Estratégias de Leitura Recreativas


imagem-Estratégias de Leitura RecreativasDepois dos últimos artigos, algumas pessoas me escreveram perguntando quais as outras estratégias que poderiam dar certo para que seus alunos tomassem gosto pela leitura. Digo que meu maior laboratório foi minha casa, pois tendo uma filha de 10 anos, me vi na obrigação de mostrar a ela o mundo interessante que ela poderia encontrar nos livros. Sempre, mesmo antes de alfabetizada, líamos. Buscávamos as letras parecidas, ela descobria por si só aquelas que eram parecidas. Os livros nunca foram assustadores, estavam sempre à mão. O ponto mais visível, no entanto, foi quando fiz a assinatura das revistas da Turma da Mônica e estas chegavam no nome de minha filha. Experimentem e, caso não possam fazer a assinatura de uma revista, comprem em sebos, coloquem em envelopes com o nome de seus filhos e, encenem todo o enredo com a chegada dos livros à casa.

Guia do participante do Enem

Estratégias de Leitura Recreativas

Textos recreativos para crianças não – alfabetizadas:

- Permite que a criança tenha contato com livros, mesmo que não tenha idade para ler.

- Escute com carinho e paciência as histórias que elas contam.

- Incentive – as a falar e a se expressar, sem imita-la.

- Conte história para elas.

- Leia histórias em voz alta com bastante freqüência.

- Dê livros de presente a elas.

- Leve – as a participar de eventos culturais: feira de livros, teatro, etc.

- Estimule visitas às bibliotecas.

Textos recreativos para crianças alfabetizadas – 1º ao 5º ano

- Dê livre escolha às crianças, no que diz respeito à leitura recreativa.

- Procure incentiva-las sempre a ler.

- Fale a respeito de livros e escritores com as crianças.

- Faça murais sobre livros e autores bem conceituados.

- Faça exposições de livros novos na biblioteca.

- Não cobre jamais uma leitura recreativa.

- Faça com que seu mundo e o da criança gire em torno de informações, livros, jornais,Tv, etc.

- Leia juntamente com os alunos, os mesmos livros. Após a leitura, faça comentários sobre a obra. A fala, a audição e a socialização estarão sendo ativadas.

Como ajudar as crianças a escolher seus livros

Existem inúmeros guias de leituras, noticiários, boletins informativos e catálogos de literatura infanto – juvenil, que devem ser selecionados com atenção, diferenciando da literatura de consumo que não possui comprometimentos maiores com a realidade da criança.

A literatura infantil deve ter a função básica de estimular na criança todas as potencialidades latentes em seu ser, e uma linguagem adequada a criança.

Todo o cuidado é pouco na escolha do livro. Quero aqui, sem o peso de ser um texto do contexto religioso, compartilhar o que Ellen White escreveu:

“À crianças deve ensinar-se a rejeitar os contos levianos, excitantes, e volver à leitura sensata que levara´ o espírito a ter interesse na narração, história e argumentação da Bíblia. A leitura que lança luz sobre o Sagrado Volume, e desperta o desejo de o estudar, não é perigosa, mas sim proveitosa.” - Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p.122

Por último, um texto bíblico sobre a importância dos bons hábitos já na infância.

“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Prov.22:6

Nenhum comentário :

Postar um comentário