Mais uma vez eu trago para o blog alguns exercícios com tirinhas que estimulam o aprendizado por meio da interpretação de textos. Neste caso, vamos resolver atividades que usam como requisito os elementos da comunicação
1. Na situação retratada pelo quadrinho, a resposta do interrogado:
A. tem por objetivo despistar o delegado, cuja intenção é descobrir se o interlocutor mantém bom relacionamento com a família.
B. possibilita que o delegado atinja seu objetivo, ou seja, descobrir se também houve furto de confecções femininas.
C. comprova que a comunicação se realiza com sucesso, pois o interlocutor percebe a verdadeira pretensão do delegado.
D. surpreende e causa humor, devido ao fato de ele interpretar equivocadamente a pergunta que o delegado lhe faz.
2. Pode-se subentender da fala do interrogado:
A. Ele sentia alguma frustração por ter sido a única pessoa beneficiada com a infração que praticara havia algumas horas.
B. Se houvesse peças femininas na loja, ele provavelmente teria pegado pelo menos uma, para a esposa ou para a filha.
C. Mesmo em situações consideradas de risco, ele costumava pensar primeiro nos familiares que em si mesmo.
D. Ele só assaltara a loja porque estava certo de que existiam confecções para pessoas de ambos os sexos.
3. Explique, com suas palavras,a diferença entre pressupostos e implícitos na interpretação de um texto. Use somente o espaço destinado à resposta e deixe bem evidente a diferença.
4. O texto abaixo é um diálogo. Com relação a ele, responda o que se pede:
"Primeira mulher: Trabalhar o tempo inteiro e tomar conta da casa está me levando à loucura! Depois do trabalho, cheguei em casa e lavei a roupa e a louça. Amanhã tenho de lavar o chão da cozinha e as janelas da frente.
Segunda mulher: Então? E teu marido?
Primeira mulher: Ah! Isso eu não faço de maneira alguma! Ele pode muito bem se lavar sozinho!"
(Rodolfo llari, introdução à semântica. São Paulo: Contexto, 2001)
Podemos afirmar que, do ponto de vista das funções gramaticais, a piada fundamenta-se num mal-entendido, nascido do fato de:
A.a primeira mulher ter usado o pronome "isso" para retomar um predicado que ficou implícito na fala
da segunda mulher.
B. a segunda mulher não ter enunciado uma frase completa com a pergunta "E teu marido?"
C. a primeira mulher ter usado, na sua justificativa para a recusa, o verbo "poder", indicando que o marido tinha condições de se lavar sozinho.
D. a primeira mulher ter atribuído a "teu marido" o papel de alvo e não de agente.
E. a primeira mulher confundir as funções sintáticas pertinentes, evidenciadas na fala da segunda mulher.
► Texto para as questões 5 e 6.
Valorizar o professor do ciclo básico
"Como não sou perito em futurologia, devo limitar-me a fazer um exercício de observação. Presto atenção ao que se passa na escola hoje e suponho que, daqui a 25 anos, as tendências atuais persistirão com maior ou menor intensidade. Provavelmente, o analfabetismo dos adultos terá sido erradicado e o acesso à instrução primária terá sido generalizado.
Tudo indica que a demanda continuará a crescer em relação ao ensino secundário e superior. Se os poderes públicos não investirem sistematicamente na expansão desses dois níveis, a escola média e a universidade serão, em grande parte, privatizadas.
A educação a distância será promovida tanto pelo Estado como pelas instituições particulares. Essa alteração no uso de espaços escolares tradicionais levará a resultados contraditórios. De um lado. aumentará o número de informações e instrumentos didáticos de alta precisão. De outro lado, a elaboração pessoal dos dados e a sua crítica poderão sofrer com a falta de um diálogo sustentado face a face entre o professor e o aluno.
É preciso pensar, desde já, nesse desafio que significa aliar eficiência técnica e profundidade ou densidade cultural.
O risco das avaliações sumárias, por meio de testes, crescerá, pois os processos informáticos visam a poupar tempo e reduzir os campos de ambiguidade e incerteza. Com isso, ficaria ainda mais raro o saber que duvida e interroga, esperando com paciência, até vislumbrar uma razão que não se esgote no simplismo do certo versus errado. Poderemos ter especialistas cada vez mais peritos nas suas
áreas e massas cada vez mais incapazes de entender o mundo que as rodeia. De todo modo, o futuro depende, em larga escala, do que pensamos e fazemos no presente.
Uma coisa me parece certa: o professor do ciclo básico deve ser valorizado em termos de preparação e salário, caso contrário, os mais belos planos ruirão como castelos de cartas.
Alfredo Bosi, Caderno Sinopse. Folha de S.Paulo, 29/jul./2002
5. Em relação ao texto, assinale a opção que contém a ideia que não pode ser pressuposta.
A. Hoje, no Brasil, existem analfabetos.
B. Nem todos os brasileiros têm instrução primária.
C. Existe uma procura crescente pelo ensino secundário.
D. O poder público não investe no ensino médio e superior.
E. Atualmente, o saber questionador é incomum nos espaços escolares.
6. Em relação ao texto, é possível inferir que:
A. não causará prejuízo para o ensino a eliminação da interação face a face envolvendo professor aluno.
B. aumento do número de informação é diretamente proporcional ao crescimento dos instrumento-
didáticos de alta precisão.
C. o saber questionador exige tempo, condição incompatível com os objetivos dos processos informáticos.
D. a incapacidade de entender o mundo decorrerá da completa ausência, no futuro, de um saber questionador.
E. o sucesso da educação, no futuro, depende necessariamente da eliminação dos processos informáticos.
7. Em um jornal de circulação restrita, vemos, na capa, a seguinte chamada:
INSPIRE
SAÚDE!
SEM FUMAR,
RESPIRE ALIVIADO!
No interior do jornal, a matéria começa da seguinte forma: "Desperte o não fumante que há em você!", seguida logo adiante de "O fumante passivo - aquele que não fuma, mas frequenta ambientes poluídos pela fumaça do cigarro - também tem sua saúde prejudicada".
Jornal da Cassi, publicação da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.
Levando em consideração os trechos citados, observamos, na chamada da capa, um interessante jogo polifônico.
a) Apresente dois sentidos de "Inspire" em "Inspire saúde!" Justifique a sua resposta.
b) Apresente dois sentidos de "aliviado" em "respire aliviado!" Justifique a sua resposta.
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