Exercícios sobre gramática natural e normativa


Dia a dia tenho visto em sala de aula os alunos um pouco perdidos no que se refere a interpretação de textos. Isso é normal visto que não são muitos que têm o hábito da leitura. Mas temos progredido à medida que estudamos sistematicamente a Língua Portuguesa. Nas aulas de Produção de Texto, por exemplo, falamos a respeito de gêneros textuais por meio de exemplos (veja aulas sobre esse assunto aqui). Digo que os gêneros são tão diversos quanto são as situações comunicativas e que, qualquer um que vá fazer o Enem ou vestibulares, deve saber bem o que são e quais as características dos principais gêneros textuais. Para ajudar meus alunos e os leitores aqui do blog quero propor uma atividade interessante sobre interpretação de textos. Ao final coloquei também o gabarito.

Texto para as questões de 1 a 5.

Devia ser proibido debochar de quem se aventura em língua estrangeira. Certa manhã, ao deixar o metro por engano numa estação azul igual à dela, com um nome semelhante à estação da casa dela, telefonei da rua e disse: aí estou chegando quase. Desconfiei na mesma hora que tinha falado besteira, porque a professora me pediu para repetir a sentença. Aí estou chegando quase... havia provavelmente algum problema com a palavra quase. Só que, em vez de apontar o erro, ela me fez repeti-lo, repeti-lo, repeti-lo, depois caiu numa gargalhada que me levou a bater o fone. Ao me ver à sua porta teve novo acesso, e quanto mais prendia o riso na boca, mais se sacudia de rir com o corpo inteiro. Disse enfim ter entendido que eu chegaria pouco a pouco, primeiro o nariz, depois uma orelha, depois um joelho, e a piada nem tinha essa graça toda. Tanto é verdade que em seguida Kriska ficou meio triste e, sem saber pedir desculpas, roçou com a ponta dos dedos meus lábios trémulos. Hoje porém posso dizer que falo o húngaro com perfeição, ou quase. Quando de noite começo a murmurar sozinho, a suspeita de um ligeiríssimo sotaque aqui e ali muito me aflige. Nos ambientes que frequento, onde discorro em alta voz sobre temas nacionais, emprego verbos raros e corrijo pessoas cultas, um súbito acento seria desastroso. Para tirar a cisma, só posso recorrer a Kriska, que tampouco é muito confiável; a fim de me segurar ali comendo em sua mão, como talvez deseje, sempre me nega a última migalha. Ainda assim, volta e meia lhe pergunto em segredo: perdi o sotaque? Tinhosa, ela responde: pouco a pouco, primeiro o nariz, depois uma orelha... E morre de rir, depois se arrepende, passa as mãos no meu pescoço e por aí vai.

BUARQUE, Chico. Budapeste. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 5.

1. Considerando os conceitos comentados sobre gramática natural e normativa, classifique o enunciado "Aí estou chegando quase..." como gramatical, agramatical, certo ou errado. Justifique sua resposta.acesse aqui o descomplica invertida

2. Releia o trecho: "Nos ambientes que frequento, onde discorro em alta voz sobre temas nacionais, emprego verbos raros e corrijo pessoas cultas, um súbito acento seria desastroso".

a) A que tipo de correção se refere o narrador?

b) Por que seria desastroso um súbito acento?

3. O que permite à professora criar uma "piada"?

4. Em certo trecho, o narrador emprega um recurso linguístico para passar a noção de intensificação. Aponte-o.

5. O narrador emprega, ao longo do trecho transcrito, fundamentalmente, dois tempos verbais. Quais são? Justifique o emprego deles.

Texto para as questões de 6 a 9.

carta

6. Que tipo de linguagem é empregada numa carta enigmática?

7. A carta enigmática trabalha com um código secreto? Justifique.

8. Que tipo de signos são empregados na carta para a representação das ideias?

9. Utilizando apenas a linguagem verbal, responda: O que está escrito na carta?

Para acessar o gabarito, clique aqui e veja o texto em nosso grupo do Facebook.

botao-gabarito

Nenhum comentário :

Postar um comentário