Começo de ano é sempre aquela correria. Nós estamos finalmente acostumados com as férias, acordamos tarde, dormimos ao longo do dia e vamos pra cama de madrugada. Nada de horários, nada de obrigações. Aí vem o fim das férias e você tem de se acostumar, de novo, à rotina do dia a dia na escola e em casa. Isso não é ruim, mas parece que dura tão pouco o tempo de descanso, não? Bem, uma das coisas que fazemos nesse início de ano letivo é o planejamento dos conteúdos que serão dados ao longo do ano letivo. Algumas escolas têm isso fechado já e o professor adequará suas aulas ao que já foi proposto. Outras dão tanta liberdade que não é raro ver que não há nenhum planejamento. O que trago para vocês aqui é um esboço do que discuti com amigos nos últimos dias. Não chega a ser um planejamento e, até certo ponto, baseia-se no material apostilado com o qual trabalhamos.

Conteúdos a trabalhar no EF II e EM
Conteúdo prográmático - 6° EF
- Fonologia – sons e letras (dígrafos, dífono, classificação dos fonemas, encontros vocálicos e consonantais)
- Origem da Língua e variedades linguísticas
- Sinônimos e antônimos
- Substantivos – classificação e flexão
- Artigos, preposições, contrações e combinações
- Adjetivos e locuções adjetivas
- Tipos de frase (pontuação)
- Uso dos porquês
- Numerais
- Recriação de falas
- Júri simulado
- Anúncio publicitário
- Opinião
- Narrativa
- Cartum
- Cartaz
- Crônica
- Leitura e interpretação de textos diversos
2º Bimestre
- Pontuação
- Pronomes: pessoais, tratamento, possessivos, indefinidos, interrogativos, relativos e demonstrativos
- Paráfrase
- Reprodução textual e oral da narrativa
- História em quadrinhos (HQ) e sua transformação em narrativa
- Dramatização
- Autobiografia
- Foco narrativo
- Leitura e interpretação de textos diversos
3º Bimestre
- Acentuação gráfica
- Frases nominais e frases verbais
- Verbos
- Advérbios
- Resumo
- Criação de diálogos
- Descrição
- Cartão postal
- Trajeto e síntese
- Argumentação
- Leitura e interpretação de textos diversos
4º Bimestre
- Interjeição
- Conjunção
- Morfologia (revisão)
- Acentuação (revisão)
- Pontuação (revisão)
- Fanzine (associar com blog)
- Descrição
- Discurso direto e indireto (introdução)
- Leitura e interpretação de textos diversos
Conteúdo prográmático - 7° EF
1º Bimestre
- Revisão de classes gramaticais
- Radicais gregos e latinos (introdução)
- Frase e oração.
- Sujeito e tipos de sujeito
- Acentuação gráfica (revisão)
- Poema
- Mudança de narrador
- Diário
- Biografia
- Crônica (introdução)
- Fábula
- Artigo (nota científica)
- Descrição de fotos
- Leitura e interpretação de textos diversos
2º Bimestre
- Homônimos / Parônimos
- Predicado e tipos de predicado
- Adjuntos adnominais
- Adjuntos adverbiais
- Modo imperativo (introdução)
- Resenha
- Artigo
- Manual / bula
- Repente / cordel
- Leitura e interpretação de textos diversos
3º Bimestre
- Complementos verbais (objeto direto e objeto indireto)
- Complemento nominal
- Níveis de fala e da linguagem
- Acentuação
- Releitura de poema em prosa
- Marketing pessoal
- Relato
- Ficha técnica
- Causo
- Leitura e interpretação de textos diversos
4º Bimestre
- Aposto
- Vocativo
- Crase
- Análise sintática
- Reivindicação oral
- Convite oral
- Esquema
- Justificativa
- Roteiro de encenação
- Cartaz / folheto
- Leitura e interpretação de textos diversos
Conteúdo prográmático - 8° EF
1º Bimestre
- Revisão morfossintática
- Emprego dos verbos: TER / HAVER / EXISTIR
- Formação do imperativo
- Pontuação (revisão)
- Anúncio publicitário
- Mapa turístico
- Depoimento
- Mensagem enigmática
- Convite / cartão / e-mail
- Tirinha
- Leitura e interpretação de textos diversos
2º Bimestre
- Vozes verbais
- Formação dos tempos compostos
- Formas verbais compostas (locução verbal)
- Verbos irregulares
- Verbos: SER / FAZER
- Receita
- Exposição oral
- Anúncio.
- Atualização de anúncio
- Leitura de música
- Exposição de objetos
- Leitura e interpretação de textos diversos
3º Bimestre
- Pontuação (revisão)
- Colocação pronominal
- Figuras de linguagem
- Artigo de opinião
- Biografia
- Conto
- Notícia
- Paráfrase
- Discurso
- Carta aberta
- Leitura e interpretação de textos diversos
4º Bimestre
- Verbos defectivos, anômalos e abundantes
- Verbos irregulares
- Plural de compostos
- Período simples e composto / Orações coordenadas
- Entrevista
- Enquete
- Carta ao leitor
- Episódio de novela literária
- Mini reportagem
- Reportagem / notícia
- Leitura e interpretação de textos diversos
Conteúdo prográmático - 9° EF
1º Bimestre
- Revisão sintaxe (análise sintática)
- Período simples e composto (revisão)
- Orações coordenadas (revisão)
- Figuras de linguagem
- Exposição de fotografias
- Falas em HQ
- Regras de jogo
- Resumo / reordenação de fatos
- Resenha
- Leitura e interpretação de textos diversos
2º Bimestre
- Orações subordinadas substantivas
- Orações subordinadas adjetivas
- Orações reduzidas e desenvolvidas
- Carta opinativa
- Artigo de opinião
- Drama
- Paráfrase
- Conto
- Tirinha
- Reescrita de falas
- Leitura e interpretação de textos diversos
3º Bimestre
- Orações subordinadas adverbiais
- Concordância nominal
- Concordância verbal
- Debate oral
- Reportagem
- Tipos de argumentos
- Falácias
- Texto informativo
- Leitura e interpretação de textos diversos
4º Bimestre
- Regência nominal
- Regência verbal
- Processos de formação de palavras
- Versificação e metrificação
- Crase (revisão)
- Crônica
- Notícia
- Divulgação
- Leitura e interpretação de textos diversos
Conteúdo prográmático - 1° EM
1º Bimestre
- Texto literário, não literário, prosa e verso
- Gêneros literários
- Panorama das literaturas portuguesas e brasileira
- Trovadorismo
- Linguagens, Comunicação e Interação humana
- Textualidade e Produção de sentidos
- Instruir e Prescrever
- Instrução de uso e receita médica
- Flyer
- Receita culinária
- Carta de cobrança
- Anúncio de campanha comunitária
- As funções da linguagem
- Estudo da língua
2º Bimestre
- Humanismo
- Classicismo
- Quinhentismo
- Texto, gêneros e esferas
- Intertextualidade e compreensão dos sentidos
- O significado das palavras e a produção textual I
- Cultura literária: narrar
- Conto popular
- Fábula
- História engraçada
- Nanoconto
- Gêneros dinâmicos
- Fonologia: decifrar e interagir
- Estrutura das palavras
3º Bimestre
- Barroco e figuras de linguagem
- Arcadismo
- Cartaz e folheto: gêneros de circulação pública
- O significado das palavras e a produção textual II
- Diário e blog: gêneros pessoais
- Documentação e memorização das ações humanas: relatar
- Relato histórico e nossa história
- Transmissão e construção de saberes: expor
- Resumo de textos expositivos e explicativos
- Texto expositivo (em livro didático)
- Radicais e prefixos gregos e latinos
- Processos de formação de palavras
- Categorias lexicais I
- Categorias lexicais II
4º Bimestre
- Romantismo
- Romantismo em Portugal
- Testemunho: gênero de comprovação
- Gêneros instrucionais
- Discussão de problemas sociais controversos: argumentar
- Carta de leitor
- Carta argumentativa
- Verbos I
- Verbos II
- Palavras invariáveis e relacionais
Conteúdo prográmático - 2° EM
1º Bimestre
- Romantismo no Brasil (poesia)
- Romantismo no Brasil (teatro)
- Gêneros: jornalísticos I
- Crônica: experiências do cotidiano
- Documentação e memorização das ações humanas: relatar
- Notícia
- Relato de experiência artística
- Relato de experiência científica
- Revisão de morfologia
- Frases, orações e pontuação
2º Bimestre
- Romance Urbano
- Romance Indianista
- Romance Histórico
- Romance Regionalista
- Conto
- Texto científico
- Transmissão e construção de saberes: expor
- Prefácio e apresentação de livro
- Verbete enciclopédico
- Texto de divulgação científica
- Predicadores e argumentos
- Estrutura dos sintagmas dentro da oração
- Vocativo
- Regência verbal e nominal
3º Bimestre
- Realismo
- Realismo e Naturalismo no Brasil
- Ler para argumentar
- Discussão de problemas sociais controversos: argumentar
- Resenha de filme
- Resenha de livro
- Emprego do que e se
4º Bimestre
- Parnasianismo e Simbolismo
- Pré – modernismo
- Argumentação
- Discussão de problemas sociais controversos: argumentar
- Propostas de dissertação
- Colocação pronominal / Crase
- Concordância verbal e nominal
- Particularidades da Língua Portuguesa
Conteúdo prográmático - 3° EM
1º Bimestre
- Vanguardas europeias
- Modernismo português
- Modernismo no Brasil
- A geração 22
- A geração 30
- Argumentação III
- Transmissão e construção de saberes: expor
- Reportagem
- Período Simples, Composto e Orações Coordenadas
2º Bimestre
- Geração de 45 ou pós-modernista
- Nossa poesia de cara nova
- Conto contemporâneo
- Crônica contemporânea
- Romance contemporâneo
- Texto Dramático Moderno e Contemporâneo
- Argumentação IV
- Polifonia, sinonímia, ambiguidade, denotação e conotação
- Artigo de opinião
- Orações subordinadas: substantivas, adjetivas e adverbiais
3º Bimestre
- Conceitos fundamentais da Literatura
- Trovadorismo e Humanismo
- Quinhentismo e Classicismo
- Barroco e Arcadismo
- Origem do Romantismo
- Romantismo em Portugal
- Linguagem em sentido: relações lexicais, recursos
- Tipologias e gêneros textuais nos exames I
- Tipologias e gêneros textuais nos exames II
- Editorial
- A importância dos títulos e subtítulos
- Estrutura e formação das palavras
- Convenção da escrita: acentuação, ortografia, crase e pontuação
- Relações morfossintáticas entre palavras
4º Bimestre
- Romantismo no Brasil: verso
- Romantismo no Brasil: prosa
- Realismo e Naturalismo
- Parnasianismo e Simbolismo
- Pré-modernismo, Vanguardas e Modernismo
- Interpretação textual nos exames
- Dêixis, anáfora, pressuposições e implícitos nos exames
- Produção e reescrita: redações nota 10 comentadas
- A dissertação no vestibular e o desempenho dos candidatos
- Dê forma à sua fisionomia
- Orações complexas
- Concordância, regência e colocação pronominal nos exames
Planejamento - Objetivo, Estratégia e avaliação
Objetivo:
1.Ler e interpretar diferentes tipologias textuais, relacionando linguagem verbal e não-verbal, estabelecendo relação entre textos e contextos nas mais diferentes situações cotidianas.
2.Produzir textos de gêneros diversos estruturando-os de maneira a assegurar coerência e coesão textual, aplicando normas e propriedades gramaticais.
3.Operar no sistema linguístico através do uso/ reflexão/ uso, desenvolvendo a habilidade de construção de seu conhecimento gramatical.
Estratégia:
Ao longo do bimestre poderão ser utilizados os seguintes procedimentos didáticos:
- Apresentação do conteúdo
- Uso da lousa interativa
- Demonstração de conteúdos (fórmulas e teoremas)
- Aulas expositivas
- Resolução de exemplos e exercícios no quadro.
- Reprodução de exercícios de aprendizagem individual ou em grupo.
- Correção destes exercícios de aprendizagem para eliminar as dúvidas
- Propor a resolução dos exercícios complementares como lição de casa
- Corrigir e discutir com a classe os resultados obtidos nas tarefas
- Estudo dirigido
- Leitura do livro / ou Paradidáticos
- Exercícios de fixação
- Debate
- Correção dos exercícios no quadro
- Participação dos alunos
- Criação de situação problema
- Exercícios de revisão
- Correção e comentários das avaliações
- Pesquisa
- Desenho
- Representação
- Laboratório
- Atividades práticas
- Estudo dirigido
- Micro - seminários para explicação de cartazes
- Visitas/Estudo do Meio
- Jogos didáticos
- Uso de periódicos, gráficos, revistas etc...
Avaliação:
Ao longo do bimestre poderão ser utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:
- Participação na sala de aula
- Trabalhos
- Seminários
- Tarefas realizadas em casa
- Atividades individuais ou em grupos
- Verificação de caderno de exercícios
- Avaliação escrita individual
- Recuperação
- Avaliação em grupo
- Relatório
- Produção de diferentes tipos de textos
- Desenhos
- Representação
Nenhum comentário :
Postar um comentário