Muitos estudantes apresentam um grande desconforto no que diz respeito ao modelo de texto cobrado pelo vestibular. Tempo escasso, muitas ou poucas linhas, temas nem sempre tão compreensíveis, coletânea pobre são alguns exemplos do tipo de preocupação que acomete os alunos. Entre as dificuldades, destaca-se a necessidade de adequar-se a um modelo um tanto quanto técnico de texto: a dissertação.
Não há dúvidas de que esse tipo de texto apresenta uma série de características que mais parecem limites à criatividade ou à liberdade do aluno. Porém, tal modelo não foi escolhido ao acaso. Com o crescimento da demanda por um lugar no ensino superior e a relativamente pequena oferta de vagas nos cursos de qualidade, não é preciso ser um gênio da lógica para compreender que a concorrência torna necessária uma avaliação comparativa justa. Ou o mais perto da justiça que seja possível a um exame de que participam cerca de sessenta mil candidatos.

No entanto, persiste a crítica de que essa escolha das Bancas estaria privilegiando um aluno "mecanizado", que não pensa de forma independente ou que sabe apenas responder a estímulos óbvios. Tudo isso se torna exagero adolescente quando olhamos as provas com atenção.
De fato, tanto a elaboração dos temas quanto a correção das provas pelas Universidades demonstram crescente preocupação em medir o senso crítico, a inteligência estratégica, a concentração, a habilidade de articular ideias, o uso diferencial dos dados da realidade, enfim, a capacidade de absorver a realidade em que vivemos e produzir ideias sob a forma escrita.
Na realidade, portanto, as Bancas estão nos dizendo: é possível conciliar limite e liberdade. Trata-se, se pensarmos bem, do grande desafio que nos é dado ao viver em sociedade. Em outros termos, precisamos entender as regras do jogo, mas não devemos cair na chamada "receita de bolo", quando copiamos um padrão, sem refletir sobre ele.
Portanto, para cumprir com rigor nosso objetivo na Redação do vestibular, é necessário que conheçamos, em primeiro lugar, quais são os tais limites. O primeiro deles é conhecer quais as características do texto dissertativo e você pode fazer isso acessando este link.
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