Você sabe o que é conotação e denotação?


Uma das dificuldades que os alu8nos mais apresentam quando o assunto é interpretação de texto é entender a diferença entre denotação e conotação. É de suma importância que se entenda a diferença entre essas duas palavras porque influenciarão diretamente no sentido que se vai atribuir à palavra. Nos artigos do meu site Mais Educativo eu enfatizo a necessidade de observar isso, mas, longe de ser um conceito engessado, os alunos precisam entender que a língua é dinâmica e que, por isso, devem atentar para todas as pistas que indicam qual a leitura que deve ser feita.

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

Attractive young female using a laptop

Entenda o que é Denotação

Consultando o dicionário Houaiss, encontramos para a palavra joia as seguintes definições:

1 objeto de metal precioso finamente trabalhado, em que muitas vezes se engastam pedras preciosas, pérolas etc. ou a que é aplicado esmalte, us. como acessório de vestuário, adorno de cabeça, pescoço, orelhas, braços, dedos etc.

2 Pedra preciosa de grande valor.

3 p. ext. qualquer objeto caro e trabalhado com arte (estatueta, relógio, cofre, vaso etc).

As definições são claras, precisas. Todas giram em torno de um objeto de valor. A partir dessas definições, podemos criar frases com muita segurança.

Ex.:

Essa joia em seu pescoço está há várias gerações em nossa família.
O rubi é uma joia que encanta meus olhos.
Aquele vaso, provavelmente chinês, é uma joia de raro acabamento.

A palavra joia, presente nas três frases citadas, foi empregada em seus sentidos reais, primitivos. A isso se dá o nome de denotação.

 

O conceito de Conotação

Voltando ao dicionário citado, encontramos na sequência da leitura o seguinte:

4 fig. pessoa ou coisa muito boa e querida (sua sobrinha é uma joia.

O próprio dicionarista nos dá um exemplo. Vejamos outras frases abaixo.

Ela é uma joia de menina.
Que joia esse cachorrinho!
Minha irmã se tornou uma joia muito especial.

Observe que, em todas as frases, a palavra joia extrapolou o sentido original de objeto caro. Ela está se referindo a pessoas e animais, que, na realidade, não podem ser joias, se levarmos em conta o sentido denotativo do termo. Há uma comparação implícita em cada frase: bonito ou bonita como uma joia. Dizemos então que se trata de conotação.

Vamos comparar as duas frases abaixo:

Comi uma fruta deliciosa.
Ela escreveu uma frase deliciosa.

Na primeira, o adjetivo deliciosa está empregado denotativamente, pois indica o gosto agradável da fruta; trata-se do sentido real do termo. Na segunda, o adjetivo não pode ser entendido “ao pé da letra”, uma vez que frase não tem gosto, não tem sabor. É um emprego especial, estilístico da palavra deliciosa. Assim, ela está usada conotativamente.

Muitas vezes, as perguntas de interpretação se voltam para o emprego denotativo ou conotativo dos vocábulos. E mais: o entendimento global do texto pode depender disso. Leia-o, pois, com atenção. A leitura atenta é tudo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário