Produção de texto - Crônica sobre leitor e leituras


Este é o primeiro artigo em nosso site com uma proposta de produção de texto escrito. A prática é bastante importante visto  que escrever só se aprende escrevendo. Ainda que o repertório de leituras do candidato no vestibular seja imenso, apenas quando ele coloca esse conhecimento na produção de textos é que o conhecimento  se torna mesmo efetivo. Leia esta primeira proposta, pois, ainda que não seja comum uma crônica na prova do Enem, escrever, seja o que for, lapida a escrita do estudante.
Guia do participante do Enem
Aproveitando as sugestões dos textos publicados últimos artigos do blog de redação e os que coloco abaixo, a seguir, escreva, a partir de um fato qualquer do cotidiano, uma crônica sobre a relação que se estabelece entre o leitor e suas leituras, como elas interferem em seu cotidiano, como interferem no seu modo de olhar o mundo.
Lembre-se de que o termo leitura não precisa ser empregado apenas em seu sentido mais comum de "ler livros".

Imagine que sua crônica será publicada no jornal da escola. Portanto, o seu público-alvo são jovens que cursam o Ensino Médio.

Aprenda tudo de Português

O que é uma crônica?

O próprio nome já revela: etimologicamente, a palavra vem do grego chrónos, que significa "tempo". Daí o seu caráter: relato de acontecimentos do tempo de hoje, de fatos do cotidiano. Desde a consolidação da imprensa, a crônica se caracterizou como uma seção de jornal ou revista em que se escreve sobre acontecimentos do dia a dia, sempre numa linguagem leve, de caráter jornalístico, o que levou o crítico literário Antônio Cândido a afirmar: "a crônica é filha do jornal e da era da máquina, onde tudo acaba tão depressa. Ela não foi feita originariamente para o livro, mas para essa publicação efêmera que se compra num dia e no dia seguinte é usada para embrulhar um par de sapatos ou forrar o chão da cozinha".
Na definição do jornalista Nilson Lage, "crônica é um texto desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de acontecimentos de atualidade ou situações de permanente interesse humano".

Texto 1
"Aprender a ler significa também aprender a ler o mundo, dar sentido a ele e a nós próprios."
(Maria Helena Martins)
 
Texto 2
 
Iniciação literária
Leituras! Leituras!
Como quem diz: Navios... Sair pelo mundo
voando na capa vermelha de Júlio Verne.
Mas por que me deram para livro escolar
a Cultura dos campos de Assis Brasil?
O mundo é só fosfatos - lotes de 25 hectares
- soja - fumo - alfafa - batata-doce - mandioca -
pastos de cria - pastos de engorda.
Se algum dia eu for rei, baixarei um decreto
condenando esse Assis a ler sua obra.
(Carlos Drummond de Andrade)
 
Minha última sugestão é o artigo completo sobre como fazer uma redação no concurso público.






Nenhum comentário :

Postar um comentário