COMO FAZER UMA ATA DE REUNIÃO


Uma das grandes dificuldades das pessoas quando o assunto é escrita vem da falta de conhecimento das características que cada gênero textual tem. Esta é uma das razões pelas quais mais de meio milhão de estudantes não tirou nota mil na redação do Enem. Não só lá, mas no dia a dia, as pessoas precisam de dicas para escrever melhor e é para o caso específico da ata de reunião que este artigo foi escrito.

Você sabe como se faz uma ata de reunião?
Muitas são as pessoas que assumem, ainda que sem concurso ou salário, o cargo de secretário. Pode ser na igreja, na associação de moradores, APM de escolas ou qualquer outra situação que exija o registro dos atos executados na reunião. O fato é que muitos, em algum momento, precisarão redigir uma ata. Este post visa trazer informações necessárias para você aprender como redigir uma ata padrão.
Ata é um registro resumido, porém claro e fiel, das ocorrências de uma reunião.
Vejamos em primeiro lugar quais as características de uma ata?
  • Não deve conter parágrafos.
  • Números por extenso e, para facilidade na leitura, podem ser repetidos em algarismos entre parêntesis.
  • Escrito com caneta, sem rasura. As ressalvas devem ser feitas com:
    1) 'digo' - no momento da escrita (intensão, digo, intenção);
    2) 'Em tempo' - quando o erro só for percebido na hora de lavrar a ata (Em tempo: onde se lê "aquilo", leia-se "isso"), ou quando for necessário algum acréscimo de informação (Em tempo: na relação dos presentes, acrescente-se o nome do senhor José das Couves)
É importante que se saiba, ainda, que o livro de ata deve sempre ter um termo de abertura e um de encerramento. Vejamos primeiro como fazer um termo de abertura de atas.
COMO FAZER UM TERMO DE ABERTURA DE ATA
Termo de abertura.
Este livro contém cem folhas numeradas e rubricadas por mim, Fulano de Tal, e se destina ao registro de atas das reuniões  ordinárias e extraordinárias do Condomínio do Edifício Sol e Mar.
O cabeçalho de uma ata deve conter algumas informações que são importantes para situar a mesma e facilitar a pesquisa posterior. O cabeçalho deve, portanto, apresentar a indicação da ata (título).
Ata número doze (12) Ata da sexta reunião ordinária dos membros do Conselho de Moradores do Edifício Sol e Mar.
A abertura de uma ata é outro ponto importante, por isso mostrarei um modelo de abertura de ata de reunião. Antes disso, digo que a abertura deve apresentar o dia, a hora e o local da reunião, bem como as identificações das entidades reunidas, os nomes do presidente e do secretário e a finalidade da reunião. Veja abaixo um exemplo que encontrei na internet.
Ao primeiro dia do mês de março do ano de mil, novecentos e noventa e nove Aos oito dias do mês de março de dois mil e dois, às vinte horas, na sala número cinco do terceiro andar da ala B da Faculdade São Judas Tadeu, realizou-se a terceira reunião ordinária do Conselho Comunitário, presidido pelo senhor Capristânio de Capri e secretariado por mim, Felípedes da Costa, para tratar da seguinte ordem do dia, conforme edital número cinco barra dois mil e dois (5/02), expedido a todos os membros do Conselho com data de vinte de janeiro do corrente ano: 1) relatório das atividades do ano anterior; 2) prestação de contas da diretoria; 3) planos de ação para o corrente ano.
Para que uma reunião possa começar, porém, não adianta apenas começar a ata. É necessário, para que seja declarada a legalidade, o presidente deve esclarecer se houve quorum para que a reunião tenha valor legal.
O senhor presidente declarou a legalidade da reunião por haver quorum, conforme determina o artigo trinta e seis dos estatutos.
Outro aspecto importante é como fazer a relação nominal em uma ata de reunião.
Na relação nominal deve-se relacionar as pessoas que constam na lista de presença e que, de fato, compareceram à reunião. Querem um exemplo?
Estiveram presentes os seguintes membros do Conselho: Ariovaldo de Almeida, Berger de Souza, Carlos da Silva.
Em seguida, vejamos como registrar em ata a aprovação da ata da reunião anterior.
O senhor presidente solicitou a leitura da ata da reunião anterior. Após a leitura, como não houve emendas ou ressalvas, foi ela aprovada por unanimidade.
Além do que já foi dito, é importante saber como fazer o desenvolvimento do texto de uma ata. É importante “amarrar” bem o texto. Para isso, use algumas expressões que são fixas. Veja-as:
INÍCIO: Dando início à ordem do dia, o senhor presidente relatou (...).
FECHO: só acontece depois que todos os acontecimentos foram registrados. Nada mais havendo a tratar, o senhor presidente encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos. E para constar, eu, Felípedes da Costa, lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, será assinada por mim, pelo senhor presidente e por todos os presentes.
Por último, é importante saber como fazer um termo de encerramento de atas.
Termo de Encerramento:
Eu, Fulano de Tal, presidente do conselho de moradores do Condomínio do Edifício Sol e Mar, declaro encerrado este livro de atas.
Rio de Janeiro, 09 de março de 2002.
(assinatura)

38 comentários :

  1. as assinaturas devem ser pegas no começo da reunião ou no fim ?

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  2. Deve-se registrar a presença de todos e fazer as ressalvas quanto aos atrasados. A ata deve ser assinada ao final após a leitura e aprovação da maioria.

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  3. Rogério, depois de feito o termo de abertura pode-se em seguida começar o registro da primeira ata (pulando-se ou nao uma linha) ou tenho que registrar numa outra folha? Obrigado

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  4. O que aprendi é que não deve haver espaço nem rasuras. Depois do termo de abertura, siga com o relato da reunião. O texto da ata não pode ser mudado ou alterado sem que isso seja feito com uma ressalva, por isso, escreva sem deixar espaços grandes para que alguém mal intencionado não acrescente algo e diga que foi você. Seguro morreu de velho, meu avô diria.

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  5. Rogério, sou novato, trabalho numa escola e lá há livros de atas que de um diretor para o outro foi "esquecido", ficando em aberto e feito um novo livro conforme a necessidade, outros livros, por terem pouco uso, estão com mais de dez anos de uso, com as folhas amareladas e dificultosos para o trabalho devido a seu estado de conservação. Minha dúvida é se posso fazer o encerramento do livro antes do uso total das páginas, pondo nas páginas que não foram usadas carimbos com o nome "branco" o "em branco" e fazendo o encerramento do mesmo. e se isso se daria na próxima folha seguinte a última usada ou ao término do livro.

    Grato

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  6. Rogério, sou novato, trabalho numa escola e lá há livros de atas que de um diretor para o outro foi "esquecido", ficando em aberto e feito um novo livro conforme a necessidade, outros livros, por terem pouco uso, estão com mais de dez anos de uso, com as folhas amareladas e dificultosos para o trabalho devido a seu estado de conservação. Minha dúvida é se posso fazer o encerramento do livro antes do uso total das páginas, pondo nas páginas que não foram usadas carimbos com o nome "branco" o "em branco" e fazendo o encerramento do mesmo. e se isso se daria na próxima folha seguinte a última usada ou ao término do livro.

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  7. Ola meu nome é Sérgio
    Uma duvida , mudança de página como fica o cabeçalho
    Abraços

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  8. Ola sou meio novo neste "negocio", o termo de abertura de livro ata é feito no próprio livro? ou digitada e posteriormente anexada ao livro? grato.

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  9. ola, preciso k me explique a diferenca da acta formal e da acta informal...muito urgente

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  10. Finito, entendo que a diferença é apenas a linguagem e a formalidade quanto aos procedimentos a serem registrados. Confesso que nunca vi tal diferença até porque sempre fiz atas seguindo a estrutura padrão que me foi ensinada. desculpe não poder ajudar nesse caso.

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  11. oi gostaria de obter uma informação em casos de convidados que participam de reuniões, por ex de conselhos municipais, esse convidados não são membros, eles deve assinar a ata normalmente ou tem alguma regra específica? lembro que foram citados como convidados...

    obrigada

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  12. Gostaria que você colocasse um outro exemplo de ata de forma completa, pois estou participando de uma seleção e ata, será um assunto abordado na prova. Obg! Gisela

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  13. Grata pela rica contribuição!
    Gostaria de saber se pode escrever ou colar algo na contracapa da ata?
    Deus o abençoe ricamente!

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  14. Rogério, há alguma orientação específica para atas eletrônicas? Desde já agradeço a colaboração. Todas as suas dicas foram muito úteis. Atenciosamente, Fran.

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  15. Boa noite, estou com uma dificuldade com o livro que irá conter as informações de formação dos alunos no curso de Bombeiro Civil, não sei como devo abrir o livro o mesmo tem cem paginas numeradas, sei que tenho que colocar o n° da matricula, nome, rg, cpf de cada aluno mas não consigo passar para o papel.
    e-mail: graph1aph@gmail.com.

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  16. ola Rogério,qual é a estrutura padrão de uma ata?

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  17. ola, qual é a estrutura padrão de uma ata?

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  18. quando tem muito assunto e aata eulavro no momento da reunião nem sempre eu coloco o nome de todos od presentes mas,informo que todos que compareceram a esta reunião assinarão ao final da ata após a leitura se acharem de acordo. É errado?

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  19. Não tem data no termo de abertura??

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  20. não consta a data no termo de abertura??

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  21. Eu achei sua matéria sobre Ata na internet e achei muito interessante mas fiquei com uma duvida, gostaria de saber se apenas o termo de abertura de uma ATA pode ser digitado e colado na primeira folha e os demais tópicos das reuniões podem ser manuscritos? ou precisa ter um padrão ou é tudo digitado ou é tudo manuscrito ?

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  22. Eu achei sua matéria sobre Ata na internet e achei muito interessante mas fiquei com uma duvida, gostaria de saber se apenas o termo de abertura de uma ATA pode ser digitado e colado na primeira folha e os demais tópicos das reuniões podem ser manuscritos?

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  23. Ola gostaria de saber como faço a troca de um tesoureiro? Obrigada

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  24. Rogério estou abrindo um livro de atas, no entanto, anteriormente haviam lavrado inúmeras atas avulsas, sem numeração, eu posso começar esse livro ata como ata de número um ou como devo fazer?

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  25. por favor no final a folhas dos assinantes tem q ta numeradas ....?

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  26. Olá, gostaria de saber se caso tenha ficado uma linha em branco ao final da ata, entre as assinaturas, o que eu faço nesta linha, traço um risco?

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  27. Alguém pode me ajudar? Foi feita uma ata em que houve alteração dos fatos apresentados na reunião. Não leram a ata, portanto não houve aprovação. Posteriormente um dos participantes leu a ata feita e reprovou algumas questões. Pode-se fazer ressalva por escrito em outro texto ou na próxima reunião esse fato deve ser trazido a debate, comentado e registrado? Meu e-mail é annasimioni@gmail.com. Agradeço se alguém puder me orientar nesse sentido.

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  28. ola Boa tarde
    sempre que fazer uma reunião a mesma tem que ser reconhecer firmano cartório



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  29. Por favor me ajudem,eu terminei a primeira ata de um departamento que sou secretária e abri e agora estou com um novo livro de ata a qual eu já fiz o termo de abertura, agora eu preciso falar da reunião so q eu n sei se o número da ata desta reunião vai ser número um,ou se vai ser ata de número cento e sessenta,porque a ultima ata q eu abri no livro de atas anterior tinha o número de cento e cinquanta e nove

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  30. Eu e meu marido somos filiados em um partido na convenção o presidente disse que havia se cooligado com mais dois partidos e sendo assim teria que sair um homem, só q no sorteio meu marido ficou de fora.quando fui ver a Ata dos outros dois partidos não foi registrado na ata deles o nosso partido.E outra a Ata do meu partido já chegou feita.na hora acrescentaram só o sorteio que houve.N ao tinha relação de filiados na Ata .Nem teve assinatura de todos, pré candidatos q não estavam presentes entraram na legenda. .posso anular está Ata?

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  31. Caso a Ata já esteja pronta antes do início de uma convenção pode ser anulada?

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  32. No caso de Atas de convenções de coligações de três partidos isto tem que está registrado nas três Atas ou só em uma?

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