Assim como no último post aqui no blog Português Pra Passar, trago hoje uma série de exercícios de interpretação envolvendo questões como ambiguidade, colocação de palavras e a própria interpretação. Há ainda dois exercícios de interpretação com imagens. Os alunos gostam muito desse tipo de gênero e você, caso seja professor, poderá montar suas provas com ela.
Exercícios usando ambiguidade
Texto para as questões 1 e 2.
As angústias dos brasileiros em relação ao português são de duas ordens. Para uma parte da população, a que não teve acesso a uma boa escola e, mesmo assim, conseguiu galgar posições, o problema é sobretudo com a gramática. É esse o público que consome avidamente os fascículos e livros do professor Pasquale, em que as regras básicas do idioma são apresentadas de forma clara e bem-humorada. Para o segmento que teve oportunidade de estudar em bons colégios, a principal dificuldade é com clareza. E para satisfazer a essa demanda que um novo tipo de profissional surgiu: o professor de português especializado em adestrar funcionários de empresas. Antigamente, os cursos dados no escritório eram de gramática básica e se destinavam principalmente a secretárias. De uns tempos para cá, eles passaram a atender primordialmente gente de nível superior. Em geral, os professores que atuam em firmas são acadêmicos que fazem esse tipo de trabalho esporadicamente para ganhar um dinheiro extra. 'É fascinante, porque deixamos de viver a teoria para enfrentar a língua do mundo real', diz António Suárez Abreu, livre-docente pela Universidade de São Paulo [...]"
(João Gabriel de Limo, Falar e escrever, eis a questão". Veja, 7/nov./2001,n. 1.725)
1. Aponte a alternativa que contém uma inferência que não pode ser feita com base nas ideias explicitadas no texto.
A) Frequentemente, uma boa escola é uma espécie de passaporte para a ascensão.
B) O conjunto que abrange "gente de nível superior" não contém o subconjunto "secretárias".
C) No âmbito da Universidade, os estudos da língua estão prioritariamente voltados para a prática linguística.
D) A escola de qualidade inferior não favorece o aprendizado da gramática.
E) O conhecimento gramatical não garante que as pessoas se expressem com clareza.
2. Considerando que o autor do texto apresenta os fatos a partir da perspectiva daqueles que procuram um curso de língua portuguesa, aponte o sentido que a palavra "demanda" assume no texto.
A) busca
B) necessidade
C) exigência
D) pedido
E) disputa
3. Leia a manchete:
SEM-TERRA INVADEM ÁREA PERTENCENTE AO GOVERNO FEDERAL.
A) Qual o pressuposto que o verbo "invadir" estabelece?
B) Substitua o verbo "invadir" por outro, de modo que a ação dos sem-terra tenha uma interpretação menos comprometedora. Reescreva a manchete.
4. Leia o texto a seguir.
À caça do timão
"Essa notícia foi veiculada em um jornal de Lisboa. Sem cerimônia alguma, um português faminto entrou num bar da capital portuguesa e comeu um frango inteiro vestido de policial, na mesma mesa em que era oferecido a delegados da região um arroz à grega, em um encontro da categoria em Lisboa. O frango era destinado a todos os presentes, mas o português não quis nem saber. Os delegados, no entanto, desconfiaram do falso policial e passaram a hostilizá-lo. Em poucos minutos, o português teve de sair correndo para não apanhar. O fato ocorreu em Lisboa, e o impostor foi encontrado morto em uma esquina próxima, momentos após o episódio do frango. Segundo testemunhas, um homem com a camisa do nosso timão foi visto fugindo do local."
a) No texto há duas passagens mal construídas que podem suscitar ambiguidade no momento da leitura. Identifique-as.
b) Comente as interpretações possíveis.
c) Redija novamente o trecho de modo que não haja mais o problema de clareza.
5. Leia a tira a seguir:
No texto observa-se:
A) uma ambiguidade decorrente da ordem dos termos.
B) um subentendido.
C) um pressuposto.
D) uma ambiguidade decorrente da elipse de uma palavra.
6. Leia a piada a seguir:
a) Em que consiste o humor?
b) Dê outra redação de modo que o trabalhador não se engane na interpretação; inicie a frase com "Esta é a rua..."
Nenhum comentário :
Postar um comentário