Estes são dois exercícios que publiquei recentemente na página dos meus alunos para que eles revisem as matérias que estamos estudando. Sugiro que também façam e depois deixem os resultados aí nos comentários. certamente poderemos crescer juntos como comunidade estudiosa da Língua Portuguesa.
3 exercícios de Português para vestibular
1. Leia:
"Tentei rir, para mostrar que não tinha nada. Nem por isso permitiu adiar a confidência, pegou em mim, levou-me ao quarto dela, acendeu vela, e ordenou-me que lhe dissesse tudo. Então eu perguntei-lhe, para principiar, quando é que ia para o seminário. - Agora só para o ano, depois das férias."
(Machado de Assis, D. Casmurro)
Neste excerto, que narra um fato ocorrido entre Bentinho e sua mãe, observa-se o emprego do discurso direto e do discurso indireto.
a) Transcreva os trechos em que é empregado o discurso indireto.
b) Transponha esses trechos para discurso direto, efetuando as necessárias adaptações.
2. Leia:
"De todos esses periquitinhos que tem no Brasil, tuim é capaz de ser o menor. Tem bico redondo e rabo curto e é todo verde, mas o macho tem umas penas azuis para enfeitar. Três filhotes, cada um mais feio que o outro, ainda sem penas, os três chorando. O menino levou-os para casa, inventou comidinha para eles; um morreu, outro morreu, ficou um."
(Rubem Braga, "Tuim criado no dedo")
Neste excerto de "Tuim criado no dedo":
A. O narrador em terceira pessoa emprega o discurso indireto para assimilar o ponto de vista do menino.
B. Repetições, diminutivos, simplicidade sintática introduzem no discurso a perspectiva do menino.
C. A escassez de adjetivos torna concreta a visão substantiva, própria da infância.
D. O narrador em primeira pessoa utiliza o discurso direto para recriar a visão infantil.
E. Diminutivos, predomínio da subordinação e sinestesias recriam o registro da percepção geral infantil.
3. Leia:
1 - Mas pra você não é uma pouca vergonha, é? - ela disse, secando as lágrimas. Voltava ao desafio.
2 - Eu sou homem, ou você não entende isto?
3 - Não entendo.
4 O Dr. Paranlios quedou-se quieto por um tempo marcado em séculos no relógio da agonia. Seus olhos baixaram para a mesa e assim ficaram, enquanto sua inteligência buscava uma forma clara de ilustrar a madrinha. Por fim, suspirou e disse:
5 - Eu tenho um argumento que você vai entender.
6 Levantou-se com certa dificuldade e ausentou-se da cozinha, onde ficamos suspensos por um fio em pleno abismo. Logo, porém, ele retornou com o argumento na mão. Girou o tambor do argumento. Depois, com um gesto calmo, solene, botou o argumento na cintura. Sentou-se novamente e disse, pausadamente:
7 - Tem uma coisinha, Dirce: ou este tal de feminismo acaba hoje, ou o que acaba é a tua mesada, se não acabar minha paciência antes. Certo? Agora vamos jantar.
(Isso, Ernani. O Sempre Lembrado. Porto Alegre: IGEL/IEL, 1989. p. 136-7)
Para substituir no texto o discurso direto pelo indireto, foram elaboradas as três reescritas seguintes, uma para cada passagem do texto indicada entre parênteses.
I. Secando as lágrimas, ela perguntou que para ele não era uma pouca vergonha. (1º parágrafo)
II. Ele disse que tinha um argumento que ela iria entender. (5º parágrafo)
III. O Dr. Paranhos disse a Dirce uma coisinha: ou este tal de feminismo acabava neste dia, ou o que acabava era a mesada dela, se não tivesse acabado a paciência dele antes. (7º parágrafo)
Quais são corretas?
A. Apenas I.
B. Apenas II.
C. Apenas I e III
D. Apenas II e III.
E. Todas.
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