Guia do Enem – Inscrições, Provas, Resultados


Este é um artigo que vai responder todas as perguntas que um participante do Enem têm. Com ele você poderá consultar sempre que precisar de alguma informação sobre a prova, sobretudo em relação à prova de Linguagens. Como voce já deve saber, o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015 tem como finalidade avaliar o desempenho escolar e acadêmico daqueles alunos que estão concluindo o ensino médio. Os responsáveis pelo Enem são o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o MEC (Ministério da Educação). O Inep divulgou no dia 18/05 o edital contendo as regras do Exame.
Mas a nota do Enem 2015 tem especial finalidade para os programas educacionais do Governo: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies).

imagem-inscrição-enem-2016-onlineClique na imagem para conhecer meu outro projeto educativo para o Enem 2015

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, foi criado em 1998 com a finalidade de avaliar o desempenho do estudante que concluiu ou está concluindo o ensino médio.
Como era facultativo, o exame teve nos primeiros anos um número relativamente baixo de participantes. Restringia-se a alunos que, voluntariamente, desejavam se autoavaliar e conhecer sua real condição para ingressar na universidade ou na vida profissional. Contou, em sua primeira versão, com a participação de 157 mil inscritos; hoje, cerca de 6 milhões de estudantes participam do exame anualmente.
Assim, aos poucos, o Enem foi perdendo o caráter facultativo e ganhando uma importância cada vez maior. Em alguns vestibulares que dão acesso a universidades públicas, por exemplo, a nota obtida no Enem passou a compor a nota final do vestibulando, podendo beneficiá-lo com o acréscimo de alguns pontos. Além disso, certas instituições de ensino superior privadas, por não terem um vestibular próprio, adotaram o Enem como porta de entrada.
Em 2009, o Ministério da Educação surpreendeu o meio escolar com a seguinte novidade: a prova do Enem passaria a ser referência obrigatória para o ingresso de estudantes nas universidades federais de todo o país. Para isso, entre outras providências, publicou um documento importante, a Matriz de Referências para o Enem 2009, no qual divulga competências, habilidades e conteúdos a serem avaliados em todas as grandes áreas, e flexibilizou o modo como a nota do Enem pode ser aproveitada. Essa nova fase do Enem tem sido chamada de "o novo Enem".

A avaliação no Enem

As provas do Enem não têm em vista avaliar se o estudante é capaz ou não de memorizar informações. Além do conteúdo específico de cada disciplina, o exame tem por objetivo avaliar se o estudante tem estruturas mentais desenvolvidas o suficiente para lhe possibilitar interpretar dados, pensar, tomar decisões adequadas, aplicar conhecimentos em situações concretas. E também se tem, na vida social, uma postura ética, cidadã.
Para aferir essas competências, o Enem avalia os cinco eixos cognitivos comuns às quatro áreas do conhecimento — Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; e Ciências humanas e suas tecnologias —, além de competências e habilidades específicas nas quatro grandes áreas.

Os cinco eixos cognitivos

EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

I - Dominar linguagens (DL)

Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II - Compreender fenômenos (CF)

Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas,

III - Enfrentar situações-problema (SP)

Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV - Construir argumentação (CA)

Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V - Elaborar propostas (EP)

Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Vejamos o que significa cada um desses eixos.

 

Dominar linguagens

O eixo cognitivo I refere-se tanto ao domínio da língua portuguesa e de uma língua estrangeira (inglês ou espanhol) quanto ao domínio de outras linguagens mais específicas, como a linguagem da matemática, a linguagem da historiografia, a linguagem artística, a científica, etc.
Dominar a língua portuguesa é mais do que conhecer as regras da norma-padrão. É também reconhecer a existência de variedades linguísticas, que podem estar em desacordo com a norma-padrão, mas, em alguns casos, ser adequadas à situação e ao gênero, como é o caso, por exemplo, do uso da gíria em algumas histórias em quadrinhos. É ainda reconhecer a adequação ou inadequação da linguagem à situação, tanto na modalidade oral quanto na escrita, seja pelo excesso de formalidade, seja pelo de informalidade.
Dominar linguagens significa também ser capaz de transitar de uma linguagem para outra, ou seja, ler, por exemplo, um texto literário e uma tabela ou um mapa com temas afins e ser capaz de fazer cruzamentos e extrair deles informações, dados e conclusões.

Compreender fenômenos

O eixo cognitivo II tem por objetivo avaliar se o estudante é capaz de construir e aplicar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para compreender, explicar ou indicar as causas e consequências de "fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas".
Na prática, isso quer dizer que, para resolver determinada questão de História, por exemplo, pode ser necessário fazer alguns cálculos matemáticos que envolvam porcentagens ou localizar informações em um mapa. Ou, em uma prova de Geografia, partindo de uma tabela ou de um gráfico (linguagens da Matemática) com dados sobre desemprego ou subnutrição, por exemplo, fazer cálculos e, em seguida, inferências sobre políticas governamentais de trabalho e assistência social.
Determinadas operações, como analisar, levantar hipóteses, comparar, inferir, concluir, entre outras, são
ferramentas essenciais para o estudante chegar à melhor resposta ou solução para o problema proposto na questão.

Enfrentar situacões-problema

As situacões-problema das provas do Enem aparecem em questões complexas, que geralmente envolvem mais de uma linguagem ou mais de uma área de conhecimento e diferentes operações mentais.
O objetivo desse eixo é avaliar se o estudante sabe selecionar, relacionar e interpretar dados para tomar uma decisão. Para fazer isso, ele tem de priorizar algumas informações em detrimento de outras e, com base nesses dados, adotar os procedimentos adequados para alcançar o objetivo, ou seja, resolver a situação-problema.
Resolver uma situação-problema assemelha-se a participar de um jogo. Para vencer, é necessário analisar a situação, mobilizar recursos, selecionar procedimentos e ações e interpretar todos os dados disponíveis para tomar a melhor decisão.
Assim, ter êxito numa situação-problema proposta em uma questão do Enem pressupõe enfrentá-la, aceitar os desafios e superá-los, contando com a mobilização de conhecimentos e habilidades em diferentes áreas.

Construir argumentação

O objetivo do eixo cognitivo IV é avaliar se o candidato é capaz de relacionar informações — principalmente as fornecidas pelo próprio exame — para construir argumentação consistente. Isso quer dizer que, diante de um tema complexo, o estudante deve primeiramente examiná-lo por diferentes perspectivas, fazendo uso de operações como analisar, comparar, levantar hipóteses, estabelecer relações de causa e efeito, etc, e, depois, posicionar-se diante do tema, isto é, tomar uma posição ou adotar um ponto de vista, e defendê-lo.
Na prova de redação, esse eixo aparece de forma clara. A proposta de produção de texto normalmente constitui-se de duas partes: um painel de textos que, com diferentes pontos de vista, abordam um assunto comum; e um tema argumentativo explícito, que exige do estudante um posicionamento e a defesa de um ponto de vista. O painel de textos serve para o participante selecionar e relacionar informações que lhe serão úteis para construir a argumentação.
A prova de redação, contudo, não é a única situação em que a argumentação está presente na prova. Em alguns tipos de questão de múltipla escolha, de diferentes áreas, as alternativas são argumentos que fundamentam uma afirmação ou um princípio apresentado no corpo da questão. A tarefa do estudante, nesse caso, não é propriamente construir argumentos, mas escolher o argumento que melhor justifica uma ideia apresentada.

Elaborar propostas

O eixo cognitivo V avalia a possibilidade de o estudante, fazendo uso de conhecimentos formais e adotando uma perspectiva cidadã, propor medidas de "intervenção solidária na realidade". Isso quer dizer que toda solução pensada para um problema apresentado na prova deve levar em conta não interesses individuais, mas o interesse coletivo, o respeito aos direitos do cidadão e à diversidade sociocultural, a preservação do meio ambiente, a busca de uma sociedade melhor e mais justa.
Tal  qual  no eixo IV,  esse eixo também aparece muito claramente na prova de redação. Contudo, em questões de múltipla escolha de qualquer área do conhecimento, é com a mesma postura cidadã que o estudante deve examinar as alternativas e escolher as que sejam compatíveis com ela. Isso em relação aos mais variados temas que concorrem nesse exame, tais como direitos políticos do cidadão, a devastação da natureza no Brasil, efeitos da globalização, o impacto das redes sociais nas relações humanas, o aquecimento global, etc.
Você deve ter observado que nem sempre é fácil dissociar um eixo cognitivo de outro. Por isso, é comum que em uma mesma questão estejam implicados mais de um eixo.
Para o estudante se sair bem no Enem, não há necessidade de conhecer de cor os eixos cognitivos ou de reconhecê-los. Apesar disso, propomos a seguir alguns exercícios de reconhecimento dos eixos, para proporcionar maior familiaridade com eles e a possibilidade de serem mais bem compreendidos.

Quando começam as inscrições para o Enem?

Qualquer pessoa que queira fazer sua inscrição para o Enem deve saber que ela é feita única e exclusivamente pela internet. O candidato deverá acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante. geralmente as inscrições são feitas no final do mês de maio até o início de junho. Quando as datas forem definidas informaremos aqui e em nossa página no Facebook. Curta a página para não perder nada.

Os documentos necessários para fazer a inscrição do Enem são CPF, identidade (RG) e um endereço de e-mail válido. O e-mail informado servirá para apenas um único participante, uma vez que o Inep utilizará este mecanismo para entrar em contato diretamente com o participante.

Aqueles que necessitarem de atendimentos especiais terão que informar no decorrer da inscrição. O participante terá opções de atendimento especializado ou específico. Os que optarem pelo certificado de conclusão do ensino médio terão que informar sua pretensão no ato da inscrição. Somente aqueles que forem maiores de 18 anos completados até a data da primeira prova e alcançarem uma nota igual ou superior a 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação terão direito ao certificado de conclusão do ensino médio.

O fato é que apesar da data recente, muitos estudantes já estão pensando no próximo Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Tudo isso porque para alguns o desempenho não foi satisfatório. Em breve, então, serão divulgadas as primeiras notícias por parte do INEP a respeito dos erros e acertos do Enem 2015 e as primeiras informações sobre o exame de 2016. Mais uma vez os estudantes que pretendem ingressar em uma faculdade pública em qualquer parte do país devem ficar atentos aos prazos, inclusive ao período para se inscrever no exame. Obtenha abaixo informações importantes sobre as inscrições do Enem.

A edição deste ano teve um número record de inscrições e isso mostra a importância que o exame tem tomado nas últimas edições. É possível explicar essa mudança, inclusive na maneira como os cursinhos e colégios particulares veem a prova. Aulas especiais e material apostilado direcionados para o Enem são cada vez mais comuns.

A cada nova edição do Enem o número de participantes é maior. Isso é facilmente explicado pelas crescentes oportunidades que o exame proporciona. Para concorrer às vagas de programas de educação do Governo Federal, como Sisu – Sistema de Seleção Unificada e Prouni – Programa Universidade Para Todos, um dos requisitos é ter participado do último Enem realizado.

Além destes dois programas, a participação no Enem 2015 dá a possibilidade de estudantes financiarem seus estudos, através do Fies – Fundo de Financiamento do Ensino Superior, e também de obterem certificação de conclusão do ensino médio.

Em breve o MEC – Ministério da Educação divulgará o cronograma completo do Enem 2016, que estabelece qual o período para se inscrever, as datas das provas, da divulgação dos gabaritos oficiais e também do resultado final.

As inscrições do Enem 2016 devem seguir o mesmo padrão das últimas edições, acontecendo entre o final de maio e o início de junho. Como em 2016 teremos eleições, não se sabe ainda se as provas serão aplicadas na mesma época que nos anos anteriores, outubro. A divulgação do gabarito, provavelmente, ocorra entre dois e três dias depois da realização da prova. Já o resultado sai sempre no início do ano seguinte.

Para fazer sua inscrição no Enem 2015 acesse o site oficial do exame, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br. Para efetuar inscrição é necessário informar, inicialmente, dados pessoais, como CPF e data de nascimento. Porém, durante o ato da inscrição, é necessário disponibilizar ao sistema diversas informações, não somente pessoais, mas também relativas ao grupo familiar, inclusive dados socioeconômicos. Os campos são de preenchimento obrigatório.

Ao final imprima o boleto e efetue o pagamento até a data de vencimento. Lembrando que estão automaticamente isentos do pagamento da taxa de inscrição. em 2015 a taxa foi de R$ 63,00. A isenção do pagamento é apenas  para os estudantes que concluirão em 2016 os estudos em escola da rede pública.

O cartão de confirmação, como ocorreu em 2015, poderá ser acessado via internet no site do INEP. Assim também serão conhecidos os locais das provas. O importante é que você comece a se preparar para estar à frente as residências o Cartão de Confirmação que traz, entre outras informações, o local de prova do Enem 2015. Continue se preparando para as provas e mantenha-se sempre informado acessando a seção sobre o Enem 2015!

 

Qual é a taxa de inscrição do Enem 2016 e Isenção

Serão automaticamente isentos os participantes que estão concluindo o ensino médio. Quem se enquadrar na situação de carência socioeconômica também poderá requerer isenção de taxa de inscrição do Enem 2016. O valor a ser pago pelos não-isentos foi de R$63,00 em 2015. Esta taxa deve ser paga apenas no Banco do Brasil por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU). O prazo de pagamento será indicado assim que aparecerem novas informações. Caso passe do dia estabelecido o participante estará automaticamente eliminado do Enem 2016.

 

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016

Caberá aos participantes do Enem 2016 nesta edição acessar a página de acompanhamento de inscrição pois neste ano não haverá distribuição do cartão confirmação de inscrição pelos Correios.
O Inep divulgará o cartão de confirmação na página de acompanhamento, acessível com o código e senha criados no ato das inscrições. Não é obrigatório imprimir o cartão e apresentá-lo no dia do exame, porém nele se encontram informações importantes como número de inscrição, data, horário, local e sala de realização das provas, língua estrangeira moderna escolhida, indicação dos atendimentos caso necessário e a solicitação do certificado de inscrição caso optado.

Portadores de deficiência com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, difícil de atenção, autismo, discalculia ou com outras condições especiais, poderão optar pela opção especializado.

Será oferecido atendimentos específico a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas (pessoas que por convicção religiosa guardam o sábado).

Os pacientes com surdocegueira terão direito a um intérprete de linguagem brasileira de sinais (libras) assim como o que necessitarem de provas com letras maiores terão disponíveis fontes no tamanho 18 e no tamanho 24.

Edital do Enem 2016

As provas do Enem 2016 serão aplicadas durante os dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo). Os portões serão abertos às 12h com fechamento dos portões às 13h. As provas vão começar às 13h30min com a autorização dos fiscais após os procedimentos de segurança. Os participantes terão o prazo de 4h30min para entregar o cartão de respostas e 5h30min no segundo dia. Será permitido fazer a prova com caneta esferográfica de cor preta feita de material transparente, o uso de lápis, borracha, lapiseira e canetas feita por outro material causará a eliminação do participante.

Para entrar em sala de provas o participante terá que mostrar documento de identificação com foto. Serão aceitos documento de identidade (RG), carteira de trabalho, identidade fornecida por ordens ou conselhos de classe que por lei tenham validade como documento de identidade, certificado de dispensa, passaporte e carteira nacional de habilitação com foto. O participante que levar celular, relógio ou qualquer tipo de eletrônico, terá que desligar e colocar dentro do porta-objetos, deverá ser lacrado e guardado sendo aberto apenas com o término do exame e sair do local de exame. Poderá sair do exame após 2h de provas, caso saia antes do permitido estará eliminado do Enem 2016.

Os participantes que levarem arma (mesmo com autorização), apostila, livros, usa o celular em sala de aula, tiver contato com outro participante, anotações, calculadora, agendas eletrônicas, pendrive, gravadores, relógio e qualquer outro tipo de material está eliminado do Enem 2016.

Inscrições do Sisu

Agora, após o final do ano letivo teremos a abertura das inscrições para o SISU. A abertura do período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada servirá para que os estudantes que fizeram o Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) usem as notas do Enem para concorrer às vagas, no Brasil, a faculdades públicas.

Todo o sistema que gerencia o SISU está nas mãos do Ministério da Educação (MEC). Isso tem gerado também muitas críticas porque são comuns as reclamações quanto à lentidão do sistema e erros apresentados. Ainda assim, é bom que se lembre que o Sistema de Seleção Unificada utiliza o resultado do Enem como principal critério de desempate em seus processos seletivos. Esses processos são usados por institutos e universidades federais, os quais ofertam vagas no início dos dois semestres letivos de cada ano. Tudo pela internet e gratuitamente.

O que os estudantes desejam é que comecem logo as inscrições para que haja uma definição a respeito de onde e se vão estudar numa faculdade pública. Por este motivo, espera-se que o cronograma do Sisu 2016 seja divulgado neste final do mês de dezembro. Isso acontecerá por meio de editar publicado pelo Ministério da Educação.  O resultado deverá ser divulgado logo no início de fevereiro, com matrículas logo em seguida.

A única maneira de fazer inscrição no Sisu 2016 é através do portal do MEC, acessível no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/. Para se inscrever, o candidato precisa informar o número de inscrição e a senha do Enem 2015 [link], que poderá ser recuperada no próprio site. Quem participou de Exames anteriores não terá o direito de concorrer às vagas que serão ofertadas.

Por ser gerenciado pelo MEC, o Sistema de Seleção Unificada acessa automaticamente o resultado do Enem 2015 [link] daqueles participantes que concorrem às vagas ofertadas. As notas finais nos processos seletivos dependem diretamente do curso escolhido, pois são atribuídos pesos diferentes em cada uma das áreas de conhecimento das provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática). Cursos na área de exatas, por exemplo, valorizam mais o aproveitamento na área de Matemática.

A partir de 2016, o Sisu também levará em conta a renda dos candidatos como critério de desempate em seu processo seletivo. Agora, quem comprovar menor rendimento familiar mensal terá preferência.

Cada candidato tem o direito de escolher até dois cursos diferentes, indicando a ordem de preferência durante a inscrição. As opções podem ser alteradas quantas vezes for necessário, obedecendo o período de inscrição. Durante esse período, o sistema atualizará as notas de corte do Sisu 2016 diariamente. Assim, o estudante pode comparar sua nota com a mínima do dia.

As vagas não preenchidas serão ofertadas aos candidatos que manifestarem interesse em participar da lista de espera, dentro de um prazo que ainda será divulgado.

Outras informações como o resultado do Enem 2015 [link] pode ser antecipado pelo MEC! Continue visitando nosso site e fique por dentro de todas as notícias do Exame Nacional do Ensino Médio e demais programas do Ministério da Educação. Além disso, curta e compartilhe o Sisu 2016 no Facebook!

Nenhum comentário :

Postar um comentário