Coerência é uma característica não só desejável num texto como é necessária para que se entenda o que o escritor quis dizer. Nos textos argumentativos isso é ainda mais importante porque a linha de raciocínio deve seguir uma lógica que conduza, de forma clara e precisa, o leitor até a conclusão. Veja abaixo o que é coerência, os tipos que podemos encontrar e. em seguida, uma série de exercícios de coerência textual.
Coerência textual
Relação que se estabelece entre as partes do texto, permitindo que todas sejam interpretadas dentro de um único sentido. Coerência implica compatibilidade entre todos os significados de um texto e, por consequência, ausência de contradição entre eles.
Coerência externa:
Compatibilidade entre os significados inscritos no texto e os dados de realidade; entre o que diz o texto e o nosso conhecimento de mundo.
Coerência interna:
Compatibilidade (ou ausência de contradição) entre os significados inscritos no texto.
Coerência e argumentatividade:
O texto coerente parece mais verdadeiro; o incoerente inspira suspeita sobre a sua confiabilidade.
Níveis de coerência
- Narrativa: pressupõe ausência de contradição entre as várias transformações que vão ocorrendo ao longo do texto. Uma transformação não pode ser realizada sem estar pressuposta nas transformações anteriores. Um personagem não pode entrar em desespero, por exemplo, sem algum motivo anterior que justifique esse novo estado.
- Figurativa: todas as figuras do texto devem convergir para o tema que pretendem representar. A ruptura provoca estranheza e até o nonsense.
Se a ruptura figurativa tiver alguma funcionalidade, ela deve ficar clara para o interlocutor. - De linguagem: a linguagem (ou a variante linguística) escolhida deve ser compatível com a personagem, com a situação e com o tema. Não faz sentido usar palavras chulas e vulgares num discurso no Senado.
- Argumentativa: o argumento deve ser pertinente à tese ou afirmação para a qual ele foi criado.
Exercícios práticos de Coerência
1. Leia o trecho que segue:
Os dubladores de Luz Clarita, do SBT, devem prestar mais atenção. Em uma cena, a personagem-título fala que fará um bolo de chocolate. Outra personagem recusa-se a comê-lo porque não gosta de bolo de morango.
Paulo H. Nascimento. Caderno TV Folha, 28/2/99, pág. 2.
a) Qual a incoerência que o leitor da TV Folha aponta no trecho da novela?
b) Que efeito isso produz nos apreciadores da novela?
c) Trata-se de um caso de incoerência interna ou externa? Explique sua resposta.
2. O trecho que segue foi extraído de um livro que relata episódios da vida do grande folclorista brasileiro, Luís da Câmara Cascudo.
Exame oral
O estudante é Sylvio Piza Pedroza, que depois seria governador do Rio Grande do Norte. Cascudo pergunta:
— Como o rei de Portugal teve notícias do descobrimento da Ilha de Vera Cruz?
— Pedro Álvares Cabral passou um telegrama. Diógenes da Cunha Lima. Câmara Cascudo: um brasileiro feliz.
Rio de Janeiro. Ed. Librador, 1998, pág. 45.
Observe os três enunciados:
I) O aluno cometeu, no caso, uma incoerência externa.
II) Por desconhecer um dado de datação histórica, o aluno fez uma afirmação incompatível com o conhecimento que temos do mundo.
III) A incoerência do texto é interna, já que se contradizem dados contidos no interior do próprio texto.
É(são) correto(s):
a) Apenas I e II.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I e III.
d) Apenas I.
e) Apenas II.
3. Leia o texto:
O pelotão era formado de 20 soldados procedentes de três dezenas de países. Há nesse trecho:
I) Uma incoerência do mesmo tipo da que existe no exercício 1.
II) Uma incoerência do mesmo tipo que ocorre no exercício 2.
III) Não existe incoerência alguma nesse trecho.
Responda a esse exercício usando o mesmo código proposto para o exercício 2.
4. Há incoerência também quando um texto produz um significado diferente daquele que se desejava produzir. É o que se dá nesta questão.
Na frase a seguir, extraída do texto publicitário de um conceituado restaurante, há uma palavra cujo significado contraria o efeito de sentido esperado. "A nossa meta de atendimento é eficiência e cortesia."
a) Localize a palavra e explique por que ela contraria o ob-jetivo publicitário do texto.
b) Escreva uma frase semelhante, mas que produza o efeito de sentido esperado nesse texto publicitário.
5. O texto a seguir, da seção "Saúde" do Suplemento de março/2000, do "Caderno Regional Folha Verde", da Folha de S.Paulo, faz parte de uma série de recomendações para relaxamento dos olhos.
"- Lubrificantes oculares gelados também são muito eficientes, mas só quando prescritos por um oftalmologista.
- Importante: não jogue água boricada dentro dos olhos, pois isto causa irritação. Ela deve ser usada apenas para limpeza externa ou como compressa gelada."
a) Localize, no texto, o trecho em que há um problema de coerência.
b) Rescreva o trecho de modo a torná-lo coerente.
6. O poema a seguir caracteriza-se pelo tom de humor:
O capoeira
- Qué apanha sordado?
- 0 quê?
- Qué apanha?
- Pernas e cabeças na calçada
Oswald de Andrade. Pau-Brasil. São Paulo, Globo, 1998.
Qual a importância do título para a interpretação do poema? Justifique.
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