Exercícios – Interpretação usando tirinha


Mais uma vez eu trago para o blog alguns exercícios com tirinhas que estimulam o aprendizado por meio da interpretação de textos. Neste caso, vamos resolver atividades que usam como requisito os elementos da comunicação

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1. Na situação retratada pelo quadrinho, a resposta do interrogado:

A. tem por objetivo despistar o dele­gado, cuja intenção é descobrir se o interlocutor mantém bom rela­cionamento com a família.

B. possibilita que o delegado atinja seu objetivo, ou seja, descobrir se também houve furto de con­fecções femininas.

C. comprova que a comunicação se realiza com sucesso, pois o inter­locutor percebe a verdadeira pre­tensão do delegado.

D. surpreende e causa humor, de­vido ao fato de ele interpretar equivocadamente a pergunta que o delegado lhe faz.

2. Pode-se subentender da fala do in­terrogado:

A. Ele sentia alguma frustração por ter sido a única pessoa benefi­ciada com a infração que prati­cara havia algumas horas.

B. Se houvesse peças femininas na loja, ele provavelmente teria pegado pelo menos uma, para a esposa ou para a filha.

C. Mesmo em situações considera­das de risco, ele costumava pen­sar primeiro nos familiares que em si mesmo.

D. Ele só assaltara a loja porque es­tava certo de que existiam con­fecções para pessoas de ambos os sexos.

3. Explique, com suas palavras,a diferença entre pressupostos e implícitos na interpretação de um texto. Use somente o espaço destinado à resposta e deixe bem evidente a diferença.

4. O texto abaixo é um diálogo. Com relação a ele, responda o que se pede:

"Primeira mulher: Trabalhar o tempo inteiro e tomar conta da casa está me levando à loucura! Depois do trabalho, cheguei em casa e lavei a roupa e a louça. Amanhã tenho de lavar o chão da cozinha e as janelas da frente.

Segunda mulher: Então? E teu marido?

Primeira mulher: Ah! Isso eu não faço de maneira alguma! Ele pode muito bem se lavar sozinho!"

(Rodolfo llari, introdução à semântica. São Paulo: Contexto, 2001)

Podemos afirmar que, do ponto de vista das funções gramaticais, a piada fundamenta-se num mal-entendido, nascido do fato de:

A.a primeira mulher ter usado o pronome "isso" para retomar um predicado que ficou implícito na fala

da segunda mulher.

B. a segunda mulher não ter enunciado uma frase completa com a pergunta "E teu marido?"

C. a primeira mulher ter usado, na sua justificativa para a recusa, o verbo "poder", indicando que o marido tinha condições de se lavar sozinho.

D. a primeira mulher ter atribuído a "teu marido" o papel de alvo e não de agente.

E. a primeira mulher confundir as funções sintáticas pertinentes, evidenciadas na fala da segunda mulher.

► Texto para as questões 5 e 6.

Valorizar o professor do ciclo básico

"Como não sou perito em futurologia, devo limitar-me a fazer um exercício de observação. Presto atenção ao que se passa na escola hoje e suponho que, daqui a 25 anos, as tendências atuais persistirão com maior ou menor intensidade. Provavelmente, o analfabetismo dos adultos terá sido erradicado e o acesso à instrução primária terá sido generalizado.

Tudo indica que a demanda continuará a crescer em relação ao ensino secundário e superior. Se os poderes públicos não investirem sistematicamente na expansão desses dois níveis, a escola média e a universidade serão, em grande parte, privatizadas.

A educação a distância será promovida tanto pelo Estado como pelas instituições particulares. Essa alteração no uso de espaços escolares tradicionais levará a resultados contraditórios. De um lado. aumentará o número de informações e instrumentos didáticos de alta precisão. De outro lado, a elaboração pessoal dos dados e a sua crítica poderão sofrer com a falta de um diálogo sustentado face a face entre o professor e o aluno.

É preciso pensar, desde já, nesse desafio que significa aliar eficiência técnica e profundidade ou densidade cultural.

O risco das avaliações sumárias, por meio de testes, crescerá, pois os processos informáticos visam a poupar tempo e reduzir os campos de ambiguidade e incerteza. Com isso, ficaria ainda mais raro o saber que duvida e interroga, esperando com paciência, até vislumbrar uma razão que não se esgote no simplismo do certo versus errado. Poderemos ter especialistas cada vez mais peritos nas suas

áreas e massas cada vez mais incapazes de entender o mundo que as rodeia. De todo modo, o futuro depende, em larga escala, do que pensamos e fazemos no presente.

Uma coisa me parece certa: o professor do ciclo básico deve ser valorizado em termos de preparação e salário, caso contrário, os mais belos planos ruirão como castelos de cartas.

Alfredo Bosi, Caderno Sinopse. Folha de S.Paulo, 29/jul./2002

5. Em relação ao texto, assinale a opção que con­tém a ideia que não pode ser pressuposta.

A. Hoje, no Brasil, existem analfabetos.

B. Nem todos os brasileiros têm instrução primária.

C. Existe uma procura crescente pelo ensino secundário.

D. O poder público não investe no ensino médio e superior.

E. Atualmente, o saber questionador é incomum nos espaços escolares.

6. Em relação ao texto, é possível inferir que:

A. não causará prejuízo para o ensino a eliminação da interação face a face envolvendo professor aluno.

B. aumento do número de informação é diretamente proporcional ao crescimento dos instrumento-

didáticos de alta precisão.

C. o saber questionador exige tempo, condição incompatível com os objetivos dos processos informáticos.

D. a incapacidade de entender o mundo decorrerá da completa ausência, no futuro, de um saber questionador.

E. o sucesso da educação, no futuro, depende necessariamente da eliminação dos processos informáticos.

7. Em um jornal de circulação restrita, vemos, na capa, a seguinte chamada:

INSPIRE

SAÚDE!

SEM FUMAR,

RESPIRE ALIVIADO!

No interior do jornal, a matéria co­meça da seguinte forma: "Desper­te o não fumante que há em você!", seguida logo adiante de "O fuman­te passivo - aquele que não fuma, mas frequenta ambientes poluídos pela fumaça do cigarro - também tem sua saúde prejudicada".

Jornal da Cassi, publicação da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.

Levando em consideração os tre­chos citados, observamos, na cha­mada da capa, um interessante jogo polifônico.

a) Apresente dois sentidos de "Inspi­re" em "Inspire saúde!" Justifique a sua resposta.

b) Apresente dois sentidos de "ali­viado" em "respire aliviado!" Jus­tifique a sua resposta.

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