O que é um texto descritivo?


A descrição é um gênero textual pouco explorado nas aulas de Ensino Médio, sobretudo quando vemos que a tipo mais pedido é justamente a dissertação. Os motivos são óbvios. A dissertação permite que o avaliador identifique a criticidade do aluno e a capacidade de se colocar nas mais diversas situações. Há, no entanto, a necessidade de usar a descrição como estratégia em vários gêneros como, por exemplo, a narração. Vejamos então as características da descrição e treinemos para construir boas redações no vestibular.

Como fazer uma boa descrição

banner-informacoes-enem

Um texto se diz descritivo quando tem por base o objeto, a coisa, a pessoa. Mostra detalhes, que podem ser físicos, morais, emocionais, espirituais. Nota-se que a intenção é realmente descrever, daí a palavra descrição. Veja o exemplo abaixo:

“Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar, nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.”

José de Alencar, Iracema

Uma característica marcante da descrição é a forte adjetivação que leva o leitor a visualizar o ser descrito. No trecho em estudo, o homem visto por Iracema é branco, tem olhos tristes (veja que bela hipálage criou o autor: azul triste em vez de olhos tristes); as águas são profundas, e os tecidos e armas, ignotos, ou seja, desconhecidos. Observe como a palavra todo revela a perplexidade do guerreiro, extático a observar a jovem índia à sua frente.

Veja, agora, outro exemplo de trecho descritivo, na realidade uma autodescrição.

“Meus cabelos eram muito bonitos, dum negro quente, acastanhado nos reflexos. Caíam pelos meus ombros em cachos gordos, com ritmos pesados de molas de espiral.”

Mário de Andrade, Tempo da Camisolinha

Nenhum comentário :

Postar um comentário