Análise de charge – Abismo educacional


É muito comum ouvirmos discussões a respeito da dificuldade que é para um professor comunicar-se com os alunos. Na internet, assistimos a aulas-show nas quais os professores em "palcos" dão aulas cantando e dançando músicas que os alunos estão acostumados a ouvir. Já cheguei a ver vídeos nas quais os professores rebolavam para chamar a atenção dos alunos. Longe de mim discutir os métodos usados. creio que toda e qualquer ferramenta usada coerentemente na educação para que o aluno aprenda mais e melhor deve ser usada. Claro que o principal é o progresso acadêmico dos alunos.

Guia do participante do Enem

Na charge abaixo você verá uma situação assim sendo retratada. O texto verbal e o não-verbal trabalham na construção do sentido do texto.

imagem-analise-de-charge-abismo-educacional

O texto verbal mostra uma série de letras saindo da boca da professora e indo em direção ao aluno. O caminho no entanto toma uma direção errada.

O texto não-verbal contextualiza bem a situação. Vemos uma lousa com uma professora devidamente caracterizada  e com o dedo em riste apontando para a lousa com o auxílio de uma régua. Sua mão esquerda está posicionada ao lado da boca como se tivesse consciência da distância entre ela e o aluno. O abismo entre eles é bastante evidente. Não há quem não compreenda o que ocorre ali. Por último temos o aluno. Ele está em sua carteira, devidamente uniformizado e com seu caderno sobre a carteira. A interrogação acima da cabeça dele mostra bem que há dúvidas e, neste caso, é sobre o que a professora fala.

Nenhum comentário :

Postar um comentário