te se alterarmos o arranjo entre elas. Observe, por exem­plo, a frase a seguir.

Livro ensina a ver como eram modernos os impressionistas. (Folha de S. Paulo, 25/5/99.)

Assinale a alternativa cuja frase preserva o sentido do texto original:

( ) Livro ensina a ver como eram os modernos impressionis­tas.
( ) Livro ensina a ver como os modernos eram impressionis­tas.
( ) Livro ensina a ver como os impressionistas eram moder­nos.
( ) Livro ensina a ver como eram os impressionistas moder­nos.
( ) Livro ensina a ver como os impressionistas modernos eram.

5. Leia os textos a seguir, compare-os e, depois, responda à questão.

I) O vocalista do grupo norte-americano Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis, 34, teve de ser operado em Los Angeles, Costa Oeste dos EUA, após fraturar o punho em um acidente de moto. O acidente aconteceu quando um automóvel que ia à sua frente fez uma manobra inespe­rada. O fato obrigou o grupo a cancelar shows no Havaí e no Alasca." (Folha de S. Paulo, 18/7/97.)

II) O vocalista do grupo norte-americano Red Hot Chili Pep­pers, Anthony Kiedis, 34, teve de ser operado em Los An­geles, Costa Oeste dos EUA, após fraturar o punho em um acidente de moto. O acidente aconteceu quando um automóvel que ia à sua frente fez uma manobra inespe­rada. O fato obrigou o músico a jogar sua moto contra um muro.

Pode-se dizer que a palavra fato significa a mesma coisa em ambos os textos? Justifique sua resposta.

Instruções para as questões de números 6 e 7: Essas questões se referem a compreensão de leitura. Leia atentamente cada uma delas e assinale a alternativa que esteja de acordo com o texto apresentado. Baseie-se exclusivamente nas informações nele contidas.

Para fazer uma boa compra no ramo imobiliário, não basta ter dinheiro na mão. É imprescindível que o comprador seja frio, calculista e bem informado. Na hora de comprar um imóvel, a emoção é um dos maiores inimigos de um bom negócio. Assim, por mais que se goste de uma casa, convém manter sempre um certo ar de contrariedade. Se o vendedor perceber qualquer sinal de emoção, isso poderá custar dinheiro ao comprador. Não é por outra razão que quem compra para especular ou apenas para investir costuma conseguir um melhor negócio do que quem está à procura de um lugar para morar.

6. Segundo o texto:

( ) Os vendedores, via de regra, buscam ludibriar os compradores, e vice-versa.
( ) O vendedor costuma aumentar o preço do imóvel quando o comprador não está bem informado sobre o mercado de valores.
( ) O mercado imobiliário oferece bons investimentos apenas para quem pretende especular.
( ) No ramo imobiliário, uma atitude que aparente indiferença pode propiciar negócio mais vantajoso para o comprador.
( ) No mercado imobiliário, o comprador realiza melhor negócio adquirindo uma propriedade de que não tenha gostado muito.

7. Segundo o mesmo texto:

( ) Quanto maior a disponibilidade financeira do comprador, maior a probabilidade de sucesso no negócio imobiliário.
( ) Disponibilidade econômica não é o único fator que possibilita a realização de um bom negócio.
( ) O vendedor, por preferir negociar com investidores, desfavorece o comprador da casa própria.
( ) Gostar de uma casa é psicologicamente importante em qualquer tipo de compra, seja ela para residência ou para investimento.
( ) O mercado imobiliário oferece oportunidades mais seguras para o investidor que para o especulador.

Nenhum comentário :

Postar um comentário