Entenda a correção da redação no Enem


Imagine uma aluna que tenha obtido a nota máxima na redação do Enem. Na correção, o comentário revela quais as características que ela apresentou em seu texto para obter esta nota e isso nos ajudará a entender bem o que se deve fazer para construir um texto dissertativo bem escrito. Aqui você não verá o texto da aluna, porque não consegui escaneá-lo, mas dá pra entender o texto pelo comentário.

banner-redacao

Entendendo a competência na correção da dissertação

Competência 1 - Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
A nota obtida nessa competência foi de 200 pontos.

A candidata demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos hábitos linguísticos.

Competência 2  - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
A nota obtida nessa competência foi de 200 pontos.

A candidata desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese, distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão. Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.

Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. A nota obtida nessa competência foi de 200 pontos.

A candidata seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação. Percebe-se também uma visível preocupação da candidata em fazer referências a aspectos da realidade, o que leva a uma argumentação mais convincente e crítica.

Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. A nota obtida nessa competência foi de 200 pontos.

A candidata articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. É nítida a sequência de ideias, que vão sendo montadas de forma harmônica e gradual. Os conectivos são muito bem escolhidos, tanto no aspecto inter como intraparagrafal.

Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A nota obtida nessa competência foi de 200 pontos.

A candidata elabora proposta de intervenção clara e inovadora, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la. Essa qualidade é bastante impactante no texto acima, pois citam-se os serviços sociais, que precisam ser assegurados, o planejamento do Estado, assim como também as campanhas governamentais. Isso demonstra a profundidade da visão cidadã da candidata e a relevância do tema discutido.

Nenhum comentário :

Postar um comentário