As características específicas do modelo de cobrança do Enem revelam bastante sobre o tipo de abordagem que é exigida do candidato. No edital publicado no começo deste ano, o Inep manteve sua referência tradicional ao tipo de produção textual a ser exigido do candidato.
Como nos anos anteriores, a proposta da Redação do Enem será elaborada de forma a possibilitar "que os participantes, a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto dissertativo-argumentativo em prosa".
Já vimos as características fundamentais do texto dissertativo-argumentativo nas aulas anteriores. O que, então, poderíamos apontar como especificidades do Exame Nacional do Ensino Médio?
Perceba que será solicitada ao candidato uma reflexão escrita sobre tema de ordem política, social ou cultural, a partir de uma situação-problema. Isso significa que sua redação versará sobre algum assunto relevante, presente de forma objetiva (concreta, visível) no seu cotidiano, exigindo de você uma postura crítica. A análise de alguns dos temas não deixa dúvida sobre isso. Veja:
- 1998: "Viver e Aprender"
- 1999: "Cidadania e participação social"
- 2000: "Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?"
- 2001: "Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?"
- 2002: "O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?"
- 2003: "A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?"
- 2004: "Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?"
- 2005: "O trabalho infantil na realidade brasileira"
- 2006: "O poder de transformação da leitura"
- 2007: "O desafio de se conviver com a diferença"
- 2008: "Preservação da Floresta Amazônica"
Atenção:
Nesse ano de 2008, a redação do Enem fugiu do padrão apresentado em todos os outros anos. Além da proposição de tema, a prova sugeria ao candidato três possibilidades de ação, para que o candidato ressaltasse suas possibilidades e as limitações:
- a suspensão completa e imediata do desmatamento na Amazônia até a identificação de áreas exploráveis de maneira sustentável;
- o pagamento a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;
- o aumento da fiscalização e a aplicação de pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não autorizados.
- 2009 (prova válida): "O indivíduo frente à ética nacional"
- 2009 (prova anulada):"Valorização do idoso"
- 2010: "O trabalho na construção da dignidade humana"
- 2011: "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado"
- 2012:“Movimento imigratório para o Brasil no século XXI"
Nenhum comentário :
Postar um comentário