Modelo de Planejamento de Língua Portuguesa


imagem-Modelo de Planejamento de Língua PortuguesaComeço de ano é sempre aquela correria. Nós estamos finalmente acostumados com as férias, acordamos tarde, dormimos ao longo do dia e vamos pra cama de madrugada. Nada de horários, nada de obrigações. Aí vem o fim das férias e você tem de se acostumar, de novo, à rotina do dia a dia na escola e em casa. Isso não é ruim, mas parece que dura tão pouco o tempo de descanso, não? Bem, uma das coisas que fazemos nesse início de ano letivo é o planejamento dos conteúdos que serão dados ao longo do ano letivo. Algumas escolas têm isso fechado já e o professor adequará suas aulas ao que já foi proposto. Outras dão tanta liberdade que não é raro ver que não há nenhum planejamento. O que trago para vocês aqui é um esboço do que discuti com amigos nos últimos dias. Não chega a ser um planejamento e, até certo ponto, baseia-se no material apostilado com o qual trabalhamos.

Guia do participante do Enem

Conteúdos a trabalhar no EF II e EM

Conteúdo prográmático - 6° EF

  • Fonologia – sons e letras (dígrafos, dífono, classificação dos fonemas, encontros vocálicos e consonantais)
  • Origem da Língua e variedades linguísticas
  • Sinônimos e antônimos
  • Substantivos – classificação e flexão
  • Artigos, preposições, contrações e combinações
  • Adjetivos e locuções adjetivas
  • Tipos de frase (pontuação)
  • Uso dos porquês
  • Numerais
  • Recriação de falas
  • Júri simulado
  • Anúncio publicitário
  • Opinião
  • Narrativa
  • Cartum
  • Cartaz
  • Crônica
  • Leitura e interpretação de textos diversos

2º Bimestre

  • Pontuação
  • Pronomes: pessoais, tratamento, possessivos, indefinidos, interrogativos, relativos e demonstrativos
  • Paráfrase
  • Reprodução textual e oral da narrativa
  • História em quadrinhos (HQ) e sua transformação em narrativa
  • Dramatização
  • Autobiografia
  • Foco narrativo
  • Leitura e interpretação de textos diversos

3º Bimestre

  • Acentuação gráfica
  • Frases nominais e frases verbais
  • Verbos
  • Advérbios
  • Resumo
  • Criação de diálogos
  • Descrição
  • Cartão postal
  • Trajeto e síntese
  • Argumentação
  • Leitura e interpretação de textos diversos

4º Bimestre

  • Interjeição
  • Conjunção
  • Morfologia (revisão)
  • Acentuação (revisão)
  • Pontuação (revisão)
  • Fanzine (associar com blog)
  • Descrição
  • Discurso direto e indireto (introdução)
  • Leitura e interpretação de textos diversos

Conteúdo prográmático - 7° EF

1º Bimestre

  • Revisão de classes gramaticais
  • Radicais gregos e latinos (introdução)
  • Frase e oração.
  • Sujeito e tipos de sujeito
  • Acentuação gráfica (revisão)
  • Poema
  • Mudança de narrador
  • Diário
  • Biografia
  • Crônica (introdução)
  • Fábula
  • Artigo (nota científica)
  • Descrição de fotos
  • Leitura e interpretação de textos diversos

2º Bimestre

  • Homônimos / Parônimos
  • Predicado e tipos de predicado
  • Adjuntos adnominais
  • Adjuntos adverbiais
  • Modo imperativo (introdução)
  • Resenha
  • Artigo
  • Manual / bula
  • Repente / cordel
  • Leitura e interpretação de textos diversos

3º Bimestre

  • Complementos verbais (objeto direto e objeto indireto)
  • Complemento nominal
  • Níveis de fala e da linguagem
  • Acentuação
  • Releitura de poema em prosa
  • Marketing pessoal
  • Relato
  • Ficha técnica
  • Causo
  • Leitura e interpretação de textos diversos

4º Bimestre

  • Aposto
  • Vocativo
  • Crase
  • Análise sintática
  • Reivindicação oral
  • Convite oral
  • Esquema
  • Justificativa
  • Roteiro de encenação
  • Cartaz / folheto
  • Leitura e interpretação de textos diversos

Conteúdo prográmático - 8° EF

1º Bimestre

  • Revisão morfossintática
  • Emprego dos verbos: TER / HAVER / EXISTIR
  • Formação do imperativo
  • Pontuação (revisão)
  • Anúncio publicitário
  • Mapa turístico
  • Depoimento
  • Mensagem enigmática
  • Convite / cartão / e-mail
  • Tirinha
  • Leitura e interpretação de textos diversos

2º Bimestre

  • Vozes verbais
  • Formação dos tempos compostos
  • Formas verbais compostas (locução verbal)
  • Verbos irregulares
  • Verbos: SER / FAZER
  • Receita
  • Exposição oral
  • Anúncio.
  • Atualização de anúncio
  • Leitura de música
  • Exposição de objetos
  • Leitura e interpretação de textos diversos

3º Bimestre

  • Pontuação (revisão)
  • Colocação pronominal
  • Figuras de linguagem
  • Artigo de opinião
  • Biografia
  • Conto
  • Notícia
  • Paráfrase
  • Discurso
  • Carta aberta
  • Leitura e interpretação de textos diversos

4º Bimestre

  • Verbos defectivos, anômalos e abundantes
  • Verbos irregulares
  • Plural de compostos
  • Período simples e composto / Orações coordenadas
  • Entrevista
  • Enquete
  • Carta ao leitor
  • Episódio de novela literária
  • Mini reportagem
  • Reportagem / notícia
  • Leitura e interpretação de textos diversos

Conteúdo prográmático - 9° EF

1º Bimestre

  • Revisão sintaxe (análise sintática)
  • Período simples e composto (revisão)
  • Orações coordenadas (revisão)
  • Figuras de linguagem
  • Exposição de fotografias
  • Falas em HQ
  • Regras de jogo
  • Resumo / reordenação de fatos
  • Resenha
  • Leitura e interpretação de textos diversos

2º Bimestre

  • Orações subordinadas substantivas
  • Orações subordinadas adjetivas
  • Orações reduzidas e desenvolvidas
  • Carta opinativa
  • Artigo de opinião
  • Drama
  • Paráfrase
  • Conto
  • Tirinha
  • Reescrita de falas
  • Leitura e interpretação de textos diversos

3º Bimestre

  • Orações subordinadas adverbiais
  • Concordância nominal
  • Concordância verbal
  • Debate oral
  • Reportagem
  • Tipos de argumentos
  • Falácias
  • Texto informativo
  • Leitura e interpretação de textos diversos

4º Bimestre

  • Regência nominal
  • Regência verbal
  • Processos de formação de palavras
  • Versificação e metrificação
  • Crase (revisão)
  • Crônica
  • Notícia
  • Divulgação
  • Leitura e interpretação de textos diversos

Conteúdo prográmático - 1° EM

1º Bimestre

  • Texto literário, não literário, prosa e verso
  • Gêneros literários
  • Panorama das literaturas portuguesas e brasileira
  • Trovadorismo
  • Linguagens, Comunicação e Interação humana
  • Textualidade e Produção de sentidos
  • Instruir e Prescrever
  • Instrução de uso e receita médica
  • Flyer
  • Receita culinária
  • Carta de cobrança
  • Anúncio de campanha comunitária
  • As funções da linguagem
  • Estudo da língua

2º Bimestre

  • Humanismo
  • Classicismo
  • Quinhentismo
  • Texto, gêneros e esferas
  • Intertextualidade e compreensão dos sentidos
  • O significado das palavras e a produção textual I
  • Cultura literária: narrar
  • Conto popular
  • Fábula
  • História engraçada
  • Nanoconto
  • Gêneros dinâmicos
  • Fonologia: decifrar e interagir
  • Estrutura das palavras

3º Bimestre

  • Barroco e figuras de linguagem
  • Arcadismo
  • Cartaz e folheto: gêneros de circulação pública
  • O significado das palavras e a produção textual II
  • Diário e blog: gêneros pessoais
  • Documentação e memorização das ações humanas: relatar
  • Relato histórico e nossa história
  • Transmissão e construção de saberes: expor
  • Resumo de textos expositivos e explicativos
  • Texto expositivo (em livro didático)
  • Radicais e prefixos gregos e latinos
  • Processos de formação de palavras
  • Categorias lexicais I
  • Categorias lexicais II

4º Bimestre

  • Romantismo
  • Romantismo em Portugal
  • Testemunho: gênero de comprovação
  • Gêneros instrucionais
  • Discussão de problemas sociais controversos: argumentar
  • Carta de leitor
  • Carta argumentativa
  • Verbos I
  • Verbos II
  • Palavras invariáveis e relacionais

Conteúdo prográmático - 2° EM

1º Bimestre

  • Romantismo no Brasil (poesia)
  • Romantismo no Brasil (teatro)
  • Gêneros: jornalísticos I
  • Crônica: experiências do cotidiano
  • Documentação e memorização das ações humanas: relatar
  • Notícia
  • Relato de experiência artística
  • Relato de experiência científica
  • Revisão de morfologia
  • Frases, orações e pontuação

2º Bimestre

  • Romance Urbano
  • Romance Indianista
  • Romance Histórico
  • Romance Regionalista
  • Conto
  • Texto científico
  • Transmissão e construção de saberes: expor
  • Prefácio e apresentação de livro
  • Verbete enciclopédico
  • Texto de divulgação científica
  • Predicadores e argumentos
  • Estrutura dos sintagmas dentro da oração
  • Vocativo
  • Regência verbal e nominal

3º Bimestre

  • Realismo
  • Realismo e Naturalismo no Brasil
  • Ler para argumentar
  • Discussão de problemas sociais controversos: argumentar
  • Resenha de filme
  • Resenha de livro
  • Emprego do que e se

4º Bimestre

  • Parnasianismo e Simbolismo
  • Pré – modernismo
  • Argumentação
  • Discussão de problemas sociais controversos: argumentar
  • Propostas de dissertação
  • Colocação pronominal / Crase
  • Concordância verbal e nominal
  • Particularidades da Língua Portuguesa

Conteúdo prográmático - 3° EM

1º Bimestre

  • Vanguardas europeias
  • Modernismo português
  • Modernismo no Brasil
  • A geração 22
  • A geração 30
  • Argumentação III
  • Transmissão e construção de saberes: expor
  • Reportagem
  • Período Simples, Composto e Orações Coordenadas

2º Bimestre

  • Geração de 45 ou pós-modernista
  • Nossa poesia de cara nova
  • Conto contemporâneo
  • Crônica contemporânea
  • Romance contemporâneo
  • Texto Dramático Moderno e Contemporâneo
  • Argumentação IV
  • Polifonia, sinonímia, ambiguidade, denotação e conotação
  • Artigo de opinião
  • Orações subordinadas: substantivas, adjetivas e adverbiais

3º Bimestre

  • Conceitos fundamentais da Literatura
  • Trovadorismo e Humanismo
  • Quinhentismo e Classicismo
  • Barroco e Arcadismo
  • Origem do Romantismo
  • Romantismo em Portugal
  • Linguagem em sentido: relações lexicais, recursos
  • Tipologias e gêneros textuais nos exames I
  • Tipologias e gêneros textuais nos exames II
  • Editorial
  • A importância dos títulos e subtítulos
  • Estrutura e formação das palavras
  • Convenção da escrita: acentuação, ortografia, crase e pontuação
  • Relações morfossintáticas entre palavras

4º Bimestre

  • Romantismo no Brasil: verso
  • Romantismo no Brasil: prosa
  • Realismo e Naturalismo
  • Parnasianismo e Simbolismo
  • Pré-modernismo, Vanguardas e Modernismo
  • Interpretação textual nos exames
  • Dêixis, anáfora, pressuposições e implícitos nos exames
  • Produção e reescrita: redações nota 10 comentadas
  • A dissertação no vestibular e o desempenho dos candidatos
  • Dê forma à sua fisionomia
  • Orações complexas
  • Concordância, regência e colocação pronominal nos exames

Planejamento - Objetivo, Estratégia e avaliação

Objetivo:

1.Ler e interpretar diferentes tipologias textuais, relacionando linguagem verbal e não-verbal, estabelecendo relação entre textos e contextos nas mais diferentes situações cotidianas.

2.Produzir textos de gêneros diversos estruturando-os de maneira a assegurar coerência e coesão textual, aplicando normas e propriedades gramaticais.

3.Operar no sistema linguístico através do uso/ reflexão/ uso, desenvolvendo a habilidade de construção de seu conhecimento gramatical.

Estratégia:

Ao longo do bimestre poderão ser utilizados os seguintes procedimentos didáticos:

  • Apresentação do conteúdo
  • Uso da lousa interativa
  • Demonstração de conteúdos (fórmulas e teoremas)
  • Aulas expositivas
  • Resolução de exemplos e exercícios no quadro.
  • Reprodução de exercícios de aprendizagem individual ou em grupo.
  • Correção destes exercícios de aprendizagem para eliminar as dúvidas
  • Propor a resolução dos exercícios complementares como lição de casa
  • Corrigir e discutir com a classe os resultados obtidos nas tarefas
  • Estudo dirigido
  • Leitura do livro / ou Paradidáticos
  • Exercícios de fixação
  • Debate
  • Correção dos exercícios no quadro
  • Participação dos alunos
  • Criação de situação problema
  • Exercícios de revisão
  • Correção e comentários das avaliações
  • Pesquisa
  • Desenho
  • Representação
  • Laboratório
  • Atividades práticas
  • Estudo dirigido
  • Micro - seminários para explicação de cartazes
  • Visitas/Estudo do Meio
  • Jogos didáticos
  • Uso de periódicos, gráficos, revistas etc...

Avaliação:

Ao longo do bimestre poderão ser utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:

  • Participação na sala de aula
  • Trabalhos
  • Seminários
  • Tarefas realizadas em casa
  • Atividades individuais ou em grupos
  • Verificação de caderno de exercícios
  • Avaliação escrita individual
  • Recuperação
  • Avaliação em grupo
  • Relatório
  • Produção de diferentes tipos de textos
  • Desenhos
  • Representação

Nenhum comentário :

Postar um comentário